Produtividade e Organização

Google Drive: 12 hacks pra você trabalhar melhor com ele!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Veja como o google drive pode ser usado de forma mais inteligente, facilitando seu trabalho e consequentemente agilizando seu tempo. Google drive hacks que vão facilitar sua vida!

O Google Drive é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem dos mais famosos da internet. Esse serviço pode facilitar muito a vida, uma vez que, com ele é possível ter acesso a seus documentos e arquivos de qualquer lugar. No artigo de hoje, vou te mostrar alguns hacks para que você consiga trabalhar melhor com ele, melhorar sua produtividade e acelerar seu trabalho. Se você ainda não conhece esse serviço gratuito do Google, ou não conhece todas as suas possibilidades, então continue lendo que separei os melhores hacks para você.

Google Drive – breve história

O Google Drive foi lançado em 2012, com o intuito de ser um serviço gratuito armazenamento e sincronização de arquivos. São disponibilizados 15 GB de espaço, e caso necessite de mais espaço pode ser contratado planos mensais com mais espaço.

arquivos drive

Atualmente é possível criar documentos de texto, planilhas, apresentações, formulários, armazenar vídeos, fotos, pastas prontas e muito mais.

Para ter acesso ao Google Drive é necessário ter uma conta de email no Google, dessa maneira você pode usar a plataforma no desktop ou até mesmo pelo smartphone.

Da mesma forma, se você já é usuário do Google Drive, mas não conhece todas as funcionalidades dele, separamos 12 hacks que vão te ajudar a aproveitar ainda mais esse serviço.

12 hacks para o Google Drive

Você pode usar o drive todos os dias e ainda assim não conhecer todas as suas funcionalidades. Separamos algumas das melhores para você conhecer e ficar um verdadeiro ninja nessa aplicação!

Suporta diversos formatos de arquivos

Antes de mais nada, vamos falar sobre um dos principais benefícios do drive, a capacidade de armazenar os mais diversos tipos de arquivos. Você pode guardar suas músicas, fotos, vídeos e muito mais. Use o Google Drive para enviar arquivos de maneira mais rápida para outras pessoas, por exemplo.

  • Arquivos compactados (.ZIP, .RAR, tar, gzip)
  • Formatos de áudio (MP3, MPEG, WAV, .ogg)
  • Arquivos de imagem (.JPEG, .PNG, .GIF, .BMP)
  • Marcação/código (.CSS, .HTML, .PHP, .C, .CPP, .H, .HPP, .JS)
  • Arquivos de texto (.TXT)
  • Arquivos de vídeo (WebM, .MPEG4, .3GPP, .MOV, .AVI, .MPEGPS, .WMV, .FLV, .ogg)
  • Arquivos Adobe
  • Autodesk AutoCad (.DXF)
  • llustrator (.AI)
  • Photoshop (.PSD)
  • Formato de documento portátil (.PDF)
  • PostScript (.EPS, .PS)
  • Elementos gráficos vetoriais escaláveis (.SVG)
  • Formato de arquivo de imagem com tag (.TIFF)
  • TrueType (.TTF)
  • Excel (.XLS, .XLSX)
  • PowerPoint (.PPT, .PPTX)
  • Word (.DOC, .DOCX)
  • XML Paper Specification (.XPS)

Atalhos ninja

Os atalhos podem facilitar a rotina de trabalho e uso do drive. Para que usa diariamente, pode apenas usar as teclas de atalho para fazer ações que são repetidas muitas vezes. Isso pode auxiliar até mesmo na produtividade.

google drive

Alguns dos principais atalhos são:

  • g + n – vá para a lista de pastas
  • – selecione um arquivo
  • Shift + t – crie um novo arquivo do Documentos
  • Shift + s – criar um novo arquivo Sheets
  • Ctrl + z (Windows), Command + Z (Mac) – Desfaz a última ação
  • Ctrl + Shift + z (Windows), Command + Shift + z (Mac) – refaz a última ação desfeita
  • Shift + 3 – Excluir itens selecionados

Pesquise arquivos e fotos

Precisa de um arquivo específico, mas não sabe em qual pasta está? Use a barra de pesquisa para encontrar o que procura.

Você pode encontrar os arquivos pelo o nome salvo ou por seu conteúdo. Por exemplo, quer encontrar um documento que fale sobre um determinado assunto, mas não sabe qual o nome salvo, então digite palavras que contenham no texto e o drive mostra todos os arquivos que podem corresponder a sua pesquisa.

Converta PDF e Imagem em texto

Recebeu um documento que precisa de edição, mas está em PDF ou como imagem? Abra como texto usando o docs. É muito mais simples e não precisa de nenhum aplicativo instalado.

Tudo o que você precisa fazer é clicar no arquivo e na hora de abrir o arquivo, clique com o botão direito do mouse e então selecione abrir com docs.

Trabalhe em equipe, mesmo distante

Precisa fazer um trabalho com muitas pessoas? Com o drive você pode compartilhar os arquivos e pastas com quantas pessoas quiser. E mais do que isso, podem editar os arquivos ao mesmo tempo. Essa é uma facilidade para todos, mas principalmente para quem trabalha em home office ou para trabalhos de escola/faculdade.

Além disso, você pode escolher as permissões que concede a cada pessoa, podendo até mesmo limitar as permissões e deixando apenas para visualizar.

Painel de atividades

No painel de atividades é possível que você veja todo o histórico de edição de um documento. Dessa maneira pode recuperar versões anteriores, ou até mesmo saber quem editou o que no seu documento.

Use na sua área de trabalho

Existe uma opção de instalar o google drive no seu computador e poder usar direto da área de trabalho. Assim, é ainda mais fácil para que você encontre tudo o que precisa, antes mesmo de abrir o navegador. O programa para desktop é totalmente grátis

use o drive qualquer lugar

Sincronize com seu computador

Não são todas as pastas que você precisa de ficar subindo para o drive. Faça a sincronização com o computador e tenha acesso aos seus arquivos de computador, diretamente no drive. Assim fica ainda mais fácil para que você compartilhe os arquivos. E mais do que isso, tem acesso aos seus arquivos de qualquer lugar, mesmo se não estiver acessando pelo seu computador.

Libere espaço rapidamente

Apesar de ter 15 GB de armazenamento grátis. Pode ser que seu drive fique lotado e você necessite de espaço. E uma maneira muito simples de conseguir isso é limpando a sua lixeira. Muitas vezes excluímos os arquivos do drive, mas eles continuam na lixeira e usando o espaço de armazenamento. Limpe a lixeira e tenha mais espaço.

Modelos prontos

O drive tem vários tipos de modelos prontos, sejam de documentos, planilhas, listas, etc. Você pode aproveitar todos eles para facilitar e agilizar sua vida. Existem planilhas de trabalho, de organização de viagens, de tarefas e até mesmo de ponto no trabalho. Além disso, tem apresentações de power point, calendários, e mais uma variedade de modelos para você usar a vontade.Acesse:

Use os templates prontos:

  1. No seu computador, vá para o Google Docs, Sheets, Slides, or Forms.
  2. No canto superior direito , click Template Gallery.(galeria de templates)
  3. Click no template que quer usar
  4. Uma cópia do template escolhido vai se abrir.

Organize em pastas

As pastas ajudam a separar os tipos de trabalho. Faça pastas privadas ou compartilhadas para reunir todos os seus arquivos de maneira organizada. Isso facilita até mesmo na hora de procurar por algo específico.

Ative notificações

Ative as notificações por email e saiba sempre que alguém editar ou atualizar um documento ou pasta que você tem compartilhada.

Também é possível ativar as notificações no slack, caso você faça uso também dessa ferramenta.

Quer saber mais sobre algo específico em relação a monetização de sites, redes sociais, seo ou facebook ads?

Deixe suas sugestões nos comentários. Ah, aproveita e me segue no instagram!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
freelancer
Freelancer: Como trabalhar menos e produzir mais!
conteudo
Importância do conteúdo de qualidade para blogs
concorrencia internet
Atenção Blogueiros e Webmasters! Vocês conhecem seus concorrentes?

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage