Monetização

Facebook ADS – Dicas para anunciar e fazer campanhas melhores!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Como já falamos aqui no blog, o Facebook Ads é uma das maneiras de comprar tráfego para o seu site ou loja. Dependendo do seu segmento é uma das fontes mais usadas. Mas ainda existem muitas pessoas que não conseguem acertar nas suas campanhas. E acabam anunciando sem ter resultado. 

Hoje vamos contar algumas dicas de como anunciar no Facebook Ads e conseguir ter ROI em suas campanhas. Continue lendo e confira tudo!

Por que usar o Facebook Ads?

As campanhas de Facebook Ads são fáceis e rápidas de serem criadas, e quando bem feitas mostram resultados mais rápidos do que outras estratégias. Ainda assim, existem pessoas que não conseguem ter bons resultados em suas campanhas, isso deve a vários motivos, mas o principal a fazer uma campanha de maneira errada e sem aproveitar todas as vantagens que o próprio Facebook oferece.

facebook ads dicas

Existem muitos benefícios para você como afiliado ou sua empresa ao investir em uma campanha do Facebook Ads. Veja alguns exemplos:

  • Possibilidades de segmentação poderosas;
  • Maior alcance para sua marca e possibilidade de gerar novos leads;
  • Incentivo do engajamento na página da marca;
  • Baixo investimento e orçamento facilmente controlado;
  • Bom retorno sobre investimento. É possível ganhar dinheiro, mesmo com pouco investimento..

Reunimos dicas do que você pode fazer para deixar suas campanhas mais atraentes e melhor configuradas. Desse modo, você pode ter um retorno sobre investimento positivo e trazer mais resultados para as suas campanhas. Muitas vezes os anúncios não dão resultado por falta da estratégia corretas, ou por acreditar que basta fazer a campanha que tudo vai se vender sozinho sem nenhum esforço. Exatamente isso que vamos desmistificar e mostrar as melhores maneiras de ter boa performance nos anúncios. 

1- Defina qual seu objetivo

Antes planejar seu anúncio e sair mexendo na ferramenta, você precisa saber onde quer chegar com ele. Seu objetivo é conquistar novos clientes? Divulgar um evento? Aumentar suas vendas? hoje em dia, a ferramenta conta com três principais categorias. Elas se dividem em 11 objetivos menores. Veja:

Reconhecimento

  • Reconhecimento de Marca: Aqui o objetivo é estabelecer autoridade para a marca, mostrando-a para clientes em potencial com possibilidades de lembrar dela no futuro.
  • Alcance: O objetivo é promover sua página para atingir o maior número de pessoas possível com a verba que você especificar.

Conversão

  • Conversões: O objetivo do anúncio é gerar conversão – seja ela uma venda, cadastro ou outro objetivo(baixar um ebook ou infográfico por exemplo).
  • Vendas do catálogo: O objetivo é impulsionar as vendas dos produtos cadastrados no catálogo da sua página do Facebook.
  • Store visits: Aqui o objetivo é alcançar pessoas que estejam próximas à localização física da empresa. Se você tem uma loja física também, essa pode ser uma boa opção.É muito bom para novos negócios, para fazer com que as pessoas saibam que sua loja abriu.

conversao face ads

Consideração

  • Tráfego: O objetivo é obter cliques no link do anúncio. Ou seja, levar o usuário para seu site, página ou aplicativo.
  • Envolvimento: O objetivo é gerar envolvimento com suas publicações: curtidas, comentários, compartilhamentos.
  • Instalações do aplicativo: O objetivo é levar o usuário a instalar o app mobile do seu ecommerce. 
  • Visualizações do vídeo: O objetivo é promover uma publicação com vídeo, aumentando as visualizações.
  • Geração de cadastros: O objetivo é gerar cadastros na sua lista de contatos. Ou seja, obter novos leads(pessoas interessadas em seu produto/negócio).
  • Mensagens: Aqui o objetivo é incentivar o envio de mensagens para o seu negócio, seja através do Messenger ou Whatsapp para estabelecer uma comunicação 1 a 1 com as pessoas.

2- Imagem 

As pessoas lêem bem pouco hoje em dia, por isso, ter uma imagem chamativa e que mostre as principais ideias do seu anúncio é importante. Ainda assim, não encha a imagem de texto, pois o Facebook só permite que tenha texto em 20% da imagem, do contrário seu anúncio não é aprovado. 

O que você precisa fazer é ter uma imagem e título tão bons que as pessoas vão querer saber mais sobre ele. Faça isso antes mesmo de começar qualquer campanha. Colocar uma imagem de acordo com o assunto e atraente é essencial. 

3- Vai enviar tráfego para um site? Instale o pixel do facebook

Se você quer ter dados das suas campanhas e do público, com mais precisão e controle, você precisa instalar o pixel do Facebook. Ele é um pequeno trecho de código HTML que deve ser instalado no seu site. Entre suas principais funções, estão:

  • Calcular a taxa de conversões realizadas a partir da campanha;
  • Criar uma lista de retargeting, para fazer campanhas específicas apenas para as pessoas que visitam seu site por exemplo;
  • Criar uma lista de público semelhante, conhecida como Lookalike Audience, que servirá para expandir a audiência dos seus anúncios.

Para resgatar o seu código, acesse o Gerenciador de Anúncios. Clique no menu do canto superior esquerdo e selecione a opção “Pixels”. Quando surgir o pop-up, nomeie-o e confirme a criação.

faceads pixel

4- Atenção aos públicos! Ofereça a oferta certa para a pessoa certa!

Suas campanhas estão bem segmentadas? Seu público-alvo está definido? Qual a chamada que você está usando? Tudo isso é essencial para o bom desempenho do seu anúncio no Facebook Ads. Não adianta nada oferecer limões para quem só come laranja, isso é gastar dinheiro atoa. Ofereça limões para quem compra limões, para quem vende limonada. Assim, as chances de vendas e/ou visitas do seu site aumentem, sem você gastar muito dinheiro. 

Para isso, faça uma boa pesquisa a respeito do seu público-alvo, o que eles procuram e o que eles querem receber. Com base nisso segmente a sua campanha e melhore a sua chamada do anúncio. 

Separe suas campanhas de acordo com o nível de conhecimento do seu público sobre o seu negócio. Faça uma campanha de Topo de Funil para aquelas que ainda não conhecem o seu trabalho e que não sabem nem mesmo que elas precisam do serviço que você oferece. Mostre a elas porque o seu serviço é essencial a elas. Segmente também campanhas para meio e fundo de funil, cada uma de acordo com o conhecimento do público sobre o seu serviço. 

anuncios facebook

Outras dicas importantes sobre o público:

  • Se você trabalha como afiliado e o produtor disponibilizou o lookalike para 50 afiliados, talvez não seja tão interessante seguir o mesmo caminho, pois invariavelmente vocês concorrerão pelas mesmas pessoas que estarão sendo impactadas e já cansadas dos anúncios do produto.
  • Pensar fora da caixa é um clichê, mas faz muito sentido aqui. Se o ticket é alto por exemplo, você precisa atingir pessoas com dinheiro. Coloque marcas caras e viagens como interesses. Se o ticket é baixo e o produto mira pessoas com menor poder aquisitivo, artistas do “povão” como Luciano huck e Zeze di Camargo podem te fazer encontrar o público. Se é propaganda de uma feijoada com pagode no sabado, excluir vegetarianos e pessoas que não comem carne de porco(muçulmanos e judeus por exemplo) vai melhorar seu roi. Use sua criatividade!

5- Saiba o lugar certo de colocar o anúncio

Na hora que você está fazendo a sua campanha existem os lugares certos para onde você deve colocar o seu anúncio. Além disso, você precisa definir se ele será Feed de Desktop, Coluna lateral ou Feed Mobile. 

Isso é importante pois vai influenciar no jeito como o público recebe o seu anúncio. Se você usar o posicionamento da página de maneira errada o seu desempenho pode cair. 

Você precisa usar as 3 opções para ter bons resultados, mas precisa entender a função de cada uma delas. As pessoas estão acessando mais internet pelo celular do que pelo computador, ainda assim, as conversões são maiores pelo computador. Portanto utilize os anúncios para mobile como uma maneira do público conhecer a sua marca e os anúncios de desktop com o objetivo de converter. 

Já os anúncios na barra lateral são um meio termo, e reforçam o seu serviço, por isso não os negligencie. 

5- Copy

A sua copy, ou o texto que você vai utilizar no anúncio, deve ser certeira. Afinal, você precisa convencer em poucas palavras as pessoas a clicarem em seu anúncio para conhecer mais sobre o serviço ou produto. Como já falamos as imagens não devem ultrapassar 20% de texto, desse modo você tem uma limitação para escrever nelas. Coloque apenas uma frase chave e importante, ou uma imagem que não precise de legendas. 

Aproveite as primeiras linhas do seu anúncio para explicar o que é o seu serviço, assim desperte o interesse em ler o restante do texto. 

Você precisa de mostrar na chamada qual o principal benefício que aquele anúncio traz para quem está lendo. Com isso, desperta a curiosidade, pelo menos para conhecer mais sobre o que está sendo anunciado. 

A copy precisa ser boa e você precisa ser criativo. Além de unir isso tudo com as dicas que falamos acima, com isso você já consegue notar mudanças no resultado das suas campanhas. 

Cuidado com algumas palavras

Na hora de fazer sua copy, algumas palavras podem fazer seus anúncios não serem aprovados logo de cara ou até fazer com que você eprca a conta, como por exemplo:

-palavras chulas ou de conteúdo sexual/adulto

-palavras como “trabalhe em casa” , “renda extra”, “atividade lucrativa”.

-palavras com promessas sem garantia, como por exemplo: você vai emagrecer, voce vai ser feliz, voce vai ficar bonita. Coisas do tipo o facebook ja corta de saída. A dica é falar tudo isso, mas sem usar as palavras exatas, deixar que o público tire essa conclusão sozinho.

6- Atenção as métricas.

Dizem que o que não se mede nãos e gerencia e isso é a mais pura verdade. Veja algumas métricas das as suas campanhas que você pode  e deve acompanhar de perto.:

Alcance: o alcance de uma publicação diz respeito à quantidade de pessoas que foram impactadas por ela. São pessoas que, de alguma forma, viram seu anúncio.

Custo por conversão – quando se faz campanha de conversão, o facebook lhe mostra quanto voce está gastando para fazer uma venda(ou atingir determinado objetivo). Assim dá pra se medir se está caro anunciar e se pode valer a pena aumentar o investimento.

Cliques: o número de cliques mostra a quantidade de pessoas que clicou em qualquer parte de seu anúncio – seja no nome da página, no link, para abrir a imagem ou no “ver mais”. Em tipos de anúncios específicos, como de tráfego e cliques, é importante focar no número de cliques no link e não apenas no total.

Reações: com o número de reações, você consegue saber quantas pessoas curtiram sua publicação, quantas comentaram e quantas compartilharam seu anúncio.

Feedbacks negativos: é importante também ficar atento aos feedbacks negativos recebidos pela publicação, como ocultamentos, denúncias, marcações de spam e descurtidas na página. Isso vai evitar que sua empresa tenha problemas de reputação e posicionamento de marca.

7- Comece devagar e vá escalando

É muito comum cometer erros nas campanhas se você não tem familiaridade com o facebook ads. E não é nada legal cometer erros quando se está gastando 300..500..700 reais por dia na campanha. Por isso, se voce ainda está descobrindo tudo, vá devagar, comece com 50 por dia e vá aumentando seu investimento a medida que for ficando mais “sagaz” na ferramenta. Desperdiçar dinheiro nos primeiros testes pode te desanimar e fazer com que você desista. Depois que já estiver craque aí sim você escala e gasta mais com sabedoria.

Dica extra e mais importante: teste sempre

Não existem segredos para usar o Facebook Ads, o mais importante é fazer testes e ver os resultados que são obtidos. Observe o que está tendo bom desempenho e o que não foi tão bom, depois faça ajustes até conseguir chegar onde você quer, ou seja, ter mais tráfego e conversão para o seu site e produtos. 

Somente com os testes é que você vai saber se a sua campanha está tendo resultados. Não adianta nada apenas ir lá e fazer um anúncio exatamente igual a do seu concorrente sem saber quais as estratégias que ele utilizou. Cada anúncio é único e você precisa ir testando até encontrar o que seja ideal para você. 

Por isso, no começo algumas pessoas podem se sentir frustradas com o resultado das suas campanhas. Mas é preciso ter até mesmo um pouco de paciência para ter bons resultados. 

Se você gostou dessas dicas e vai colocá-las em prática, conte nos comentários! Até a próxima!

Referências: Room 33Sambatech


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
casal empreendedor
Casal Empreendedor cria empresa de Turismo e viaja o mundo enquanto trabalha!
misterios adsense
Mistérios do Google Adsense: respondemos alguns deles![Atualizado]
Google AdSense: por que seu CPC tem caído? Conheça melhores alternativas!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage