Produtividade e Organização

Como otimizar a logística no e-commerce

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Fundamental para qualquer loja online, é preciso olhar com atenção toda a cadeia

 

A entrega é uma preocupação de toda loja online. Porém, a cadeia logística do e-commerce vai muito além do último passo. Está no estoque, transporte, relacionamento com os fornecedores e, claro, dentro do site, com o desenvolvimento VTEX de sua loja virtual. Portanto, quanto mais otimizado for o seu processo logístico, mais vantagens sua empresa terá. Isso inclui não apenas economia financeira, mas também a experiência de compras do usuário. 

vtex ecommerce

Ao atuar com e-commerce, é preciso trabalhar processos que são feitos apenas internamente, mas que impactam seu cliente final mesmo que ele não esteja vendo toda a cadeia. Ou seja, há todo um conjunto de fatores que não são visíveis ao público, mas que são vitais para a sustentação do próprio comércio eletrônico. Áreas como comercial, tecnologia e desenvolvimento VTEX da loja online atuam por trás do consumidor, mas causam impactos diretos em suas escolhas. Dentro destes, está a logística. Mas, quais são os processos logísticos a serem considerados e otimizados em benefício do seu e-commerce?

 

Armazenamento e estoque

O primeiro passo desta otimização é decidir se deseja externalizar o armazenamento e estoque ou se deseja mantê-la interna, com infraestrutura própria. Ambas possuem suas vantagens, mas, ao escolher armazém próprio, também será preciso assumir determinadas  tarefas logísticas, como o fornecimento de material para processamento ou embalagem dos seus produtos. Da mesma forma, a gestão do espaço de armazenamento e, no caso de produtos perecíveis, os prazos de validade e as condições de armazenamento passam a ser feitos internamente. 

 

Interno ou externo, faça um inventário e veja quais produtos estão com excesso de oferta, prestes a expirar ou que você precisa vender com mais urgência e crie uma estratégia com o departamento de marketing para impulsionar esses produtos. Você pode colocar em destaque esses produtos dentro de sua loja com um correto desenvolvimento VTEX do seu e-commerce. Isso fará com que seu estoque esteja equilibrado, evitando produtos em falta ou excesso de produtos com pouca saída.

 

Embalagem e transporte

Uma questão importante e que nem sempre é olhada com atenção está na escolha da embalagem. Dependendo do material e qualidade desta embalagem, as opções de transporte podem impactar a qualidade de sua entrega. Sendo assim, projete ou selecione embalagens que sejam logisticamente eficientes. O que isto significa? Que você deve escolher caixas com o tamanho certo e que sejam fáceis de armazenar juntas. Isso otimiza o espaço de armazenamento e, acima de tudo, otimiza também o gasto com transporte.

 

Quanto menor o pacote, mais produtos caberão no mesmo caminhão para envio. Isso impacta também diretamente no prazo de entrega, que pode ser trabalhado como um diferencial dentro de sua loja usando o desenvolvimento VTEX do site para obter ferramentas de cálculo do tempo de entrega. Esse fator também dependerá dos seus parceiros de entrega e transporte. Sendo assim, você precisa encontrar a melhor opção de frete para obter os melhores preços para seus clientes e, dessa forma, não assustá-los com taxas de frete muito altas. Entre em contato com as diferentes empresas de transporte para encontrar as melhores ofertas para seus envios diários.

 

Devoluções

No que diz respeito às devoluções, você deve sempre tentar limitá-las ao máximo, para evitar custos adicionais desnecessários. O que não significa evitar a todo custo. Tenha uma política de devolução clara e objetiva para casos de produto com defeito. Atente para as leis vigentes e ofereça atendimento omnichannel para evitar frustração do cliente. Use o desenvolvimento VTEX para integrar ao e-commerce um processo facilitado para devoluções, mas que esteja ancorado dentro de suas regras e das leis. 

 

A gestão logística é um trabalho que exige grande empenho e ações efetivas. Gerir a relação entre fornecedores, encomendas e estoque com eficiência é crucial. Certifique-se de escolher a solução de gerenciamento de TI que melhor se adapta às suas necessidades e fique aberto a mudanças de acordo, regras ou contratos. Da mesma forma, ofereça informações claras em seu-commerce realizando o desenvolvimento VTEX da sua loja de forma a extrair o máximo que a plataforma pode oferecer. Saiba mais como a Maeztra possibilita isso com desenvolvimento VTEX especializado.  

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
tecnica pomodoro
Dificuldade para administrar seu tempo? Resolva isso com a técnica Pomodoro!
site fora
Blogosfera: você sabe quem são seus concorrentes?
ferramentas web
Conheça 7 ferramentas Online indispensáveis para blogueiros e webmasters!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage