Monetização

Meu blog recebe visitas mas eu não ganho dinheiro! O que fazer?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Veja por que seu blog recebe visitas mas ainda não ganha dinheiro, e como mudar isso!

blogueiro sem dinheiro

No meu último post falei sobre como conseguir mais visitas para seu blog. Hoje vou falar mais um pouco do que acontece depois:  quando as visitas chegaram, mas o dinheiro não.

Embora hoje em dia muita gente blogue por diversão ou por hobby, muitos blogueiros investem tempo e esforço para que seu trabalho renda alguns trocados, nem que seja só para pagar a diversão no final de semana. Há quem acredite que só se ganha dinheiro com muitas visitas e que parte para conseguir visitas sem muito critério. Quantos blogueiros não estão por aí com 5 mil visitas diárias, mal ganhando 100 Reais de algum programa de afiliados? Se esse é o seu caso, vou mostrar o que pode estar errado e como pode ser melhorado. Veja por que o dinheiro ainda não chegou ao seu blog.

Você não tem visitas do Google

Pode ser que você até tenha alguma visitação do Google, mas pelo jeito ela ainda não é suficiente para gerar uma boa renda. Normalmente são as visitas vindas do Google que trazem mais lucro, pois são pessoas que nunca entraram no seu site e nunca viram seus anúncios. E são essas que vão clicar nos anúncios e fazer compras em seu banner de programas de cpa.

Solução: Existem várias maneiras de conseguir mais visitas do Google e também de outros buscadores. Recomendo a leitura dos dois posts abaixo para começo de conversa. Além disso, fazer com que seu conteúdo seja linkado também ajudará a galgar posições no Google. Escrever guest posts também ajudará bastante seu site nisso.

Você só recebe visitas de agregadores

Visitas de agregadores, em sua maioria, são uma grande ilusão. Talvez 2 ou 3 agregadores tragam visitas que podem voltar ao seu site, mas a grande maioria das visitas dura 10 segundos. O visitante vê seu site, sai e não volta nunca mais. Não adianta ter 5 mil visitas do Ocioso ou Ueba em um dia se no outro dia ninguém volta. Como esses visitantes na maioria das vezes são blogueiros como você, além de carregar seu servidor à toa, não vão clicar em anúncio nenhum.

Solução: Pare de mandar seus posts para 10 agregadores por dia pois isso se transforma em uma total perda de tempo. Você acaba escravo dessas visitas e ainda ilude o anunciante. Quem garante que no dia que um post patrocinado for publicado, o seu blog sairá no Ocioso? Invista em mais visitantes de buscadores e redes sociais e dependa menos de agregadores.

Programas de afiliados incorretos pro nicho

Digamos que você tem um site de maquiagem, mas só divulga banners de computadores no Submarino. Quem entra no seu site querendo ler sobre maquiagem, dificilmente comprará um computador. Esse é um erro que muitos blogueiros iniciantes cometem. Querem copiar os anunciantes de um blog de nicho diferente porque “ele ganha dinheiro assim”.

Solução: Se você tem um site de maquiagem, não anuncie computadores! Procure programas de afiliados que anunciam perfumes, maquiagens ou cremes e você realmente lucrará algo. Lógico que isso é apenas um exemplo exagerado, mas deve ser adaptado ao seu blog.

Falta de anunciantes diretos

Se você só recebe visitas de agregadores, dificilmente terá anunciantes diretos que, aliás, pagam muito melhor que programas de afiliados. É preciso ter um público fiel, seguidores nas redes sociais e também assinantes de feeds. Visitas do Google também são importantes, pois é através dos buscadores que alguns anunciantes acabam te encontrando.

Solução: Invista em deixar seu site com um layout bonito para os anunciantes, disponibilize formulário no seu site para as pessoas se inscreverem nos feeds e tenha um midia kit do seu site, como o que disponibilizei nesse post. Baixe e faça o seu.

Conclusão

Que tal arregaçar as mangas agora mesmo e se dedicar a corrigir em seu blog os pontos que eu citei acima? Darão trabalho? Com certeza! Mas quem disse que blogar não dá trabalho? Invisita nesses pontos e em poucos meses você verá uma boa mudança em seus ganhos.

Dúvidas e sugestões, estamos à disposição. Use os comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Polêmica:Infoprodutos são uma febre ou vieram pra ficar?
google adsense
Google AdSense: o programa de afiliados preferido dos blogueiros?
publicidade
Por que agências de publicidade procuram blogs cada vez mais?
4 Comments
  • 2015-09-04T19:38:35-03:000000003530201509 at 19:38
    Resposta

    Gostaria que se possível desse uma olhada em meu blog, e me orientasse no que estou errando.

  • marc
    2014-06-03T14:16:20-03:000000002030201406 at 14:16
    Resposta

    não intendi muito bem….para ganhar dinheiro com um blogue é preciso vender algo ?

  • 2012-11-27T01:07:50-03:000000005030201211 at 01:07
    Resposta

    Meu Blog tem bastante visitas mas eu não ganho quase nada com o Blog e não sei qual a solução porque

    Eu tenho bastante visitas do Google são mais 60% das minhas visitas e mesmo assim o lucro com adsense é minimo

  • 2012-08-09T15:40:15-03:000000001531201208 at 15:40
    Resposta

    Muitos boas essas dicas e obrigado pelo post, ajudaram muito. E tenho certeza que muitas outras pessoas também as aproveitaram.
    Artigo impecável.
    Continue assim e sucesso.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage