Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Quer seu conteúdo linkado por aí de forma natural? Mostramos 7 dicas de como fazer linkbait e melhorar a autoridade do seu site!

Em tempos de algortimos do Google como o Pinguim, ter links naturais é cada vez mais importante para manter o posicionamento e autoridade do seu site nas buscas. Técnicas antigas como guest posting e compra de links tem funcionado cada vez menos. Obviamente, fazer é bem mais difícil do que falar. Não existe equação ou fórmula para que as pessoas gostem do seu conteúdo e resolvam linká-lo, mas vários fatores podem ajudar. Além disso, diferentemente dos guest posts, seu texto acaba linkado por várias âncoras diferentes, deixando tudo muito mais natural aos olhos do Google. Recentemente, no Afiliados Brasil 2013, esse assunto foi até abordado na palestra da Manu Sanches Como fazer linkbuilding em tempos de Google Pinguim. Hoje vou abordar o linkbait, e começarei explicando o que é, já que muita gente desconhece o termo. Vamos lá?

linkbait
Linkbait – como fazer?

O que é linkbait?

Existem algumas variações no significado, mas as gurias do SEO de saia definiram de forma maestral:

O Link Bait refere-se a um conteúdo rico, interessante e atrativo disponibilizado no seu site, que, beneficiado pela possibilidade de compartilhamento, é divulgado de forma espontânea em outros sites e blogs. Em tempos de virais na internet, o desafio nessa estrategia é criar algo que agregue relevância e qualidade, despertando o interesse dos internautas em agarrar a isca e passar adiante. […]

Resumindo, é fazer um conteúdo que seja uma isca para que as pessoas queiram linkar seu artigo/site. Como fazer isso? Vamos a algumas…

Dicas para linkbait

Algumas dessas dicas podem soar um tanto quanto óbvias, mas como dizia o poeta Nelson Rodrigues: “só os sábios enxergam o óbvio”.

Ajude as pessoas a resolverem problemas – em todas as palestras e eventos de SEO em que fui até hoje as pessoas dão essa dica. E sabem por que? por que funciona, ora essa! Quando você ajuda a resolver problemas, a pessoa que foi ajudada, tem o costume de publicar no Facebook, linkar se for blogueira e ainda curtir ou Twittar. Assim, investir nessa estrategia ao redigir seus conteúdos pode ser extremamente benéfico para o seu site!

Presenteie seus leitores – há um tempo atrás coloquei aqui no site um modelo de midia kit para blogueiros. Não era nada aprofundado, mas para quem não tinha por onde começar era uma excelente ajuda. Até hoje recebo links e menções no Twitter e Facebook, já que coloquei o PagSocial atrelado. Mas não são só links em redes sociais já que vários sites linkaram esse post do modelo de midia kit. Dar presentes aos visitantes, como Ebooks ou tutoriais pode ser uma excelente estrategia de linkbait.

Não seja superficial nos artigos. Aprofunde! – fazer um artigo falando sobre um site de jogos não gera links. Vão preferir linkar o site não é verdade? Mas um artigo no estilo top 10, falando sobre os 10 melhores jogos desse site com certeza alguém vai te linkar já que há conteúdo interessante oferecido ao visitante. Tenha sempre um diferencial em seu conteúdo!

Saia de cima do muro –  “Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”. Essa frase bíblica nunca fez tanto sentido. Canso de ver blogueiros em cima do muro ao falar sobre assuntos polêmicos. Acima de tudo, emita sua opinião, não queira agradar todo mundo. Ao emitir sua opinião, você pode ser linkado por quem concorda com você e também por quem não concorda, citando-o como opinião contrária. Não é preciso criar polêmicas gratuitas, mas seu leitor pode e deve saber o que você acha daquele assunto. E isso é altamente benéfico para que você seja mais linkado(a)! Emita sua opinião !

Entrevistas – entrevistar pessoas do nicho do seu site, pode ser altamente interessante, uma vez que a pessoa com certeza gostará de linkar e mostrar ao público dela a entrevista. Além de links, essa estrategia atrai visitas e ajuda no seu branding.

Não tenha medo da criatividade – Existem ideias que podem parecer estapafúrdias, mas que funcionam muito bem para o linkbait. Conheço um case no Facebook onde alguém postou sobre “unhas de funeral” em homenagem a Hugo Chaves. O artigo foi linkado em dezenas de sites e altamente visitado. Linkbait certeiro! Nem sempre o humor vai funcionar, mas pensar fora da caixa é um excelente começo!

E vocês caros leitores e leitoras? Que outras estratégias e dicas para Linkbait acham eficazes?  Compartilhem com a gente nos comentários!

Referências: Seo de saia , Distilled e  Search Engine Journal

Colaboração: Liange Angeli


Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

By Almy

Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites

7 thoughts on “Linkbait: 7 dicas para ganhar links naturais de outros sites!”
  1. Excelentes dicas! Já usei algumas delas e realmente dão resultado (como dar presentes, por exemplo).
    No momento estou trabalhando na ideia das entrevistas. Se der certo volto por aqui para comentar.

    Abs.

  2. Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons . É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *