Os prós e contras de cada plataforma para você saber qual a melhor para o que você precisa.
Um bom webmaster sempre quer o melhor para o seu site e para seus clientes. A satisfação com um bom produto leva à recomendação dos serviços a outros. Um dos grandes desafios é a escolha do CMS, que tem de estar alinhado com o que você e seu cliente precisam. O que? Você não sabe o que é um CMS? Então vamos começar explicando o que é, e falando um pouco sobre os mais famosos: WordPress, Joomla e Drupal.
O que é um CMS?
A sigla, que vem do inglês, significa Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdo em português), que são plataformas gestoras de websites, portais e intranets que integram ferramentas necessárias para criar, administrar (editar e inserir) conteúdo em tempo real, sem a necessidade de programação de código. O objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. A sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes.
WordPress, Joomla e Drupal – conheça suas características
Vamos nos ater a alguns dos mais famosos CMS. O infográfico abaixo, da empresa Devious Media, resume bastante as características de cada um. Mantive na língua original pra você desenferrujar o inglês. Eles analisam as características de SEO, facilidade de instalação, plugins e ferramentas entre várias outras características.
Deu pra ter uma boa visão de cada um, não deu? Mas, afinal de contas, qual dele é o melhor? Bem, meu caro amigo webmaster, a verdade é que não existe uma resposta certa a essa pergunta. Continue lendo.
É seu tipo de site quem determina a ferramenta!
O que seu cliente deseja? O que você precisa? O WordPress, dependendo do provedor, não é tão simples de instalar, mas depois de 10 minutos de explicação já é possível postar conteúdos sem complicação. Via de regra, podemos dizer:
WordPress – Direcionado a criação de blogs, porém é muito utilizado para criação de sites completos. Indicado quando há necessidade de facilidade na atualização de conteúdos, pouca ou nenhuma customização de ferramentas nativas, simplicidade e pouco trabalho. Peca um pouco em performance se o site for bastante visitado, mas no geral é uma excelente escolha para blogs, revistas e sites institucionais de empresas.
Drupal – Recomendado quando houver a necessidade de extensa customização/programação, desde que haja orçamento disponível e projetos em que o prazo não seja apertado. Além disso, ele tem pontos bem fortes como possibilidade de níveis de categorias de artigo, SEO, Access Control List (controle de permissões), multi-idiomas e outras características nativas (no Joomla é necessário a instalação de extensões para ter essas características).
Joomla – Bom equilíbrio entre facilidade de implantação, integração e workflow. Para sites que precisam de forte apelo visual, com efeitos e recursos Web 2.0 ou que precisam de alto nível de personalização e aderência à identidade visual do cliente, o Joomla seria o CMS mais indicado.
É preciso saber o que você precisa para ter certeza da ferramenta que mais se adequará ao seu site ou projeto.
Conclusão
Como mensagem final, eu diria que não há ferramenta perfeita. Não podemos dizer que determinado CMS é o pior ou melhor que outro. Tudo depende da sua necessidade, tempo disponível e conhecimento da plataforma escolhida.
Conte para gente, qual sistema você prefere usar em seus sites e projetos?
Posso falar pelo lado da segurança, que o Joomla entra em desvantagem. O zone-h.org é o point para hackers que querem status/destaque, pois podem noticiar suas invasões por lá, e 80% das vezes que visito um site invadido, ele usa o Joomla, sempre alguma falha é explorada nele, principalmente em versões anteriores. Estou usado o WP e estou satisfeito.
As ferramentas do WP em geral são excelentes. Facilitação de acesso, distribuição, instalação, e configuração. Além de grande performance.
Aprendizes de Blogueirosssssssss.rs…..
Não entendi o riso sarcástico do gobingoo; acho que se sabemos algo que possa ajudar alguém que vemos ter necessidades, ao invés de rir e chamar de aprendizes disto ou daquilo num tom pejorativo, seriam muito mais interessante e produtivo que emitíssemos uma opinião técnica a respeito. A c´ritica infundada e despida de conteúdo somente diminui quem a profere.
O Drupal é pra quem gosta de programar, mas é o melhor por ser robusto e seguro, ja o wordpress é o oposto, pois é facil de alterar, para sites simples com pouco mecanismos de programação, ja particulamente gosto do joomla por esta no meio, nao muito complexo nem muito fácil ! #opinião
Uso wordpress e recomendo. É possível criar uma grande variedades de websites e blogs com ele.
O melhor ficou de fora da lista, seu nome é BLOGSPOT.
is updated frequently with free advice about Google Ad – Words
strategy, tactics, tips tricks and techniques for success in Ad – Words advertising.
20 percent of customers have the potential to spend five times as much as they do currently A relatively small amount of marketing
effort creates the majority of output. You need to make your
potential customers aware of your products and services
to ensure that they recognize them as valid solutions to their everyday
problems.
Adicionei no bookmark, Eu gostei nos seus artigos!
. Pesquisei infobusca marketing serasa no mailing
Sou Webdesigner e webdeveloper, uso os 3 CMSs em diversos trabalhos, particularmente prefiro o WordPress, pois para o cliente se torna mais fácil de administrar, gosto do Joomla mas este peca pela insegurança nos dados, o Drupal é excelente mas de difícil gerenciamento para pessoas com pouca experiência em internet… Enfim, todos tem suas vantagens e desvantagens mas se fosse pra indicar, com certeza indicaria o WordPress!
Eu comecei trabalhando com Webnode… (podem rir), mas depois migrei para o WordPress e estou bastante contente, mas para o site que faço atualmente, preciso de ferramentas que possa ser gerenciada por outras pessoas que não entendem apenas de postagens, mas que possa suprir todas as necessidades de informação que o site preciso. Estou faz algum tempo estudando o Joomla!, pois e pareceu uma plataforma ideal para transferir todo o conteúdo que tenho no WordPress, mas como muitos, tenho minhas dúvidas se farei a coisa certa e não complicarei a vida de muita gente.