Há quanto tempo você não salva os dados do seu site? Entenda a importância de manter seu backup em dia.
Existem tarefas na vida de blogueiros e webmasters, que são realmente”um saco”. O backup dos dados do seu site é o que chamamos de “mal” necessário. É chato de fazer, mas em alguns casos pode determinar se seu site continuará vivo ou não depois que ele sofre um ataque. Vou dar algumas dicas de como tornar isso mais fácil.
Prefira hospedagens com Cpanel
Hospedagens com o painel de controle Cpanel (como a Hostgator, por exemplo), já criam para você um “pacotão” de backup em um arquivo .zip com o banco de dados, arquivos e emails, de forma rápida e simples. Você só tem de pedir e ele mesmo envia um email dizendo que ficou pronto. Depois é só baixar o arquivo. Mais simples impossível.
Estabeleça uma rotina
Tenha uma rotina de backup e siga à risca. Algo como um backup uma vez por semana, de preferência em horários de pouco tráfego, como no domingo de manhã. Assim você evita sobrecarregar o servidor quando for baixar seus arquivos. Com essa rotina, caso seu site tenha algum problema e a hospedagem não tiver backup, você perde 6 dias de artigos no máximo. Seu site não morrerá por causa disso.
Não confie cegamente em seu provedor de hospedagem
Todo provedor que se preze diz que tem backup dos seus arquivos e mantém seus dados em segurança. Já aprendi na prática, que nem sempre isso ocorre. E não pensem que o provedor era algum “fundo de quintal” (pelo menos eu achava que não). Estou falando dos serviços da famosa Locaweb, que não tinha meus dados de backup quando precisei. Não confie apenas no seu provedor, faça você mesmo seu backup toda semana.
Não coloque todos os ovos na mesma cesta
Não basta só baixar o arquivo do seu provedor e deixar no seu pc. Isso não é backup. Tenha os arquivos em pelo menos 2 lugares, como em seu PC e em um pendrive, ou hd externo. Nunca é demais ter segurança com isso. Você quer brincar com o futuro do seu site? Já pensou se você perdesse todos os seus posts de uma hora para outra?
Esse artigo é só um toque, pois vejo pouca gente dando atenção ao backup e em breve falarei sobre como realizar backup usando o Cpanel. Mas já adianto que o processo é bem simples, bastando logar no seu painel de controle e clicar no ícone de backups. Ele pede seu email, e você confirma o pedido e quando receber o email de aviso de que ele está pronto é so voltar e baixar o arquivo.
E você? De quanto em quanto tempo faz seus backups? Que tal fazer agora?
Eu sinceramente nunca tinha me importado de fazer isso mas acho que ta mais que na hora de começar fazer o backup do meu site.
Vejo muitas pessoas falando disso constantemente mas acredito que são poucos os que realmente fazem isso
Eu costumo fazer, mas gostei da dica, agora passarei a salvar em 2 lugares diferentes.
Boa semana!
Olá Almy.
Muito bom o artigo. Acho que é muito importante a prevenção para que não ocorra a desagradável perca do que há de importante em um blog que é os artigos.
Abraços!
vish, faz tempo =p
Bom dia,
Nas empresas de hospedagem normalmente já fazemos backups diários, no entanto recomendamos sempre ao cliente que faça o seu próprio backup.
Para o cliente são só vantagens:
– Não tem de esperar pela resposta da empresa
– O backup é da hora que bem entender
– O backup está em sua posse, pode fazer qualquer modificação em localhost e voltar a enviar para a hospedagem.
Sem dúvida que é algo fundamental.
Sempre tive muita preocupação com os backups, mas sinceramente não faço eles com muita freqüência, e isso que eu tenho mais medo!
Mas tenho muita confiança em minha empresa de hosting, que nunca me decepcionou nesse sentido e sempre me deu backups bem atuais (do dia anterior até!).
Mas sempre que posso faço backup!
Até!