Não deixe malwares abalarem a segurança e a credibilidade do seu site…
Quem usa Firefox ou mesmo o Google Chrome, com certeza já recebeu a mensagem de que o site em que você estava entrando estava infectado por malwares ou exibia risco à sua segurança. Certamente você achou estranho e ficou com receio de voltar a esse site. Agora, imagine se esse site fosse o seu? Que estrago ele não faria nas suas visitas e consequentemente nos seus ganhos, se o site em questão gera lucro. O estrago que os malwares provocam vão bem além de infectar um site. Pensando nisso e para atender a pedidos, resolvi falar um pouco dos malwares e da dor de cabeça que podem causar na sua vida.
Como se proteger?
Para prevenir malwares em seu site é preciso prestar atenção em 3 coisas: no seu próprio site, na(s) senha(s) utilizada(s) para transferir conteúdo para o site, e o(s) computador(es) utilizado(s) para transferir conteúdo para o site.
Obviamente, o próprio site deve ser protegido, pois os invasores procuram frequentemente o software vulnerável à exploração para que possam modificar o conteúdo de seu site. No caso das senhas, é importante que sejam protegidas. Se forem facilmente adivinhadas ou roubadas, podem ser usadas para modificar o site e infectá-lo novamente. Finalmente, os computadores são importantes porque o malware no seu computador pode roubar sua senha ou modificar o conteúdo que você está carregando para ele.
Verifique seu site
– Assegure-se de que qualquer software que você usa (por exemplo, software de blogging como o WordPress, scripts de terceiros etc.) é mantido atualizado com as últimas correções de segurança, seja por você (se você instalou o software) ou pelo seu provedor de hospedagem.
– Remova todos os scripts, serviços ou outros softwares que você não está mais usando.
– Altere as senhas padrão que vêm com o software que você está usando.
– Use permissões de arquivo apropriadas em seu servidor web.
– Proteja sua senha.
Use uma senha forte e mude-a ocasionalmente, especialmente se você tiver razões para pensar que tenha sido comprometida. Escolha uma senha com pelo menos 10 caracteres que misturem letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números e este tipo de senha poderá ser considerada senha forte.
Já fui infectado! E agora?
A primeira coisa a fazer é acionar o suporte do seu servidor. Na maioria dos casos eles podem remover o vírus do servidor e verificar de onde veio a infecção. Normalmente qualquer hospedagem de qualidade costuma fazer isso, resta saber se será cobrado ou não. Se a máquina é de sua propriedade, ou seu provedor de hospedagem não atua nesses casos, existe um tutorial nesse site, bem explicativo e detalhado. É nessas horas inclusive que vemos a qualidade da nossa hospedagem para resolver uma crise.
Conclusão
Conforme você pôde ver, não é tão difícil assim deixar seu site protegido dos malwares que acabam prejudicando seu site. Portanto, mãos a obra pra deixar ele mais seguro,ok? De preferência, nao abra seu painel do site em computadores que acessam a deep web ok?
Fontes: Rei da cocada & Comunidade adsense no Orkut
Se você curtiu esse artigo, que tal ajudar a gente e clicar em “like” aqui embaixo? :o)
Passei por esse problema a pouco tempo, tinha um blog hospedado no blogger e tinha muitos seguidores, acessos, comentários, aparecia nas primeiras páginas de pesquisa e depois de muito tentar salvar optei por deletar e fazer outro e recomeçar do zero, pq não aguentava mais o google apontando como site infectado mesmo depois de estar limpo e ter feito o pedido de reavaliação. Foi uma pena não ter lido este post antes, pq com certeza n teria hospedado nada de terceiros.
Valeu