SEO

Conheça as principais métricas do Google Search Console

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Para quem ainda não o conhece bem, o Google Search Console é uma ferramenta do maior buscador da internet.

Tendo sido assim, desenvolvida para auxiliar os gerenciadores de sites a monitorar sua visibilidade. Ou seja, identificando o nível de ranqueamento que elas possuem.

Mas, será que você entende qual a relação que essa plataforma de integração tem com uma hospedagem com domínio grátis?

Ao longo deste artigo, iremos abordar o assunto e explicar suas métricas. Continue lendo e saiba mais!

 

Para Que Serve O Google Search Console?

Google Search Console

Portanto, como já sabemos o Google Search Console é um programa que nos ajuda a acompanhar a visibilidade das mais diversas páginas de um site.

O que auxilia você em suas estratégias de SEO e outras formas de se atrair tráfego para sua plataforma. Desse modo, a ferramenta lhe ajuda ainda:

  • Na indexação correta de suas páginas;
  • Aumenta sua visibilidade ao público-alvo;
  • Identificação de oportunidades em seu site.

Antigamente, essa ferramenta era conhecida como Webmaster Tools, tendo mudado de nome para gerar um ar mais popular.

Entretanto, como havíamos mencionado antes, esse é um programa integrado. Logo, sendo aí que sua ligação com a hospedagem entra.

Isso porque você precisa ter um serviço profissional e adequado, que permite não apenas produzir diversos conteúdos, como ainda, integrar essa ferramenta ao seu gerenciador de conteúdos.

Algumas empresas trabalham com planos de hospedagem barata, profissional e com domínio grátis, um serviço que oferece ainda, gratuidade no registro do “nome” do seu site. Basta procurar.

Dessa forma, quando integrado, o Google Search Console gera relatórios periódicos. Auxiliando você a encontrar problemas em sua otimização.

Trazendo assim, inúmeras vantagens que potencializam a capacidade de seus conteúdos de serem ranqueados, ao gerar melhorias na(o):

  • Identificação da origem do seu tráfego; 
  • Aprimoramento da linkagem interna e os backlinks
  • Otimização mais assertiva; 
  • Eleva a velocidade de carregamento das páginas; 
  • Aponta correções para defeitos no código HTML.

Quais são as métricas dessa ferramenta?

Google Search Console

Então, ao acessar a aba de desempenho dessa ferramenta você verá métricas e entre elas, 4 possuem um grande destaque:

  • Cliques: é o total recebido em suas URLs, ao aparecerem nos resultados de busca do Google. Determinando assim, o interesse dado ao títulos publicados. Uma quantia baixa muitas vezes revela meta descrições e títulos não conversíveis;

  • Impressões: quantidade de vezes que sua URL aparece nos resultados de buscas. Com isso, você entende a consideração recebida em relação aos demais conteúdos de uma página de resultados. Se baixas, seu site pode estar sendo taxado como não confiável ou relevante;

  • Posição: classificação média de suas URLs na página de busca, sendo somada através da posição de cada um de seus conteúdos;

  • CTR: a Taxa de Cliques (Clik Through Rate) mostra a relação entre impressões e cliques. De modo a apontar a % de impressões que geram um clique.

Muitas vezes comparada ao Google Analytics, essa ferramenta desconsidera impressões e cliques obtido através de anúncios.

Logo, auxiliando você a entender melhor seu tráfego orgânico. Para que possa então, melhorar suas estratégias digitais de forma geral.

Ao juntar essa ferramenta a uma boa hospedagem, um painel funcional, como cPanel, que lhe orienta em outras métricas, é possível então, aumentar seu potencial de ranqueamento de forma significativa!

Este artigo foi útil para você? Me conta nos comentários e compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar também.


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
SEO Local para empresas: veja dicas incríveis!
google trends
Google Trends: veja como conseguir mais visitas em seu site!
site banido do google
Como descobrir se seu site foi banido do google? Aprenda aqui!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage