Otimização de Sites

Otimização: como descobrir e consertar links quebrados no seu site

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Por que é importante descobrir links quebrados no seu site? Como descobri-los? E como conserta-los?
Link Quebrado
Em um site que já tem muito tempo de vida e muitos artigos postados fica difícil saber se todas as páginas estão funcionando corretamente e se todos os links ainda apontam para resultados válidos. O Google e outros buscadores não gostam de encontrar referências inválidas em seu site, e elas podem afetar o posicionamento do seu site nas buscas. Assim, é de grande importância que seu site não tenha links quebrados.

Ferramentas

Apresento 2 ferramentas online que podem te ajudar a encontrar esses links:

http://www.mestreseo.com.br/ferramentas-seo/verifica-links-quebrados/

http://validator.w3.org/checklink

Basta digitar o endereço do seu site e deixar a pesquisa ser feita. Normalmente isso demora um pouco, e depende do tamanho do seu site.

Broken Link checker

Para quem usa o WordPress instalado em domínio próprio, essa é a solução mais eficaz. Esse plugin monitora todo o conteúdo de seu blog e verifica cada link, por mais interno e antigo que seja, em seus posts e páginas.

Ele pode ser baixado aqui e instalado como qualquer outro plugin do WordPress.

Como consertar

Ok, você achou links quebrados. E agora, o que fazer com eles?

Se o link apontava para um site que hoje já não está mais online, você pode remover o link ou apontar para outro site que aborda o mesmo assunto. Se o link aponta para algum artigo do seu próprio site, verifique o que ocorreu com a página. É importante também que sua página de erro 404 esteja configurada, e sempre apresente opções de retorno. Assim você mantem o usuário no site mesmo se uma ou outra página retornarem erro.

Conclusão

Você pôde constatar que não é tão complicado manter a saúde dos links do seu site. E ao mantê-la você estará contribuindo para uma melhor imagem do seu site junto ao Google e outros buscadores.

Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, os comentários estão abertos!

Referências: Ferramentas Blog e Mestre SEO


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
caunc
Destinos Incríveis para Empreendedores em 2018
wordpress joomla drupal
WordPress, Joomla ou Drupal: qual o melhor CMS pro seu site?
wordpress novo
Dicas: como deixar seu blog WordPress mais leve!
1 Comment
  • 2014-07-05T09:59:52-03:000000005231201407 at 09:59
    Resposta

    É, não foi desta vez que encontrei a solução do problema. Tenho um link quebrado em meu site, sei qual é mas NINGUÉM na net consegue dar uma solução definitiva. Todos os posts a respeito, assim como o seu, indicam este plugin ou até o programa Xenu, para “localizar”??? links quebrados, mas tudo o que fazem, é dizer o nome do link quebrado. É preciso que alguém indique exatamente COMO eliminá-los. Eu, através do Xenu, achei o link quebrado do meu site. Achei é modo de falar, pois só consegui o nome dele. Mas é daí? Quero saber como eliminar. Quase morri de rir, quando o Xenu informou a “localização” do meu link quebrado. Ele simplesmente disse que está em http://corretordeimóveis.harrystein.adv.br. Ou seja, está nomeu site. Noooooooooossa, que beleza. Quer dizer então, que o link quebrado está no meu site? Eu poderia esperar qualquer coisa, menos isto hehehe. É pra matar. Só rindo, mesmo. Que “solução” maravilhosa. Então é isso, vou continuar esperando que alguém informe ONDE eu entro e COMO elimino meu link quebrado. Dicas de como descobrir qual é o link quebrado, isto tem aos montes.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage