Otimização de Sites

Inbound Marketing: Tudo sobre essa estratégia!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Se você está começando seus estudos em marketing digital, ou aprofundando seu conhecimento, com certeza já ouviu falar sobre o Inbound Marketing. Mas afinal de contas o que esse termo significa?

Exatamente isso que vamos explicar nesse artigo, o que é, como funciona, como fazer e tudo o mais que você precisa saber. Continue lendo e confira!

O que é Inbound Marketing

Também chamado de marketing de atração, tem como o principal objetivo atrair e converter clientes. Nesse processo é preciso encantá-los, para que possam ser mais do que clientes, mas sim clientes satisfeitos, e que possivelmente voltarão a comprar o seu produto ou serviço.  Para conseguir isso existem 3 pilares básicos do Inbound Marketing: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias de Redes Sociais.

Se tradicionalmente a publicidade e propaganda tinha como objetivo interromper os clientes de seus afazeres normais e mostrar as vantagens de um produto X. Com o Inbound Marketing é diferente, a intenção é atrair as pessoas com um conteúdo relevante e de acordo com a atividade que ela está desenvolvendo no momento.

Por exemplo, se alguém está nas redes sociais vendo as atualizações e querendo relaxar, provavelmente ela não está propensa a comprar o seu produto ou serviço se for interrompida com algo de uma área totalmente diferente.

Entretanto, se aparecer um conteúdo relacionado ao que ela está  interagindo no momento, as chances de pelo menos atraí-la para conhecer mais sobre o assunto são maiores.

Com uma boa estratégia de Inbound Marketing o próprio cliente vem até a sua empresa e procura os seus serviços. Mas para que isso aconteça é preciso ter um bom conteúdo para atraí-lo. Se você não produz um material relevante, não investe em SEO e não utiliza as redes sociais de forma estratégica, você não tem uma estratégia de Inbound consistente, e suas chances de atrair o seu cliente diminuem consideravelmente.

marketing de atraçãoPara que serve?

Vamos agora a parte mais importante, para que serve o Inbound Marketing e porque você precisa investir nele?

Afinal, não é apenas a sua empresa que precisa de investir no Inbound Marketing, mas sim todas as empresas. Quem não investe nesse tipo de marketing está ficando para trás e está perdendo dinheiro. Isso é uma certeza.

A internet já faz parte da vida de uma boa parte da população. Estar conectado não é algo raro, pelo o contrário, não estar conectado que é. Smartphones com preços acessíveis ajudam nesse processo, além dos planos de internet que também ajudam todos a ficaram conectados uma boa parte do seu dia.

Com tudo isso, é necessário que a sua empresa esteja online também. Afinal, ao procurar produtos ou serviços as pessoas têm o hábito de pesquisar na internet. E se você está nas primeiras páginas dos buscadores isso aumenta seu potencial em fechar um negócio. E essa é apenas uma das estratégias de inbound.

Uma grande vantagem do Inbound Marketing em relação ao marketing tradicional é a possibilidade de medir todos os resultados por meio de ferramentas de web analytics. O que faz com que seja um investimento dentro da empresa e não um custo para empresa.

Uma vez que com todos os resultados é possível fazer relatórios que mostrem como o dinheiro foi investido e qual o retorno obtido até o momento.

estratégias de inboundComo funciona o Inbound Marketing?

Existem 5 grandes motivos para que você invista no Inbound Marketing dentro da sua empresa. Entre elas são:

  • Diminuir os custos para se conseguir um cliente
  • Aumentar a visibilidade da sua empresa, em todos os canais
  • Atrair clientes potenciais para o seu negócio
  • Gerar bons conteúdos para quem procura seu negócio
  • Otimizar os processos e aumentar as vendas

A partir disso surge a grande questão, como fazer Inbound Marketing? Vamos então entender melhor como essa estratégia pode ser feita.

Blog

Quando falamos no marketing de conteúdo n logo os blogs vem a mente e isso não está errado. É preciso ter um blog bem feito, com conteúdo relevante e que realmente vai ajudar ao seu potencial cliente. O primeiro passo é atrair o possível cliente, desse modo você precisa oferecer algo atraente, mesmo que seja de graça. Afinal, nesse primeiro contato você está ganhando a confiança do leitor e desse modo ele fica mais propenso a comprar um produto ou serviço seu no futuro. Afinal, consumiu um conteúdo gratuito de boa qualidade, então ele acredita que o serviço vendido também seja de qualidade.

SEO

Você sabe quantas buscas as pessoas fazem no Google por mês? São mais de 100 bilhões de buscas sobre os mais variados assuntos. E provavelmente alguém está procurando sobre o seu negócio.

Por isso, estar na primeira página, e principalmente nos primeiros resultados, faz com que as pessoas encontrem o seu negócio de maneira mais rápida.

Quando falamos em SEO, de maneira simplificada, estamos falando em posicionar um site ou blog entre os primeiros resultados dos buscadores, que não apenas o Google, apesar dele ser o principal.

Estude sobre SEO, veja como implantar as estratégias em seu site para que você tenha bons resultados nas buscas orgânicas.

inbound marketing alvoRedes sociais

Se milhares de pessoas estão acessando as redes sociais o tempo todo, porque a sua empresa ainda não está produzindo conteúdo para essas pessoas?

O potencial das redes sociais para atrair clientes é enorme. Divulgue um conteúdo de qualidade, leve as pessoas para o seu site e só depois venda para ela. Essa é uma grande estratégia, afinal, ao tentar vender de cara você pode assustar o possível cliente. Primeiro você ganha a confiança só para depois oferecer um serviço.

Mas antes de sair produzindo conteúdo para todas as redes sociais, saiba que é necessário entender onde o seu público está e investir nessa rede social. Se o seu público alvo está no Facebook, você precisa investir nele, se está no Tik Tok a mesma coisa.

Ter um perfil em todas as redes sociais é o mais recomendado, mas saber qual é a que tem mais possível clientes é indispensável.

Conclusão

Uma boa estratégia de Inbound Marketing consiste em saber como atrair o público, converte em cliente e depois analisar tudo o que foi feito e saber onde deve continuar apostando e o que deve ser descartado.

Já falei em outro artigo sobre 25 maneiras de ganhar dinheiro na internet, sugiro a leitura do artigo.

Se você tem sugestões ou dicas de coisas que quer ler por aqui, pode deixar nos comentários.


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
google speed teste
Google PageSpeed test: veja por que é importante testar seu site!
wordpress novo
Dicas: como deixar seu blog WordPress mais leve!
wordpress joomla drupal
WordPress, Joomla ou Drupal: qual o melhor CMS pro seu site?

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage