Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Descubra estratégias eficazes para diversificar suas fontes de renda e reduzir a dependência de programas de afiliados. Aumente sua sustentabilidade financeira com estas dicas práticas.

E aí, pessoal! Se você trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar (ou até usa) programas de afiliados, né? Eles são uma ótima maneira de ganhar uma grana extra promovendo produtos de outras pessoas. Mas, convenhamos, depender exclusivamente deles pode ser um tiro no pé. Os mótivos são vários:

– Muitas empresas de afiliados não trabalham com transparência, repassando pouco do que arrecadam ao afiliado,mentindo na imprensa e as vezes ate dando calote, como por exemplo a Boobox.

-Muitos deles banem usuários sem aparente motivo, ou pior, banem usuários por que estão lucrando demais.Sim, parece bizarro, mas participo de um grupo no adsense com outros webmasters e 3 ou mais já foram banidos, sem ter feito nada contra o sistema ou fora das regras.Isso aconteceu no programa mercado sócios do mercado livre, e é fácil encontrar relatos parecidos no google.

-Muitas empresas mudam as “regras do jogo” a todo instante, caso do Submarino, Awin e SocialSoul e a mudança nunca é pra melhoria para o lado do afiliado.O submarino, apesar de ja ter utilizarado com certo sucesso no passado, também volta e meia executava essas mudanças sem aviso.Na awin varios anunciantes reduziam cookie e comissao inesperadamente.

Bom, resumindo, você pode perceber que quem utiliza um programa de afiliado, acaba “ficando na mão” desses programas, refém de suas mudanças e caprichos.

Como depender menos dos programas de afiliados em 2024?

Leia tambem – veja como trabalhar hoenstamente na internet em 2024

Receba minhas dicas por email:

* indicates required
Não vou perturbar! São no máximo 2 envios por mês, relaxe!

Intuit Mailchimp

Como depender menos dos programas de afiliados em 2024?

Pois bem, vou mostrar algumas formas de sair dessa dependência:

1. Crie seu próprio produto ou serviço

Uma das formas mais eficazes de reduzir a dependência dos programas de afiliados é criar e vender seu próprio produto ou serviço. Pode ser um e-book, um curso online, consultorias ou até produtos físicos. Ao ter algo próprio, você controla totalmente suas margens de lucro e pode oferecer algo que realmente atenda às necessidades do seu público.

2. Monetize seu blog ou site

Outra estratégia bacana é monetizar seu blog ou site de outras maneiras. O Google AdSense, por exemplo, é uma plataforma que permite exibir anúncios e ganhar dinheiro com os cliques e impressões. Além disso, você pode buscar patrocínios de empresas que tenham a ver com o seu nicho. Isso traz uma renda recorrente sem depender tanto dos programas de afiliados.

3. Invista em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma excelente maneira de atrair e engajar seu público, criando uma audiência fiel que confia no que você diz. Produza artigos, vídeos, podcasts e outros tipos de conteúdo que resolvam os problemas do seu público. Com o tempo, você pode vender espaços publicitários ou até mesmo lançar produtos próprios baseados nas necessidades da sua audiência.

4. Desenvolva uma lista de e-mails

Construir uma lista de e-mails é uma das formas mais poderosas de garantir um canal direto de comunicação com seu público. Com uma lista de e-mails, você pode promover seus produtos, serviços, conteúdos e até mesmo outras ofertas de afiliados, mas sem ficar totalmente dependente disso. Além disso, o e-mail marketing é conhecido por ter um ótimo retorno sobre investimento (ROI).

5. Explore outras plataformas de monetização

programa afiliados

Diversificar as plataformas de monetização é outra maneira de não colocar todos os ovos na mesma cesta. Se você cria vídeos, por exemplo, pode monetizá-los no YouTube. Se gosta de escrever, pode publicar conteúdos no Medium e ganhar com as visualizações. Plataformas como Patreon também são ótimas para receber apoio direto dos seus seguidores mais fiéis.

6. Ofereça serviços de consultoria

Se você tem um bom conhecimento no seu nicho, oferecer serviços de consultoria pode ser uma excelente fonte de renda. Consultorias personalizadas geralmente têm um ticket médio alto e você pode atender empresas ou pessoas físicas que precisam de ajuda específica. Além disso, esse tipo de serviço permite que você estabeleça uma relação mais próxima e duradoura com seus clientes.

7. Participe de programas de afiliados mais lucrativos

Calma, não tô dizendo pra abandonar de vez os programas de afiliados, mas sim escolher com mais critério. Pesquise e participe de programas que oferecem comissões mais altas e que tenham produtos realmente relevantes para o seu público. Assim, mesmo que ainda dependa um pouco deles, a renda gerada será mais significativa.

8. Aprimore suas habilidades de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é fundamental pra quem trabalha online. Quanto melhor o seu site ranquear nos motores de busca, mais tráfego orgânico você vai receber. E mais tráfego significa mais oportunidades de monetização, seja com vendas diretas, anúncios, ou qualquer outra estratégia que você escolher. Invista tempo e recursos em aprender e aplicar boas práticas de SEO.

9. Construa uma comunidade engajada

Ter uma comunidade engajada ao redor do seu negócio é uma mina de ouro. Participe ativamente nas redes sociais, crie grupos de discussão, responda comentários e e-mails. Quanto mais engajada for sua audiência, mais ela vai confiar em você e apoiar suas iniciativas, sejam elas produtos próprios, serviços ou outras formas de monetização.

Considerações finais

Reduzir a dependência dos programas de afiliados é totalmente possível e pode trazer muito mais estabilidade financeira pro seu negócio. Ao criar seus próprios produtos, monetizar de diversas formas, investir em marketing de conteúdo, e construir uma audiência engajada, você vai ter uma base sólida pra crescer e prosperar no mundo digital. E aí, bora diversificar? Se tiver mais dúvidas ou sugestões, comenta aí embaixo. Até a próxima!

E você? Que experiências negativas já teve com programas de afiliados?


Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

By Almy

Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites

4 thoughts on “Programas de afiliados: como depender menos deles em 2024?”
  1. Falou e disse Admin, Não precisamos ser reféns dos sistemas de afiliados. Os primeiros 50.000 visitantes do meu blog renderam R$ 40,00 no BOOBOX. O que é um número no mínimo desmotivador. em uma semana monetizando o meu blog, em parte conforme o que disse acima, arrecadei R$ 140,00. Ótimas dicas! abraços

  2. Boas dicas! Programas de afiliados honestos costumam ser bons aliados no que se refere a constituir uma receita com seu blog. Mas é muito importante investir também na divulgação (não falo necessariamente em investir dinheiro, mas em investir tempo e esforço na divulgação). Além do conteúdo ser de qualidade, como foi bem citado no artigo.

    Abraços!

  3. Olá Almyr,
    Parabéns pelo artigo.
    Trabalho com blogs a um bom tempo e nunca conseguir ganhar algo usando programas de afiliados. Só ganhei com alguns anunciantes diretos e serviços de desenvolvimento de templates.
    Agora que eu estou iniciando em um nicho mais rentável, estou pesquisando muito para aprender à usar de forma eficiente os programas de afiliados.
    Abraços.

  4. Mestre, realmente nunca podemos investir em apenas uma fonte de renda, temos que mesclar o máximo que pudermos, isso porque volta e meia pode acabar uma delas e assim não entra em um enrascada. No começo do Blog na Carteira eu utilizava o programa de afiliados Netfilia, o qual estava me dando uma boa renda, só que ai eles do nada pararam de pagar por afiliados, e eu fiquei a ver navios. Na época eu usava apenas ela e tal, ai me complicou.

    A respeito da Boo-Box, pode me informar o que ocorreu contigo? Sei que a demora para liberar o pagamento é porque tem que esperar as campanhas terminarem e tal, mas pode esclarecer o que houve?

    Abraços Arlindo Armando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *