Temas Variados

Afiliados Brasil 2015: relatos, experiências e impressões…

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Minha visão pessoal do que vivi nos 3 dias do Afiliados Brasil 2015: as trocas de experiências, palestras, networking e claro, várias zoeiras.

Quem me acompanha por aqui há algum tempo, sabe que sempre falo em como é bacana participar de eventos de marketing, para quem vive de Internet. São nesses eventos em que adquirimos conhecimentos, fazemos novas amizades, estabelecemos relações mais próximas com quem só falamos via chat e também firmamos acordos comerciais.(E claro, tomamos algumas biritas, por que ninguém é de ferro né?). O evento da vez foi o Afiliados Brasil, que já estive presente na edição 2014 e 2013 e vou contar por aqui o que passei e aprendi por lá. Se você espera algum review técnico sobre todas as palestras talvez este texto não seja para você, até por que não estive presente em todas as palestras (fato inclusive impossível, já que várias delas ocorriam ao mesmo tempo em 2 auditórios diferentes). Mas vou contar minha experiência pessoal por lá, talvez eu conte algumas piadas sem graça no meio, ou tenha um tom não tão profissional ao contar as coisas, mas acredito que pode ser útil a todos que trabalham com internet, seja através de sites, blogs, infoprodutos, eccomerce, vídeos, dentre outros nichos.

p.s: Se troquei o nome de alguém, esqueci alguém ou creditei errado alguma foto, peço desculpas desde já. Se encontrarem algum erro no texto por favor só avisar nos comentários, foram muitos dias, muita informação e estou escrevendo quase 1 semana depois que voltei, relevem hehe. Se não gostaram do link no próprio nome também posso remover. :o)

Afiliados brasil 2015 – Diário de bordo

afiliados brasil

De Vitória para São Paulo

Para evitar correria e já poder aproveitar melhor a cidade, resolvi ir na quarta feira, 1 dia antes do início do evento. Desci em Guarulhos e já encontrei o jovem Stenio Ribeiro, Rafael Gomes e também o Clever Lima , empreendedores digitais que já conheço ha algum tempo.A troca de idéias já começou na volta para São Paulo. Após o almoço (em um restaurante esquisito onde foi servido pipoca como entrada e o frango de amigo meu veio com amendoim o_O ) fomos buscar mais 2 da “gangue”, Diego do Carmo e Jadson Barbosa. Engraçado como a Internet aproxima as pessoas, só entre nós já estavam representados 5 estados diferentes do país. Após um checkin no hotel na Paulista (Ibis paulista, bem legal e recomendo para quem for ano que vem, bem próximo a tudo, dava pra ir a pé pro evento), encontrei mais gente, minha sócia no projeto Bem moderna, Liange Angeli(Muito chique). Partimos para encontrar mais “gente da internet”, os sócios e amigos Roberto Costa e Juliano Torriani (ambos da Monetizze / Otimiza). Juntamos todo o pessoal que já estava em São Paulo e fomos direto a um bar nas proximidades da Paulista pra um bom chopp e muita conversa sobre Internet, mulher pelada, marketing, SEO, projetos, etc e tal. Ainda tivemos a presença de mais 2 amigos que chegaram depois, o Vinícius Viana( que palestraria no evento) e o Victor Palandi. A coisa foi longe e quando percebemos já era quase meia noite. Alguns mais corajosos ainda foram pros bares da augusta, onde ainda encontramos o Gustavo Provasi. Pra evitar acordar morrendo de ressaca já no primeiro dia, preferi ir pro hotel um pouco mais cedo.

#Dia 1

Bom, como evento era de tarde resolvi aproveitar uma das melhores coisas de São Paulo: o shopping (uheuhueu calma, to zuando, a cidade tem muita coisa melhor que o shopping). Após umas compras por lá, o povo do Buteco Adsense chegou lá pra almoçar. Foram precisos uns 5 taxis pra caber todo mundo. Reencontrei brothers de outros eventos como o Jhonatas Ricardo e o William Rufino (também palestrante) e conheci outros pessoalmente, como o Michael Oliveira e o Guilherme Scotta. Almoçamos e partimos pro evento, onde encontramos o Michael Alberto , Anderson Pontes, Luiz Moreno, Rodrigo Lacerda, Pedro Mendes, dentre tantos outros.

Quando se vai em eventos assim, percebe que na chegada sempre rola aquele clima de “volta as aulas”, com todo mundo se reencontrando, passando a mão na bunda, se abraçando e revendo os amigos. Só quem vai entende esse sentimento, é bem legal. Partimos pro auditório principal.

Os organizadores Rafael Rez, Flávio Raimundo e Paulo Faustino se apresentaram e nos deram as boas vindas. Ali começava a experiência Afiliados Brasil 2015. Assisti as seguintes palestras:

Flávio Raimundo – Introduziu o evento falando sobre a crise, e de como o país já nasceu na crise, citando alguns problemas que ocorrem desde o “descobrimento”do Brasil, mas também falou sobre as oportunidades que podem surgir na crise. A galera do Buteco do Adsense foi citada (éramos quase 30 cabeças por lá).

Thiago Rodrigo – palestra bem legal sobre sites de cupom de desconto, cashback, perfil do consumidor, mercado de afiliados e mostrou o case próprio A vida é feita de desconto. Apesar de ter sido prejudicado pelo atraso na introdução foi uma excelente palestra, anotei umas idéias bem interessantes.

palestra thiago rodrigo

Fred Vila Verde- a palestra com o case da Netshoes foi bem legal, não fazia idéia do tamanho da empresa em números apesar de saber do grande espaço que ela tem ocupado no mercado. Bastante interessante.

Coffee Network

O momento do café é uma das horas mais esperadas no evento. É quando podemos conversar com as pessoas olho no olho, conhecer futuros parceiros de negócios, ir até os stands das empresas e bater um papo direto, sem intermediários e conhecer como tudo funciona.Pra quem já utiliza determinada plataforma, também é possível resolver problemas ali na hora. Eu mesmo conversei com pessoas de várias empresas e encontrei campanhas que tem tudo a ver com sites que possuo e que nem sabia que determinados anunciantes estavam lá, como a Gracy Mariano da Uol, o pessoal da Super Afiliados, Actionpay, C2 marketing, era tanta gente que até perdi a hora. A verdade é que empolguei tanto conversando que só cheguei pra ver a segunda palestra pós coffee

Davi Politanski – uma prova de que o evento está crescendo é que dessa vez tivemos a presença até de um representante do Google. A palestra foi mais conceitual mesmo, falando sobre o Google Adsense e como as pessoas podem utilizá-lo como ferramenta de monetização de seus projetos online. Embora seja legal, para quem já trabalha com o Adsense há alguns anos não houve nenhuma novidade significativa apresentada. Mas a presença de alguém do Google no evento já é algo bem legal e digno de nota.

 Coquetel

O primeiro dia terminou com um coquetel oferecido pelo evento, no mesmo andar do coffee, com direito a banda e muita cerva. Achei excelente a idéia de já fazer esse coquetel no primeiro dia, as pessoas tomam umas, se soltam e no segundo dia já voltam pro evento todos “amigos de infância”hehehe. Conheci muita gente, como o Nilo Luz e o Flávio José por exemplo e troquei muita idéia, gostei muito. Tomar umas cervas de leve também não foi nada mal.

coquetel dia 30

Da esquerda pra direita: Diego do carmo, Jhonatas ricardo, Eu, Michael Alberto, Tarsis, Gustavo provasi, Clever Lima, Jadson barbosa e Anderson Pontes. Creditos da imagem: Equipe Afiliados Brasil

De noite ainda fomos aproveitar a vida noturna de São paulo e dar mais uma volta nos bares por aí. Bem bacana trocar mais idéias com gente que está no mercado há mais tempo e tem muito a nos ensinar. Claro, o pouco que sei também acabo compartilhando. Uma coisa que coloco em mente é que esses dias não foram feitos pra dormir, é importante aproveitar cada almoço, cada saída. As vezes uma frase de um amigo faz você repensar várias coisas para seus projetos online. E nem falei da diversão e da zoeira com a galera hein…

#Dia 2

Bom, no segundo dia, já era possível ver que algumas pessoas exageraram na zoeira no dia anterior e ficaram dormindo no hotel mais um pouco. Respeitando quem chegou cedo, as palestras começaram praticamente no horário. E lá estava eu de ressaca pronto pra mais um dia. Essas foram as palestras que assisti:

Ramon Tessman- confesso que me surpreendi positivamente com a palestra dele. Muitas idéias boas e ferramentas bacanas para testes, com bons cases e boas sacadas. O Ramon nos brindou com uma excelente palestra. Valeu a pena ter acordado mais cedo, anotei muita coisa que já comecei a testar aqui, ainda bem que não fiquei dormindo no hotel. Fiquei até com vontade de ler o livro que ele lançou recentemente.

Eduardo Cerejo – a palestra do Eduardo foi bem legal, mostrando como é importante seguir os dados e fatos e não somente o coração quando colocamos um novo projeto/idéia em execução. As vezes a paixão por algo pode nos cegar e fazer com que não visualizemos que nossa “grande idéia”na verdade é um lixo e não possui mercado para ela. Bem pé no chão, curti.

 Coffee Network

coffee 29

A hora do café e da conversa
Creditos:Equipe Afiliados Brasil

Essa foi a hora que a galera da ressaca começou a chegar e rolou mais um café com muita conversa e troca de experiências.É engraçado quando nos vemos as vezes em roda de conversa com os top5 do Google em determinado nicho que concorremos. Sim, somos concorrentes, mas não inimigos. E é divertido poder conversar sobre os desafios diários do nosso trabalho.

Ana Araújo – essa foi uma das que mais gostei no evento. A Ana mandou o que se costuma chamar entre a malandragem, de “papo reto” para quem estava em sua palestra. Cases reais, com números, investimento, ctr, resultados, tudo explicado tintin por tintin. E ainda desconstruiu vários conceitos que muitos empreendedores e infoprodutores gostam de repetir feito papagaios sem nem entender o que estão falando. Uma aula sobre como melhorar a conversão de suas campanhas e sites. Excelente.

Rodrigo Nogueira – já havia assistido uma palestra dele no Search masters 2014, e ele apresentou alguns conceitos da época mais alguns novos no tocante a atração de tráfego qualificado para seus projetos, bem como várias dicas de formação de listas com cases bem explicados e detalhamento das ferramentas utilizadas.

Almoço

Almoçamos próximo ao evento. Uma dica é atravessar a passarela,entrar na rua da pousada Zilah, e virar a direita. Há um restaurante de hotel ali com Buffet livre(traduzindo: coma até explodir) bem em conta para os padrões de São Paulo ( cerca de r$32) e bem menos concorrido do que o que fica ao lado do evento. Na saída tomamos até uma cachacinha mineira levada pelo colega William Rufino. Bom que ninguém ficou com sono depois do almoço e pudemos assistir as palestras com bafo de cachaça alta concentração e foco. e as que assisti foram:

Bruno borges – o Bruno mostrou alguns cases envolvendo o Groupon, e também foi bem interessante, embora tenha sido uma palestra bem rápida.

Roberto Costa – Um dos responsáveis diretos por hoje eu poder trabalhar e viver de Internet com meus projetos e sites, Roberto deu uma aula detalhada de como iniciou nesse meio, aprendeu com alguns players que já estavam  no mercado(tive a honra de ser citado junto a alguns amigos(as)) e junto com seu sócio Juliano atingiu as metas planejadas. Ainda elucidou com case real, como classificar corretamente a atividade da sua empresa para não pagar imposto além do legalmente necessário. Foi bem interessante, já que é uma duvida de muitos empreendedores, que ficam perdidos, já que grande parte dos  escritórios de contabilidade ainda estão na idade da pedra para assuntos digitais.

Coffee Network

Flávio Raimundo, Paulo Faustino e Rafael Rez: organizadores em momento de descontração

Flávio Raimundo, Paulo Faustino e Rafael Rez: organizadores em momento de descontração

Aproveitei o café pra distribuir alguns cartões de visita e conversar com alguns representantes de empresas como o pessoal da Hotmart por exemplo. E claro, pra conhecer mais gente que so conhecia do Facebook.A conversa foi bem legal.

Camila Porto – bom, cheguei atrasado do café então so vi um pedaço da palestra sobre funil de afiliados e Facebook Ads,  mas o público parecia ter gostado bastante, tenho escutado bastante sobre a Camila e pretendo ver o vídeo depois.

Luciano Farias – usando de muito bom humor, a palestra do Luciano foi um show a parte. Com exemplos bem legais de como captar e engajar seus afiliados se você pretende lançar algum produto digital. O vídeo surpresa no fim da palestra levou o público as gargalhadas e palmas. Uma palestra bem didática e de alto valor agregado.

Coquetel

Dizem que a cachaça é o maior inimigo do homem, mas também dizem que o homem que foge do seu inimigo é um covarde. Então lá fomos nos para mais um coquetel com muita cerva, muita socialização e muito aprendizado.(sim, por que não?). Como o coquetel acabava por volta das 21hrs, umas 22:30h ainda resolvemos sair pela cidade e fomos a um rodízio de massas e grelhados, com paella, saladas, frituras, comida japonesa, enfim, tudo que uma boa culinária pode oferecer. Após forrar o bucho fomos ao Squatch uma balada próxima do centro de convenções, para que o pessoal de outros estados conhecesse melhor uma balada paulista.

#Dia 3

A ressaca no 3 dia era inevitável. Mas tudo bem, a viagem já tinha valido a pena até ali com certeza. Mas pera lá, ainda havia um dia inteiro de palestras e coffees e etc. Ao contrário da maioria do pessoal, milagrosamente consegui chegar cedo. Ainda fiquei sabendo que o rodízio da noite anterior tinha feito 4 vítimas , que estavam no hotel passando mal. Dica: jamais comam frutos do mar como camarão em restaurante que vocês não conhecem. Alguns nesse dia acabaram frequentando mais as dependências sanitárias do evento do que as próprias palestras.

As que eu assisti foram:

Michael Oliveira – deu uma excelente palestra com técnicas bem legais e noções do que é ou não legal na hora de fazer seus vídeos para Internet. Ainda mostrou como é possível gravar coisas publicáveis somente com seu smartphone, sem  a necessidade de equipamento de vídeo super caro. Mostrou exemplos de como fazer e até sugeriu aplicativos. Muito bom.

Camilo Coutinho – com uma palestra leve e didática, deu vários insights muito bacanas, mostrando cases de clientes no youtube, como analisar seus dados, boas idéias de como gravar seus próprios vídeos, o cuidado com a trilha e muito mais. Saí da palestra com vontade de gravar vídeos para meus sites e podem aguardar que breve teremos novidades aqui no Mestre dos Sites.

camilo

Coffee Network

A mesma coisa de sempre. Ou seja: legal pra car#$&*!!! Claro que as palestras dos eventos são boas, mas pessoalmente falando eu acho os Coffee break a melhor parte dos eventos. Sim, sou gordo, mas nem é por causa da comida não, essa hora é bem legal, onde você pode encontrar pessoas que “falam a sua língua” e não so entendem como podem lhe dar novas idéias sobre o que você faz em termos de negócios digitais.

Vinicius Viana/ William Rufino – como sou amigo dos 2 fica até complicado falar pois vão achar que é “matéria paga’, mas eu curti bastante a palestra dos dois e ainda não consegui testar 1/5 do que esses putos empreendedores digitais falaram por lá. Top afiliados em vários produtos da hotmart( fato que pouca gente sabia inclusive, como diz o ditado:quem come quieto come 2x). William e Vinicius falaram sobre growth hacking, explicaram o que se trata e mostraram como o estudo dos dados do site/analytics/ Face Ads, pode fazer com que suas conversões bombem. Além disso aprensentaram uma quantidade imensa de ferramentas para quem tem sites ou faz campanhas no facebook,  e quer aumentar suas vendas. Outro ponto interessante foi a apresentação da ferramenta Textbox para contratação de redatores e gestão, que sairá em breve. A palestra estava lotada e foi bastante elogiada.

rufus viana

Almoço

Resolvemos dar uma volta na paulista e almoçar por lá. Pra quem nunca esteve em São Paulo pode ser uma boa turistas por ali e ainda fica próximo a galerias de muambas chinesas tecnológicas se quiser comprar algo. Acabamos demorando mais que o previsto e na volta assisti:

Cassiano Travarelli – Excelente palestra com cases e estratégias para vender como afiliado. Dicas de email marketing, técnicas para vender mais, como fazer reviews, recompensa digital e muita coisa legal que pretendo testar em breve. Peguei várias boas idéias nessa palestra.

 Anderson Chipak – O chipak veio com uma palestra falando bastante sobre como um site pode converter mais, com pouco trabalhou. falou um pouco sobre o mercado de infoprodutos, como despertar os possíveis consumidores e dicas para venda e divulgação.

Paulo Faustino – um dos 3 organizadores do evento, o Faustino fez uma palestra bem legal, mostrando como comprar tráfego para seus projetos e como ele faz isso. Deu dicas de sites, redes, ferramentas e muito mais, Uma verdadeira aula. Ainda pretendo testar várias coisas que aprendi por lá, foram exemplos bem práticos, inclusive com alguns valores.

Bom, encerrava-se ali mais um excelente evento que foi o Afiliados Brasil 2015, que inclusive nos brindou com a novidade que esse ano teremos Afiliados Brasil Rio de janeiro, em setembro. Após a foto oficial, partimos para o famoso bar Wall Street pra terminar de confraternizar com o pessoal e trocar as últimas idéias.Um pedaço do time boteco , em foto do Rafael Gomes:

team buteco rafael

3 Pontos Positivos do Evento

– Os 2 dias de coquetel. Sim, eles ajudam e muito com que o pessoal socialize, converse, estabeleça negócios, etc. E justamente ja ter um no primeiro dia ajuda a “quebrar o gelo” entre os participantes.

– Estrutura do evento. A organização mandou muito bem. Credenciamento praticamente sem fila, Coffee impecável, informação sobre tudo, o aplicativo com o mapa das palestras, banheiros limpos, wifi funcionando certinho esse ano, welcome kit bem legal, enfim, capricharam em todos os detalhes que envolvem o evento e sim, fazem parte da experiência como um todo.( A citada experiência Afiliados Brasil)

– Palestras com assuntos mais variados entre si do que ano passado. Muito assunto diferente: vídeos, eccomerce,seo,vendas, conversão com dados, dicas para abrir empresa,enfim, havia de tudo. A organização conseguiu englobar todo um universo do mercado existente e achei isso bem bacana, teve palestras para todo tipo de público.O evento soube respeitar a diversidade de nichos e valorizar cada um deles a seu modo.

3 Pontos Negativos do Evento

– Algumas palestras atrasavam no auditório principal, mas as do amarelo ocorriam na hora certa, isso acabava confundindo um pouco.Mas claro, sei que é algo que infelizmente não se pode prever.

– Os ingressos terem sido vendidos com desconto próximo a data do evento. OK, era só pra quem ja tinha comprado e queria levar um amigo. A matemática é simples, você soma o seu já comprado e o do amigo com desconto e divide por 2. Muita gente fez isso. Na prática vocês 2 pagam mais barato do que quem comprou em dezembro e confiou num evento que até a época não tinha sequer 1 palestrante confirmado. Sem contar as pessoas que compraram 2 ja em dezembro( tipo, e nem falo pelo valor monetário, o dinheiro que se lasque, só acho que quem acredita no evento “de olhos fechados” deveria ser valorizado de alguma forma). Mas ok, entendo a organização, mesmo que o evento estivesse pago com o patrocínio, ninguém quer um evento com algumas cadeiras vazias nas fotos, são questões de mercado.( E não sou hipócrita de dizer que nessa situação final, teria feito diferente no lugar deles :op ).

-Todo evento precisa de patrocinadores e o anunciante sempre quer ter sua marca exposta.Mas ainda acho que algumas empresas poderiam ousar mais em suas palestras e tentar achar um meio termo entre vender a marca pro publico, mas trazer algum conteúdo a mais. Confesso que saí de 2 palestras na metade por que me senti numa reunião de fim de ano da própria empresa querendo mostrar as metas e resultados pra mim, apresentação institucional, etc.

Conclusão

Sim, estou nessa foto, alguém me achou? Creditos:Afiliados Brasil

Sim, estou nessa foto, alguém me achou?
Creditos:Afiliados Brasil

Obrigado por chegar até aqui, realmente empolguei e escrevi demais. Eu particularmente achei a experiência Afiliados Brasil muito mais do que válida. Estão de parabéns os organizadores, as empresas envolvidas, e claro, nós que com nossa presença ajudamos a fazer esse evento e mostrar ao mercado que existe muito ainda para se crescer. Iniciativas como essa dizem respeito não só as empresas e organizadores, mas sim a um mercado que pode, deve e precisa crescer. E é através desse tipo de evento que esse mercado irá amadurecer, fazer conexões entre empresas, empreendedores  e abrir novas pontes. Muita gente diz que vamos nos eventos pra puxar saco de fulano ou sicrano, mas a verdade é que indo a esses eventos, eu e você que trabalhamos e vivemos de Internet estamos ajudando a consolidar o mercado, a frutificar nosso próprio futuro. E no que puder contribuir para que esse futuro seja grandioso, seja indo a eventos, seja divulgando essas ações aqui, sempre o farei. E você? Vai ficar aí na sua cadeira só olhando e reclamando?

Bom, espero encontrar com você no Afiliados Brasil edição Rio de Janeiro, até Setembro!

P.s: Veja aqui como foram as edições anteriores:

Afiliados Brasil 2014: diário de bordo, impressões e mais. Veja como foi!

Afiliados Brasil 2013 – perdeu o evento? Veja aqui como foi!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
ataque ddos
Segurança: como proteger seu site de um ataque DDos!
piramide bitcoin
Novo Golpe na Praça: Bitcoin usado como pirâmide
googlelizacao de tudo
A Googlelização de tudo: Por que devemos nos preocupar?
8 Comments
  • 2020-01-07T11:12:30-03:000000003031202001 at 11:12
    Resposta

    Oi Almy.

    Estou com um site novo e várias novidades https://chipak.com.br

    Poderia liberar esse comentário como informativo aos leitores?

    Abraço!
    Anderson Chipak

  • 2015-09-23T16:32:22-03:000000002230201509 at 16:32
    Resposta

    […] é um país que sempre enfrenta ciclos de crise. Ou como bem disse o Flávio Raimundo no último Afiliados Brasil, o Brasil não está em crise, ele é a crise. O que pretendo nesse artigo é mostrar coisas que eu […]

  • Nelson Schuck
    2015-06-10T16:36:49-03:000000004930201506 at 16:36
    Resposta

    Parabéns Almy, uma honra poder curtir o evento com essa galera. Abraços!

  • Michael Alberto
    2015-06-10T11:55:35-03:000000003530201506 at 11:55
    Resposta

    Parabens referencia, você é Pho$% !

  • Stenio Ribeiro
    2015-06-09T17:37:10-03:000000001030201506 at 17:37
    Resposta

    Almy, foi meu primeiro evento e eu realmente curti. Estar com o pessoal me fez sentir em casa, mesmo a milhas e milhas de distancia de minha terra. Espero que a galera anime pra ir no proximo lá no Rio!

    Parabens pelo Artigo, abraço!

  • Anderson Pontes
    2015-06-09T12:50:43-03:000000004330201506 at 12:50
    Resposta

    Ficou muito bom!!! uiehuiehuishsia, estar com vcs foi o melhor do evento !!! obrigadooo!! 😉

  • 2015-06-09T12:25:14-03:000000001430201506 at 12:25
    Resposta

    Bom resumão como sempre Almy.

  • 2015-06-09T04:34:46-03:000000004630201506 at 04:34
    Resposta

    Sensacional, Almy. Bela descrição. No próximo evento estaremos juntos novamente! 🙂 Abs!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage