Para quem ainda não o conhece bem, o Google Search Console é uma ferramenta do maior buscador da internet.
Tendo sido assim, desenvolvida para auxiliar os gerenciadores de sites a monitorar sua visibilidade. Ou seja, identificando o nível de ranqueamento que elas possuem.
Mas, será que você entende qual a relação que essa plataforma de integração tem com uma hospedagem com domínio grátis?
Ao longo deste artigo, iremos abordar o assunto e explicar suas métricas. Continue lendo e saiba mais!
Para Que Serve O Google Search Console?
Portanto, como já sabemos o Google Search Console é um programa que nos ajuda a acompanhar a visibilidade das mais diversas páginas de um site.
O que auxilia você em suas estratégias de SEO e outras formas de se atrair tráfego para sua plataforma. Desse modo, a ferramenta lhe ajuda ainda:
- Na indexação correta de suas páginas;
- Aumenta sua visibilidade ao público-alvo;
- Identificação de oportunidades em seu site.
Antigamente, essa ferramenta era conhecida como Webmaster Tools, tendo mudado de nome para gerar um ar mais popular.
Entretanto, como havíamos mencionado antes, esse é um programa integrado. Logo, sendo aí que sua ligação com a hospedagem entra.
Isso porque você precisa ter um serviço profissional e adequado, que permite não apenas produzir diversos conteúdos, como ainda, integrar essa ferramenta ao seu gerenciador de conteúdos.
Algumas empresas trabalham com planos de hospedagem barata, profissional e com domínio grátis, um serviço que oferece ainda, gratuidade no registro do “nome” do seu site. Basta procurar.
Dessa forma, quando integrado, o Google Search Console gera relatórios periódicos. Auxiliando você a encontrar problemas em sua otimização.
Trazendo assim, inúmeras vantagens que potencializam a capacidade de seus conteúdos de serem ranqueados, ao gerar melhorias na(o):
- Identificação da origem do seu tráfego;
- Aprimoramento da linkagem interna e os backlinks;
- Otimização mais assertiva;
- Eleva a velocidade de carregamento das páginas;
- Aponta correções para defeitos no código HTML.
Quais são as métricas dessa ferramenta?
Então, ao acessar a aba de desempenho dessa ferramenta você verá métricas e entre elas, 4 possuem um grande destaque:
- Cliques: é o total recebido em suas URLs, ao aparecerem nos resultados de busca do Google. Determinando assim, o interesse dado ao títulos publicados. Uma quantia baixa muitas vezes revela meta descrições e títulos não conversíveis;
- Impressões: quantidade de vezes que sua URL aparece nos resultados de buscas. Com isso, você entende a consideração recebida em relação aos demais conteúdos de uma página de resultados. Se baixas, seu site pode estar sendo taxado como não confiável ou relevante;
- Posição: classificação média de suas URLs na página de busca, sendo somada através da posição de cada um de seus conteúdos;
- CTR: a Taxa de Cliques (Clik Through Rate) mostra a relação entre impressões e cliques. De modo a apontar a % de impressões que geram um clique.
Muitas vezes comparada ao Google Analytics, essa ferramenta desconsidera impressões e cliques obtido através de anúncios.
Logo, auxiliando você a entender melhor seu tráfego orgânico. Para que possa então, melhorar suas estratégias digitais de forma geral.
Ao juntar essa ferramenta a uma boa hospedagem, um painel funcional, como cPanel, que lhe orienta em outras métricas, é possível então, aumentar seu potencial de ranqueamento de forma significativa!
Este artigo foi útil para você? Me conta nos comentários e compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar também.
Obrigado pelas dicas, em breve postarei meus resultados aqui!