Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Veja em que detalhes prestar atenção para não comprar gato por lebre na hospedagem do seu site

Hoje em dia, contratar uma hospedagem para seu site está cada vez mais fácil e barato. São tantas as ofertas que podem deixar qualquer webmaster perdido, sem saber qual contratar. Afinal,ninguém quer contratar um serviço que te deixa na mão na hora H, seja porque o site está fora do ar, ou porque está super lento. Como é  preciso tomar muito cuidado na hora da escolha, resolvi reunir algumas dicas que podem ser úteis para que você não erre.

Pesquise bastante sobre a empresa

Recomendo conversar com amigos webmasters, assim você já pode ter a opinião de alguém que já testou o host (provedor) que você imagina contratar. Uma boa sugestão é procurar no Google por reclamações referentes à empresa, e fazer uma análise delas, checando se o cliente realmente teve razão e qual foi a atitude da empresa e suporte. O site reclame aqui pode ser um bom começo.

Preço extremamente barato? Desconfie!

Com uma simples pesquisa no Google você irá descobrir que há muitos hostings oferecendo hospedagem por R$ 1,99 (já vi até por R$ 0,99 ) ao mês. Pense bem: como essa empresa terá lucro com esse valor? Se a resposta foi “superlotando os servidores”, você acertou! Dessa forma o barato sairá caro, pois compartilhando o servidor com um número abusivo de clientes a performance do seu site será péssima.

Conheça o tipo de suporte oferecido

Problemas podem ocorrer com qualquer um, não importa o tamanho da empresa. Mas é importante saber como a empresa age durante crises. Tem suporte 24 horas? Funcionando em uma linha 0800 ou apenas por via chat? Ele realmente funciona? Indicações de amigos continuam sendo uma boa ideia para responder a estas questões, mas também procure reclamações na Internet. Ou envie você mesmo um email para o suporte fazendo essas perguntas.

Cuidado com empresas surgidas do nada

A empresa surgiu com uma campanha super diferenciada, preços e planos milagrosos, mas não tem referência nenhuma? Em primeiro lugar, vá ao Registro.br e veja há quanto tempo o domínio foi registrado. Não que empresas novas não mereçam confiança, mas hoje em dia é tão fácil abrir uma empresa quanto falir e sumir. Por isso, tenha sempre cuidado com empresas novas que podem sumir de hora pra outra. Inclusive tenha sempre o backup dos seus arquivos para o caso delas falirem e não liberarem nem os arquivos.

Transferência e recursos: cuidado com os planos ilimitados!

Muitas empresas tanto aqui no Brasil como nos EUA estão oferecendo recursos ilimitados, e isso não quer dizer que elas prestam. Você já viu algum recurso realmente ilimitado? Acredito que, com exceção da luz do Sol (e olhe lá, porque um dia, dizem, também vai acabar) não existem recursos ilimitados. Sempre leia as letras miúdas dos contratos pois, na maioria das vezes, esse “ilimitado” é apenas uma figura de linguagem. É bom verificar os recursos de banco de dados, transferência de dados e espaço em disco que você necessita para não ter problemas futuros.

Backup e restore dos seus dados

Muitas empresas de hospedagem cobram para fazer o backup e o restore dos seus dados caso ocorra alguem problema, mas não deixam isso claro no contrato. Na dúvida pergunte ao suporte como funcionam estes procedimentos e se são realmente cobrados.Veja se é possível que você mesmo faça o backup dos seus dados (e faça ao menos 1 vez por semana) para que não dependa apenas do seu provedor de hospedagem.

Antes que alguém nos pergunte, aqui no blog utilizamos a Hostgator, que tem mostrado excelente custo-benefício! Já tive experiências não muito boas com os hosts UOL e Locaweb e definitivamente não os recomendo.

E então, pessoal? O que acharam de nossas dicas? Deixe suas experiências nos comentários!

Fonte: Hostnet e CriarWeb


Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

By Almy

Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites

6 thoughts on “Dica: cuidados que você deve ter na hora de contratar a hospedagem do seu site!”
  1. Ola, tenho um site de eventos (Minha equipe vai nas festas e tiram fotos das pessoas, ai elas entram no site e pega a foto de graça), voltando! entao eu utilizo o serviço da UOL Host e nunca tive problema com os servidores, o unico problema deles são os atendendes (via chat e Por telefone) nao presta o suporte. Tudo que eu tenho que fazer eu solicito a eles e sempre a mesma resposta “O suporte Tecnico do Uolhost nao tem como ajudar sobre esse assunto”, agora sabendo disso eu nao uso mais o atendimento – quando preciso eu mesmo procuro na internet e sempre soluciono meu problema. Agora o serviço de hospedagem é maravilhoso, em quase 2 anos, nunca tive problema com lentidao, site fora do ar, ou coisa do tipo.
    Apesar do atendimento ruim, eu estou completamente satisfeito com o serviço do Uolhost, nao troco por nada.

    Valew, espero ter ajudado a quem esta em duvida com qual hospedagem vai escolher.

  2. é complicado, porque as pessoas pagas não só pelo produto, mas pelo atendimento e suporte de qualidade tbm. eu hospedo faz 1 ano com a Inter.net Hosting e tipo, o produto, o suporte e atendimento são bons, afinal to pagando.. quero o melhor!
    tenho um outro site q hospedo no gratuito deles e tenho tutoriais legais tbm.. acho q um bom serviço, é quando é completo!

  3. Ótimo artigo, principalmente quando se fala dos planos ilimitados. Existem muitos clientes que gostam de ser enganados ao escolher este tipo de empresas, pois não sei como algum cliente pode achar que exista algo ilimitado em tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *