Nos últimos meses, a gente viu nascer um verdadeiro fenômeno digital: o TikTok. O aplicativo que vem ganhando popularidade, principalmente entre adolescentes e jovens, está entrando no radar de grandes empresas, como Facebook, Instagram ou Whatsapp.
E se você é dono de uma marca, ou trabalha com comunicação em alguma empresa, pode estar se questionando se valeria ou não manter um perfil nessa nova rede social, que representa uma oportunidade e tanto. E nesse post a gente quer te ajudar a responder essa pergunta e decidir se vale a pena ou não usar o TikTok no seu marketing Digital.
Vamos lá? Boa leitura e esperamos que curta!
O que é o TikTok?
Mas antes, vamos entender o que é o TikTok. Esse aplicativo que vem chamando a atenção do mundo inteiro é um serviço de compartilhamento de vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos. É parecido com o formato de stories do Instagram.
O App surgiu na China, através da fusão da ByteDance, uma empresa chinesa, e outro app infantil, o Musical.ly. Atualmente ele está disponível tanto para Android como iOS.
O TikTok praticamente explodiu em nível mundial. De acordo com uma pesquisa da SensorTower, foi o segundo mais baixado no mundo todo e alcançou mais de 1 bilhão de usuários! Impressionante, não?!
O Crescimento do TikTok
E o crescimento do app não para por aí. Trouxemos alguns dados para você ter uma ideia mais concreta das proporções que o TikTok está tomando:
- Fora da China, usuários de Android já passaram 1,1 bilhão de horas no aplicativo em agosto do ano passado;
- A empresa já ultrapassou o Uber, conseguindo atingir 75 bilhões de dólares em valor de mercado;
- O TikTok já possui aproximadamente 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo.
- A expectativa do criador do Snapchat é que o TikTok tenha um crescimento maior que o do Instagram.
Boas notícias se você está pensando em usar o TikTok no seu marketing digital e diversificar um pouco a estratégia, não acha?
Como funciona o TikTok?
Bom, já demos uma prévia sobre como funciona esse novo app. Além de criar esses vídeos curtos, o usuário consegue melhorá-los com filtros, efeitos visuais e ferramentas simples de edição, assim como acontece no Instagram.
Mas ele conta com outros recursos bem legais também. Você pode fazer vídeos com dublagens de músicas, usando vozes divertidas. Isso ajuda a reforçar a pegada de humor dessa nova rede social.
E no próprio app é possível achar várias e várias músicas porque eles tiveram essa preocupação de manter um acervo próprio. A edição pode ser feita internamente ou usando um app de edição de vídeos.
Os criadores pensaram ainda em manter um algoritmo inteligente, que entrega aos usuários conteúdos que tenham a ver com suas preferências, o que ajuda a mantê-los por mais tempo no TikTok.
O que o TikTok oferece?
Além de tudo isso que falamos, o TikTok tem outras funcionalidades também que vem agradando os usuários.
Mensagens diretas
Seguindo a linha dos seus concorrentes, Facebook e Instagram, o TikTok também criou o serviço de mensagens diretas. Com isso, o usuário consegue interagir e enviar mensagens para outros perfis.
Hashtags
Já estamos acostumados com o uso de Hashtags em redes sociais, não é mesmo? No TikTok não é diferentes. Coloque hashtags nos seus vídeos, durante a publicação, para ter maior alcance e visibilidade na rede.
Músicas
Já falamos sobre o uso de músicas no próprio TikTok. Elas estão organizadas por categorias para facilitar a vida do usuário. Também é possível ver a música usada no perfil de outra pessoa.
Áudio
O app possibilita pequenas correções e ajustes no áudio ou nas músicas usadas no seu vídeo também.
Links para redes sociais
Você consegue ainda colocar no TikTok links para seu Instagram e YouTube, o que pode ajudar no crescimento e ganho de mais seguidores nessas outras redes.
Tudo isso pode ser uma grande vantagem se você está pensando em usar o TikTok no seu marketing digital. Além de todos os recursos, os vídeos tem um potencial muito grande de viralização e o app está em crescimento no Brasil. O TikTok está oferecendo códigos aos usuários para divulgarem aos amigos e conhecidos. Quando o convidado ativa esse código, os 2 ganham um pequeno valor em dinheiro.
Como usar o TikTok na estratégia de marketing digital?
Se depois de ler tudo isso, você estiver convencido a usar o TikTok no seu marketing digital, pode fazer o seguinte.
Contar com a ajuda de influenciadores
Muitos influenciadores já estão criando e testando perfis no TikTok, como forma de aumentar ainda mais sua presença digital. Além disso, estão lançando desafios, que engajam seus seguidores. Aproveitando dessa influência e da natureza viral do aplicativo, é possível alcançar muitas pessoas com grande facilidade!
Anunciar no TikTok
Parte da receita do TikTok vem de publicidade online. Mesmo que esteja bem no começo, o app já tem uma plataforma de anúncios própria, o TikTok Ads. Com esse sistema de inteligência artificial preciso, que entrega ao usuário exatamente aquilo que lhe agrada, pode ser uma boa começar a testar anúncios na rede social.
Criar conteúdo próprio
Outra opção para usar o TikTok na sua estratégia de marketing digital é criar conteúdo próprio. Mas é importante levar em conta as características dessa nova rede social: os vídeos devem ser descontraídos e criativos. Assim como toda estratégia digital, deve haver consistência de publicação para os resultados aparecerem também.
Empresas no TikTok
Trouxemos também alguns perfis de grandes marcas para te inspirar a criar seus vídeos também no TikTok. Confira aqui
-
Nike
A Nike vem experimentando a nova rede social e já conta com 980 mil seguidores! Tudo isso com menos de 30 vídeos publicados. Claro que a marca já faz um excelente trabalho de branding em outras mídias também, mas isso reforça o potencial de viralização do TikTok.
Seguindo a sua linha editorial, os vídeos são relacionados a vários esportes e feitos de forma caseira. Tem participação de grandes nomes também, como o jogador de basquete Lebron James e o jogador de futebol Mbappé. A nike usa alguns efeitos visuais e música nativos do app.
-
RedBull
Outra empresa de peso que abraçou a ideia do aplicativo foi a RedBull. Com uma base de 4 milhões de seguidores, a marca vem ganhando várias visualizações a cada vídeo novo publicado, que já são muitos.
Os esportes variam entre skate, ciclismo, BMX, paraquedismo, natação, snowboard e muitos outros. As pequenas pílulas de vídeo mostram manobras e coisas inacreditáveis acontecendo, que é bem comum do esporte. Parece que a estratégia da RedBull vem dando resultados.
-
Burguer King
Com 212 mil seguidores, o Burguer King já está divulgando vídeos dentro da rede também. Isso com apenas 10 vídeos publicados. Os vídeos variam, sendo alguns mais caseiros e outros mais profissionais. Também mostram os bastidores e o dia a dia das lanchonetes. O que não falta é criatividade!
-
Whindersson Nunes
Até o Whindersson entrou na onda do TikTok e já acumula 5 milhões de seguidores. O YouTuber continua na linha do humor, fazendo vídeos caseiros. Também lança desafio para os seguidores e vem conseguindo um bom engajamento, com muitas visualizações e comentários. Alguns TikToks dele ainda contam com a participação de outros influenciadores.
-
Samsung
A Samsung é outra empresa que vem testando a nova rede social como parte da sua estratégia de comunicação. Com apenas 3 vídeos, a marca lançou um novo desafio que gira em torno de uma música criada para a divulgação de um novo smartphone. Quase 780 mil seguidores já acompanham a empresa.
Bom, e esperamos que esse post tenha tirado algumas dúvidas e ajudado a decidir se vale a pena ou não usar o TikTok na sua estratégia digital. E se tiver resolvido incluí-lo, esperamos que esses perfis possam te inspirar de alguma forma.
Tem mais alguma dúvida que não foi respondida aqui? Escreva nos comentários que eu quero saber. Até a próxima!
Tik Tok está com um investimento pesado com influencers! Eu não sei como seguram a bronca com tanta gente ganhando com indicaçoes.
O Tik Tok é uma rede social nova e vem enfrentando algumas barreiras no mundo a fora. Como o Brasil é o terceiro país de maior procura pelo aplicativo, perdendo para Índia e EUA, acredito numa tendência de migração das empresas caso ainda não haja empecilhos para o alcance do app.
Com as recentes notícias, na Índia o app está banido e nos EUA existe (confirmado) um movimento similar, pois Trump alega que as informações dos cidadãos americanos estariam sendo usadas por uma empresa chinesa dona do Tik Tok. Você acha que com o Brasil adotará alguma postura a respeito?