Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Golpe das pirâmides continua fazendo várias vítimas e agora usa Bitcoin e criptomoedas para enganar mais pessoas, confira do que se trata!

Existe uma frase que economistas e analistas financeiros sempre usam, que diz que : “podemos saber que a economica de um país vai mal, quando vemos o golpe da pirâmide se espalhando na sociedade e ficando em evidência”. Bom, como nosso país passa por uma grave crise econômica, infelizmente esse tipo de golpe tem voltado a tona, com vários esquemas ilegais desses sendo denunciados e seus líderes presos(ou fugindo para o exterior). Mas, como o brasileiro é criativo, tem se tornado cada vez mais comun o uso das criptomoedas como a Bitcoin para cometer esse tipo de golpe, que infelizmente deixa muita gente na miséria com suas promessas de riqueza fácil. Mas vamos por partes, primeiro vamos entender o que se configura como o crime de pirâmide financeira e depois explico o que é o bitcoin, acompanhe conosco.

O que são pirâmides

piramide bitcoin

Um esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores, à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real.

Tudo começa com um convite para fazer parte de uma rede que vende produtos ou serviços(normalmente nem tem mercado, ou são produtos meio “mirabolantes demais pra serem verdade”), para ganhar uma remuneração alta. Muitas vezes, a apresentação desse grupo acontece por meio do boca a boca, em eventos fechados, onde os líderes da rede captam novos integrantes de forma insistente.Para fazer parte do grupo, você deve pagar uma taxa de adesão e uma mensalidade. Quanto mais pessoas levar, mais dinheiro receberá em troca. Você recebe por cada integrante que que conseguir captar e pelos convidados dele, daí o conceito de pirâmide. Quem está na parte de baixo trabalha para aumentar os ganhos de quem está no topo. O problema é que colocar pessoas para dentro é o que realmente te faz ganhar dinheiro e não a venda desses produtos, assim, uma hora não há como colocar mais gente para dentro e o esquema desmorona. Só quem ganha dinheiro é quem entrou primeiro, deixando os que entraram por último a ver navios, sem recuperar o que investiram.

Não raro são prometidas recompensas milionárias e ganhos surreais para convencer as pessoas a entrarem. Alguns líderes chegam a prometer carros, alugam mansões e fingem que são donos e coisas do tipo.Alguns exemplos recentes foram a Telexfree e a Bbom por exemplo.A nova onda agora é utilizar o mercado de Bitcoin como fachada para encobrir essas operações.

O que é o bitcoin

bitcoin

Golpe da pirâmide com Bitcoin

No Brasil, já ocorreram alguns problemas com sites de moedas virtuais, como Gladiacoin, que prometia retornos de 200% em 90 dias e, primeiro, parou de pagar os rendimentos, depois criou uma taxa de 15% sobre os depósitos até suspender os resgates de vez em junho deste ano. Outras, como JetCoin, Royal Dragon Traders e Cointherum, funcionavam da mesma forma, prometendo ganhos de 2% ao dia ou 200% em três meses, totalmente fora da realidade.

Ao receber a proposta para ingressar nesse novo esquema, pergunte o nome da empresa e do representante que lhe fez a proposta. Provavelmente ao pesquisar seu nome no Google descobrirá que tem reclamações no reclameaqui e outros sites, de serviços passados não relacionados a Bitcoin. Não existe lucro fácil com Bitcoin. É um ativo de alto risco e que tem grandes oscilações diárias ou sazonais. Existe muito pump-and-dump com Bitcoin, que as vezes decola ate 20% em uma sessão, mas colapsa 30% no dia seguinte.

O único mercado de Bitcoin no qual se pode especular é o de compra e venda em uma bolsa de valores de BTC, ou na troca de BTC por outra moeda corrente(real, dolar, euros…).

Indícios de que a empresa está fazendo pirâmide com Bitcoin como fachada:

A empresa oferece lucros acima de 5% ao mês. –  Uma empresa de mineração jamais poderá oferecer mais de 5% de lucro em mineração com Bitcoin. Isto porque a mineração não é tão lucrativa quanto às pessoas costumam fantasiar. Existem muitos custos por trás da atividade, tais como energia, funcionários, servidores, etc.

A empresa tem menos de 1 ano de funcionamento – Oferece lucros de mais de 10% ao mês e tem menos de 1 ano de vida é batata! Saia fora que é uma mineradora golpe de pirâmide em Bitcoin.  A matemática é simples! Quanto maior a margem de lucro a empresa oferece aos seus investidores menor será o tempo de vida da mesma no mercado.

Polícia desarticula Pirâmide

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu no último dia 21 de setembro 13 suspeitos de participação num esquema de pirâmide que usava uma moeda virtual falsa para atrair as vítimas. Inspirada na Bitcoin, a falsa moeda tinha o nome de “Kriptacoin”.

De acordo com informações do G1, a quadrilha por trás do esquema movimentou R$ 250 milhões com investimentos de 40 mil vítimas espalhadas pelo Distrito Federal e por Goiânia. A promessa era de rendimentos de 1% ao dia, mas o saldo só poderia ser resgatado após um ano.

Conclusão

Bom pessoal, espero que o alerta seja útil e lhes ajudem a fugir desses golpes que vivem voltando na praça e se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas.

Sugestões de novos artigos deixem aí nos comentários!

Referências: InfoExame, G1, ADVFN


Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

By Almy

Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites

2 thoughts on “Novo Golpe na Praça: Bitcoin usado como pirâmide”
  1. a wc3club oferecia 2% a 5% ao dia imagine menos de um ano mercado qual o futuro, fugiu com dinheiro desse pessoal a pergunta que não quer calar como descobrir esta quadrilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *