Veja como evitar o hotlink, essa prática que rouba seu tráfego e recursos, prejudique seu servidor e o seu site…
Quem hospeda um site na internet sabe que, apesar de os preços terem caído bastante, ainda é bem salgado pagar um serviço de hospedagem. Agora, já imaginou se além de pagar a sua hospedagem, você tivesse que pagar para outra pessoa que você nem conhece? É praticamente isso que acontece quando algumas pessoas, por má fé ou por falta de conhecimento, copiam imagens do seu site, sem hospedá-las no site deles, linkando a imagem diretamente do seu servidor e consumindo seus recursos de tráfego e processamento, prática conhecida como hotlinking. Isso pode fazer até com que seu site seja expulso do provedor, pois eles podem entender que seu espaço está sendo usado apenas como hd virtual, ou que está consumindo mais recursos do que os contratados.
Como perceber
Um dos indícios de que pode estar havendo hotlinking da suas imagens, é sua banda de tráfego estar sendo consumida, sem que no entanto você tenha visitas suficientes para isso.
É bastante difícil perceber que seu site está sendo vítima dessa prática, mas existem algumas coisas a se fazer. Normalmente quem copiou sua imagem, copiou o post inteiro. Você pode então digitar seu endereço em sites como o copyscape, que procuram por conteúdo plagiado. Depois de achar o conteúdo você pode visitar o site e procurar por suas imagens. Outra medida é usar o Google images e digitar exatamente o nome da sua imagem para ver se ela está em outro site.
Como evitar
Existem algumas maneiras de evitar o hotlinking de suas imagens. Alguns servidores de hospedagem já tem uma proteção anti-hotlinking no próprio painel de controle, onde as imagens só irão aparecer em sites autorizados. Assim, quem copiar exibirá apenas um espaço em branco em seu site. Há tambem um plugin para WordPress, o Hot Link Protection que pode te ajudar a se proteger contra esta prática.
O que fazer
Se você descobriu um site que está copiando suas imagens, a primeira coisa a fazer é estabelecer um contato. Muitas vezes quem copiou nem sabe que fez hotlinking (principalmente se hospeda no Blogspot, ou se o blog é bem amador) ou que essa prática pode prejudicar seu site. Tente fazer contato e solicite a retirada das imagens. Se ele te ignorar, você pode fazer o seguinte:
1. verifique o caminho da imagem
2. edite o post, subindo novamente a imagem, mas com outro nome
3. substitua a imagem que está sendo copiada por outra de mesmo nome, fazendo propaganda para seu site.
Se a resposta tiver sido muto mal-educada, experimente usar uma “foto imprópria” para substituir a copiada. Garanto que ele vai agir rapidinho para retirar a imagem. 🙂
Conclusão
É importante notar se você não está sendo vítima dessa prática para que seu site continue otimizado e não consuma mais banda do que o contratado. Além disso, até para o Google é bom evitar que as imagens estejam duplicadas por aí.
Espero ter ajudado com essas dicas. Se souber de mais alguma, colabore com a gente aí nos comentários!
muito desiludida
afinal nao nos epxlicou o ataque ddos e como defener
por favor explicenos ainda hoje…
Boa tarde Marta, como vai você?
Eu falei q vou abordar o assunto sim, num futuro proximo, mas nao disse q seria o proximo.existem alguns posts ja agendados e escritos.
Forte abraço
Se vc tiver acesso as configurações do seu servidor web (apache) pode bloquear o hotlink, dá até pra fazer exibir outra imagem no site da pessoa que fez o hotlink.
O único problema é que vai ferrar com quem usa leitores de rss,
Esse problema já aconteceu comigo. Um dos meus blogs ficou em baixo muito antes do final do mês, devido a ter atingido o limite de banda mensal.
Como o tráfego não tinha aumentado significativamente, só mais tarde percebi que era devido ao hotlinking.
Nesse mês tive que fazer upgrade do alojamento e pagar mais para voltar a ter de novo o blog acessível.
Há que ter muito cuidado com isso.