Entenda o que são plugins de cache e por que é importante configurar um para seu site/blog
Quem tem um site ou blog em WordPress, hospedado em domínio próprio, em 99% das vezes quer que seu site cresça e apareça. Porém, se seu WordPress estiver mal configurado, pode acontecer de seu site ser retirado do ar pelo próprio provedor de hospedagem justamente no pico de visitação. Incompetência do provedor? Nada disso. O que ocorre é que, em planos compartilhados sites não costumam aguentar mais do que 12-15 mil visitas diárias, principalmente se seu WordPress não estiver usando nenhum plugin de cache. Imagine 200 sites com 15 mil visitas por dia. Nenhum servidor aguenta isso por melhor que seja a empresa de hospedagem. E com 15 mil visitas por dia, com certeza seu site já gera renda para pagar um plano melhor de hospedagem, não é verdade? Mas, se você quer prolongar essa hora de trocar de servidor, pode utilizar um plugin de cache, que vai fazer com que seu site consuma menos recursos do servidor de hospedagem. Se você não sabe do que se trata, explicamos abaixo.
O que é cache?
O processo de cache consiste em gerar uma página estática do seu site no servidor. Assim, quando um usuário visita o site não é necessário fazer novas consultas ao banco de dados e demais funcionalidades. O visitante já recebe essa página “pronta”, economizando recursos do servidor, diminuindo as consultas frequentes. Assim, um site que trazia problemas ao servidor quando chegava a 9 mil visitas diárias, com certeza aguentará de 12 a 14 mil sem problemas.
Plugins de cache
Para quem não é expert em configuração de servidores, existem plugins que fazem esse “trabalho sujo” para você. Embora sua configuração não seja assim tão fácil para leigos, não é nada de outro mundo. Basta ler um pouquinho.
Entre os mais famosos estão:
Wp Super Cache
Esse é o plugin mais famoso e recomendado por servidores de hospedagem e bastante aceito por diversos blogs. O fato é que o WP Super Cache é bom, mas não é o melhor plugin para cache no WordPress. Esse plugin foge da maneira prática de instalação a que os usuários intermediários estão acostumados e também fica devendo funcionalidades que cobrem arquivos relacionados à página, como arquivos de estilo CSS e JavaScript. Sua configuração não é das mais amigáveis.
Aqui o download do plugin Wp Super Cache.
W3 Total Cache
Considerado por webmasters experientes o melhor e mais rápido plugin de cache para WordPress, sua performance chega a otimizar o carregamento de um blog em até 8 vezes quando configurado totalmente. O W3 Total Cache toma conta de vários aspectos de otimização além do cache. Podemos citar as funções de Minify CSS, Minify JavaScript e Compressão de Código HTML.
Outro grande diferencial do W3 Total Cache é a funcionalidade de integração com CDN (Content Delivery Network ou Servidores de Conteúdo). Também é possível definir Expire Headers, Etags, e habilitar caches parciais. Se você quer performance, o W3 Total Cache é uma excelente escolha.
Clique aqui para download do W3 Total Cache.
Hyper Cache
O Hyper Cache é bastante preciso na hora de transformar suas páginas em arquivos estáticos, além de possuir todas funcionalidade do Wp Super Cache. Ele também conta com uma instalação bem simplificada e entre outras vantagens do Hyper Cache estão a compatibilidade com dispositivos móveis, fácil integração com outros plugins, funciona com servidor Microsoft IIS, e compressão GZip para imagens.
Clique aqui para download do Plugin Hyper Cache.
Pois é, leitor(a). Se você não quer ser expulso do seu provedor de hospedagem quando mais necessitar (que é quando as visitas chegam de verdade) é bom aprender como ativar um plugin de cache. Do contrário, vai ter transferir seu site às pressas para outro servidor, que é um processo um tanto quanto demorado, enquanto seu site fica fora do ar.
Se você tem alguma experiência ou dúvida, compartilhe aí com a gente, ok?
Optimo artigo sobre os plugins de cache.
Mas como os instalar é que vai lá vai!
Se pudesse escrevia um artigo sobre isso.
Cumprimentos.
Ótimo post , parabéns pelo seu site ,o plugin de cache é muito importante também em termos de seo . Existe também a CDN Cloudflare gratuita que é ótimo em termos de carregamento e além do mais protege seu site .
Bom dia, gostei desse post tambem achei legal
Excelente post! Muito útil e de fácil entendimento! Muito completo! Parabéns!
[…] visitas explodirem, tenha certeza de que o servidor irá aguentar. No caso do WordPress, um bom plugin de cache é mais do que recomendado. Mas se seu site está no blogger por exemplo, tudo bem os servidores do […]
Eu estou usando plugin de cache, mas encontro problema na hora de entrar no site e encontrar uma página totalmente branca.
Ainda não encontrei explicações para isso.
Continuarei pesquisando para saber.
Olá Jose, obrigado pelos comentários.
No caso eu uso o wp-super cache, e nunca tive problemas. Ja experimentou esse plugin?
Olá, Almy! Sabe me dizer se é possível e se faz sentido usar mais de um plugin de cache? Valeu, abraço.
Não, o ideal é usar um só, senao pode dar chabú aí 🙂