Wordpress

10 Plugins WordPress essenciais! [ Atualizado 2019]

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Iniciando um novo site? Conheça 10 plugins WordPress essenciais para instalar.

Esse post é uma idéia da leitora Fernanda Fischer. Se você também tem ideias e sugestões para artigos, mande nos comentários.

Que o wordpress é um dos cmos mais utilizados por blogueiros e webmasters, todos nós sabemos. E um dos motivos é que além de ter uma grande comunidade em volta que corrige rapidamente seus problemas  e o mantém seguro e atualizado é o uso de plugins.

plugins wordpress

Conheça plugins wordpress essenciais para você!

Os plugins WordPress são um dos maiores motivos de alguém escolher essa plataforma dentre as várias ferramentas de distribuição de conteúdo disponíveis no mercado. Com eles nem é preciso saber programar. Basta um clique e novas funções são adicionadas a seu site. Quem instala o WordPress, até sabe que existem muitos plugins bacanas com várias funcionalidades interessantes. Porém, para os iniciantes é sempre complicado instalar qualquer coisa no site, sem saber se o plugin é de qualidade ou se vai trazer problemas para a instalação. Já falei aqui sobre o problemas causados por plugins WordPress no artigo Dicas: como deixar seu blog WordPress mais leve!

Para evitar problemas, separei alguns plugins que uso há algum tempo. Ainda que não use todos no Mestre dos Sites, tenho outros sites onde eles são utilizados e assino embaixo. Não me causaram nenhum problema. Tentei focar no ponto de vista de quem acabou de criar um blog WordPress e ainda não tem tanto conhecimento. Muita gente, por exemplo, prefere o WordPress SEO by Yoast em vez do All-in-one SEO Pack, mas como o foco é quem está começando, o All-in-one SEO Pack é bem mais fácil de ser configurado. Vamos então começar:

Plugins WordPress essenciais para seu site 

Vários deles uso em meus projetos, dá uma conferida na lista e sinta-se livre para sugerir outros nos comentários:

1. Akismet

Um dos grandes problemas enfrentados por webmasters que utilizam WordPress, são os spams de comentários. Esse plugin elimina 99% dos spams! Ao ser instalado ele pede uma api key. Para consegui-la, basta se cadastrar no site deles no link onde ele pede a key. No site deles, se quiser você pode fazer uma doação, mas se estiver sem grana basta colocar o valor em 0 US$ e mandar criar a chave. Você receberá um código. Basta colar no WordPress e pronto! Site livre de spams! Baixe o Akismet aqui.

2. Wordfence Security

Wordfence Security é um plugin que faz de tudo, e ainda por cima é designado à proteger seu site WordPress de um grande número de ameaças. Este é indiscutivelmente o plugin de segurança mais popular para WordPress, o qual será imprescindível quando lidamos com as últimas ameaças de seguranças já detectadas.

wordfence plugin segurança

Para iniciantes, ele inclui um updating contínuo no feed de defesa de ameaças, que protege seu site de acordo com as novas regras da Web Application Firewall (WAF), assinaturas de malware, e muito mais. Além disso, tem recursos para ajudar você a identificar e categorizar endereços de IP em blacklist e whitelist, além de bloquear usuários e países automaticamente, e no plano premium, implementa 2FA para todos os usuários.Recomendo também a leitura do artigo WordPress: dicas de plugins de segurança para seu blog.

seo image

3.  Yoast SEO

Considerado ser o melhor plugins para WordPress para Mecanismos de Otimização de Pesquisa (Search Engine Optimization – SEO), Yoast SEO é designado a ajudá-lo a publicar com a maior qualidade, conteúdo de pesquisa otimizada. Como o Google está sempre mudando suas diretrizes de como posiciona os sites, um plugin atualizado como esse pode ser bem útil. O yoast te poupa tempo ao fazer de forma automatica várias configuracoes como o sitemap e outras diretrizes. Além disso, você também pode avaliar a legibilidade da sua postagem, o que significa que não só os mecanismos de busca ficarão felizes, seus leitores também.

é óbvio que o trabalho de seo em um site não se resume ao uso desse plugin, mas ele é uma excelente ajuda.O Yoast SEO é um plugin para WordPress completamente grátis, mas também há uma versão premium, com funcionalidades interessantes, começando por $69 dólares.

4.Redirection

Apagou uma página do seu site e não quer que fique dando erro 404 ou que o google ache ruim? O plugin Redirection cria redirecionamentos 301, 302 e mais diversos tipos, assim como resolve erros 404 que podem acontecer por alguma mudança de página e/ou endereço.Ele é muito útil para alguns casos em que você precisou redirecionar uma determinada URL para outra. Então, ao invés de modificar manualmente todos os links, basta criar esse redirecionamento 301 da URL antiga para a nova. Ele é gratuito de pode ser baixado aqui

5. Contact form 7

Um formulário de contato é de grande importância em qualquer site , ainda que não tenha fins comerciais. Seus leitores poderão sugerir, criticar, apoiar, debater, sugerir pautas e muito mais, através do formulário de contato. O Contact Form 7 é bem fácil de configurar e indicado para iniciantes. Baixe aqui o Contact Form 7.

6. W3 total cache

w3 total cache

O w3 total cache é um plugin para otimização do desempenho e velocidade de acesso ao site. Este plugin promete melhorar a experiência do usuário ao acessar o blog e também melhorar a visão dos mecanismos de busca em relação ao site, uma vez que o site terá uma velocidade de carregamento de páginas maior. Além de deixar o carregamento mais rápido, ele poupa processamento do servidor, o que é muito bom para que seu site aguente mais visitantes online sem ter que mudar seu plano da hospedagem.

7- Ad Rotate

Bom, tendo visitas no seu site, com certeza você irá querer colocar anúncios, não? O AdRotate é um poderoso plugin de gerenciamento banners e anúncios para WordPress adequado para usuários iniciantes e avançados. Suporta diversos tipos de anúncios, como banners hospedados na biblioteca de mídia ou anúncios externos como Google Adsense.Ele permite criar facilmente anúncios e grupos de anúncios e inseri-los em suas postagens do WordPress usando códigos de acesso. Você também pode inserir anúncios em widgets/sidebars usando widgets personalizados. Ele oferece estatísticas básicas para monitorar impressões de anúncios, o que é particularmente útil se você estiver vendendo anúncios diretamente em seu site. ainda possui um sistema de injeção de banners nos posts, permitindo que você decida em qual posicionamento de um post o banner pode ser exibido ou até mesmo em determinados widgets de acordo com posts de determinadas categorias.

O plugin é gratuito, e funciona bem para a maioria dos pequenos blogs e sites. Você precisará da versão Premium dele somente se quiser usar recursos avançados, como segmentação geográfica, “disfarce” do Adblock, anúncios para dispositivos móveis, gerenciamento de mídia/ativos e muito mais.

8- Wp SMUSH

wp smush woprdpress plugin

Com foco total em imagens, o Smush consegue comprimir, otimizar e redimensioná-las. Assim, elas se mantêm perfeitamente adaptadas para o seu site e, ainda assim, não ocupam tanto espaço.

E o melhor de tudo é: o plugin também é gratuito – mas possui uma versão Pro com mais funcionalidades. Caso queira utilizá-lo, basta clicar aqui.

9- Social Warfare

Sabe aqueles botões que servem para você compartilhar um artigo em alguma rede social? Apesar de ajudarem na divulgação, eles geralmente acabam causando travamentos em seu site. O Social Warfare é a exceção desta regra, já que é perfeitamente otimizado.

plugin redes sociais

Esse plugin é gratuito. Porém, ele também possui uma versão paga que lhe dá mais botões de compartilhamento.

10. WP Security

wp security scan

O WP Security Scan é outro excelente plugin que o ajudará a ficar de olho na segurança do seu site WordPress. Ele analisa todo o seu site procurando por vulnerabilidades e depois mostra um relatório muito prático que o ajudará a corrigir todos os pontos que ele sugere.

Bônus:  Link Juice Keeper

O Link Juice Keeper tem uma função interessante. Quando o usuário clica em um link quebrado em seu site, ao invés de ser levado a uma página de erro 404, ele é levado para a homepage, aumentando a chance de ver outros conteúdos e passar mais tempo no site. Alguns webmasters não gostam muito dessa função e preferem exibir a página de erro. Como ainda não tenho uma opinião muito concreta sobre isso, utilizo em alguns sites e em outros não. Recomendo que faça seus testes, de acordo com o que julgar mais interessante para seu usuário.

Conclusão

O poder da plataforma WordPress é incrível e os plugins facilitam a vida de webmasters e blogueiros, no trabalho com esse framework.

Se você tem sugestões de novos plugins WordPress que também ache essenciais, deixe sua sugestão nos comentários, ok? Faça como a Fernanda e envie suas dúvidas pro nosso email! Quem sabe não serão respondidas em um artigo como este?

E se você ainda não tem visitas suficientes em seu site, leia meu artigo sobre como conseguir visitas em 2019. Aproveita e me segue no instagram


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
wordpress-plugin
Dúvidas dos leitores:o WordPress é seguro?
wordpress novo
Dicas: como deixar seu blog WordPress mais leve!
ladrao virtual
Dica: como evitar o hotlink – o roubo de imagens e de banda do seu site!
6 Comments
  • Paulla
    2018-07-29T12:06:48-02:000000004831201807 at 12:06
    Resposta

    Oi, nossa adorei essas dicas, só uma pergunta, vc acha que serve tbm para sites adultos?

  • baldwin jackson
    2017-11-07T09:37:36-02:000000003630201711 at 09:37
    Resposta

    Grande escrita. Obrigado por compartilhar

  • Thyago Silva
    2016-06-03T13:55:22-02:000000002230201606 at 13:55
    Resposta

    Me ajudou bastante a conseguir organizar e otimizar meu blog ! Muito Obrigado !

  • 2013-02-07T13:20:42-02:000000004228201302 at 13:20
    Resposta

    Show de bola as dicas, como nosso amigo aí de cima não conhecia o Adam. Legal conhecer novas ferramentas.
    Abraços e sucesso

  • 2013-02-05T23:23:29-02:000000002928201302 at 23:23
    Resposta

    Boas dicas, e sem dúvida, plugins indispensáveis.

    Paz, Saúde e Sucesso.
    Até breve.

  • 2013-02-05T19:31:53-02:000000005328201302 at 19:31
    Resposta

    Olá Almy!

    Ainda não conhecia o plugin New Adman. Vou testá-lo, pois é realmente e justamente o que eu procurava.

    Grato pelas dicas!

    Abraços!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage