Produtividade e Organização

Blogosfera: você sabe quem são seus concorrentes?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Quem são seus concorrentes na blogosfera? Conhecê-los ajuda a crescer. E muito.

site fora

Muitas vezes, a pessoa cria um blog, posta regularmente seus conteúdos com qualidade, mas percebe que mesmo assim, não está tendo o crescimento que esperava. Além de vários motivos que já citei nesse post, um grande fator que pode impedir seu crescimento pode ser a forte concorrência no nicho do seu blog. Seus concorrentes na blogosfera podem estar oferecendo conteúdo melhor que o seu, usando melhores técnicas de SEO e te passando no Google. Ao fazerem várias coisas que você não faz, podem estar “roubando” (no sentido de serem mais competentes que você) seu espaço.

Talvez seja a hora de pensar nesses fatores. Vou mostrar como descobrir quem são seus concorrentes e dar dicas de conduta em relação a eles.

Como descobrir quem são

A maneira mais fácil, sem dúvida, é pelo Google. Procure por tags de posts do seu blog e analise os resultados. Se seu site é sobre guitarras, digitar “guitarras” no Google pode trazer sites parecidos com o seu. Outra dica é a ferramenta SemRush. Digite alguma tag que tenha a ver com seu nicho, escolha o googleBR, e ele lhe trará uma lista dos top 15 sites na busca por aquela tag. É aí que está seu concorrente.

Acompanhe de perto seus concorrentes

Descobriu seus concorrentes? Ótimo! Você será o mais fiel leitor deles, não perderá um artigo, promoção, ou tweet. Você deve ser a sombra deles, estar ciente de tudo que fazem. Quem já assistiu ao filme O Poderoso Chefão lembra da frase de Don Corleone: “Mantenha os amigos por perto e os inimigos mais perto ainda”. É bem por aí.

Transforme seus concorrentes em amigos

Sim, você pode ser concorrente de alguém e manter uma convivência saudável. Pode aprender muito com outros blogueiros. Não é necessário criar inimizades somente porque alguém tem um blog do mesmo nicho que você. O Mestre dos Sites mantem ótimo relacionamento com blogueiros do mesmo nicho como Bruno Simomura do Meta.blog, Jair do EscolaSites e Arlindo do BlognaCarteira. Leio e comento nos posts, pois é importante a troca de conhecimento. Todos nos tratamos respeitosamente, embora estejamos todos no mesmo nicho.

Aprenda com seus concorrentes

Seus concorrentes podem ser uma excelente via de aprendizado. Podem dar ideias sobre coisas que você não faz para divulgar seu blog, podem usar estrategias que você pode copiar, e a partir dos artigos deles podem surgir ideias para um artigo novo e inédito. Jamais copie conteúdo dos seus concorrentes! Inspirar-se em algum artigo é permitido, mas jamais faça cópias, e cite-os como referência caso tenha sido inspirado por algo que escreveram. Copiar conteúdo demonstra amadorismo, é uma atitude condenável e ainda passível de punição pelo Google.
Conclusão

Espero ter deixado o assunto mais claro para o blogueiro que possa não ter parado para pensar em quem são seus concorrentes e como agir perante eles.

Se você já sabe quem eles são, conte pra gente como é sua experiência com seus concorrentes na blogosfera. Vocês se falam? Tem uma boa convivência?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
concorrencia internet
Atenção Blogueiros e Webmasters! Vocês conhecem seus concorrentes?
WordPress: 4 plugins excelentes para quem trabalha com redatores e colaboradores!
Picmonkey
Picmonkey: conheça um editor de imagens online incrível!
4 Comments
  • 2012-04-21T14:34:59-02:000000005930201204 at 14:34
    Resposta

    Ótimas dicas Mestre. É com artigos como os seus que aprendemos a melhorar nossos blogs e sermos blogueiros de sucesso sem ter medo de concorrência. Grande abraço!!

  • 2012-04-15T13:44:06-02:000000000630201204 at 13:44
    Resposta

    Olá Mestre,

    Gostei muito da parte que citou sobre acompanhar de perto a concorrência, e isso é realmente muito importante na hora de traçar estratégias complementares, elaborar parcerias e aguçar a nossa criatividade.

    Abraços 🙂

  • 2012-04-15T09:08:44-02:000000004430201204 at 09:08
    Resposta

    Olá Almy, muito bom o artigo!
    Como em todo lugar, sempre existe concorrência e cabe a nós fazermos dela uma concorrência entre amigos ou inimigos.

  • 2012-04-14T21:00:41-02:000000004130201204 at 21:00
    Resposta

    Falou e disse mestre, conhecer nossos concorrentes é muito importante e fazer amizades com eles também é fundamental, ótimo post!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage