Monetização

Google AdSense: o programa de afiliados preferido dos blogueiros?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Explicamos por que o AdSense é o programa de afiliados preferido de webmasters e blogueiros na hora de monetizar um site.

google adsense

Quando um blogueiro ou webmaster decide que seu site já está pronto para ganhar dinheiro, com uma boa visitação e com um layout
preparado, é costume usar um programa de afiliados pois, para quem está começando, não é fácil conseguir anunciantes diretos. Se você quiser entender melhor o que é um programa de afiliado, sugiro a leitura do artigo Ganhar dinheiro: analisamos os programas de afiliados – parte 1.

Dentre esses programas de afiliados, o Google AdSense acaba sendo a escolha mais comum. Mesmo em grandes sites como globo.com é comum vermos anúncios do AdSense. Mas, afinal, por que ele é tão escolhido entre os webmasters? Vou mostrar as características que fazem com que seja considerado tão bom.

Confiabilidade

Um grande problema que blogueiros enfrentam , é o fato da maioria dos programas de afiliados sempre gerarem desconfianças, se os cliques estão mesmo sendo validados, ou no caso das campanhas de cpa e cpm, se esses dados são validados, ou se a empresa não
está dando uma “sumida” nos ganhos. Com o AdSense é a Google que está por trás. Não que ele seja perfeito, e está longe de ser, mas já conquistou a confiança do mercado e não vai queimar sua reputação por tão pouco. Além disso, eles são bastante severos em relação a fraudes, banindo quem comete abusos ou fraudes.

Rentabilidade

Como os cliques são pagos em dólar, o AdSense costuma ser uma excelente fonte de renda para um blog ou site, com valores interessantes, mesmo se você não tiver uma explosão de visitas todo mês. Dependendo do nicho, é completamente possível fazer 12 dólares a cada mil visitas. E isso não impede que você use outros programas de afiliados (desde que não tenham os mesmos anúncios do AdSense), ou publique artigos patrocinados de anunciantes. Além disso, não importa o assunto do seu site, sempre existem anúncios que tenham a ver com o tema dele, devido ao item do próximo tópico.

Contextualidade dos anúncios

Uma das grandes vantagens do AdSense é a contextualização dos anúncios. O script que o AdSense usa exibe anúncios que tem a ver com seu site. Assim, não importa o assunto, os anúncios estarão contextualizados e a chance de alguém clicar será bem maior. Ele também exibe anúncios relacionados com as últimas buscas do usuário no Google! Mesmo que não tenha tanto a ver com seu site, algo que interessa ao usuário aumenta a chance de cliques ocorrerem. E quanto mais cliques, mais lucros.

Facilidade de uso

Embora certos layouts convertam mais e existam posicionamentos que rendem melhor, ele é muito fácil de usar. Basta colocar o código no seu site e não há mais nada a ser feito. Com isso sobra mais tempo para produzir conteúdo de qualidade, conseguir mais visitas, divulgar seu site e demais tarefas de um webmaster. Ao contrário de programas CPA como Submarino ou Netafiliation em que é preciso ficar escrevendo artigos para conseguir vender e lucrar, posicionar bem esses artigos etc.

Pagamentos em dia

banido adsense

É comum a Google pagar 2 ou 3 dias antes da data de pagamento, muito diferente dos programas afiliados brasileiros como Boo Box ou Submarino, como já falei nos artigos Submarino: é o fim do programa de afiliados? e Programas de afiliados: por que a Boo-box recebe tantas críticas?

A Google paga sempre em dia. Esse é um dos principais fatores pelos quais ele é tão querido por webmasters e blogueiros.

Conclusão

Particularmente, demorei a utilizar o Google AdSense, mas hoje posso afirmar: dos programas que utilizei até hoje, é o melhor. Não é à toa que continuo utilizando em todos os meus projetos.

E você? Qual sua experiência com o AdSense?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
banido adsense
Dúvida dos leitores: Por que alguém é banido no Google AdSense?
casal empreendedor
Casal Empreendedor cria empresa de Turismo e viaja o mundo enquanto trabalha!
afiliados brasil
Afiliados Brasil 2013 – participe do maior evento de afiliados que já surgiu no Brasil!
5 Comments
  • 2013-07-21T21:33:08-03:000000000831201307 at 21:33
    Resposta

    […] do que se trata o programa Google Adsense, ja expliquei aqui algum tempo atrás do que se trata neste post aqui. O público alvo são os editores , blogueiros e webmasters que utilizam esse programa e com […]

  • 2013-03-12T22:12:06-03:000000000631201303 at 22:12
    Resposta

    Com certeza é um ótimo sistema,mas apesar desse meu novo blog ser novo, tem apenas uma semana e já obtive cerca de 115 acessos, ele não foi aceito no Adsense.

    Se tiver alguma dica, tipo os requisitos para ser aceito no Adsense…
    Um abraço,parabéns pelos posts são ótimos.

    • admin
      2013-03-13T08:15:54-03:000000005431201303 at 08:15
      Resposta

      Talles, é importante ter pelo menos uns 2 a 3 meses de vida, para que quando os analistas do adsense entrem no blog, sintam que ja existe conteudo e visitas.

  • 2012-11-24T16:45:41-02:000000004130201211 at 16:45
    Resposta

    Estou trabalhando com o Google Adsense há um bom tempo e através da experiência adquirida nesses anos, eu posso dizer com toda certeza que é o melhor e mais fácil para ganhar dinheiro com blogs.

  • 2012-11-15T09:16:03-02:000000000330201211 at 09:16
    Resposta

    Almy,
    concordo com todas as suas colocações sobre o Google Adsense, ele é o melhor programa de afiliados, na minha humilde opinião, no Brasil e ainda o será por muito tempo, por todos os motivos que relatou e por outros ainda, como por exemplo poder colocá-lo em vários blogs e saber exatamente quanto cada bloco em cada site ou blog gerou, isso também é fundamental.
    Abraço.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage