Monetização

Por que agências de publicidade procuram blogs cada vez mais?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Baixo custo? Rentabilidade? Entenda o que as agências de publicidade vêem de positivo em anunciar blogs e como deixar o seu mais atrativo.

Nos últimos anos, é cada vez mais comum que empresas grandes deixem suas marcas sob os cuidados agências de publicidade especializadas em marketing digital e campanhas nas redes. E algo cada vez mais constante, são agências divulgando seus clientes em websites e blogs. Mas afinal, que grande mudança ocorreu no mercado? O que os blogs possuem de tão atrativo? E como chegar até essas agências, monetizar seu site e lucrar com seu público?

 

publicidade

publicidade - entre nesse jogo!

Quem tem um site ou blog com o objetivo de ganhar com eles algum dinheiro tem de prestar total atenção a esse assunto. Os blogs mais lucrativos não são os que vivem somente de afiliados como AdSense, Submarino e outros, mas sim do dinheiro de campanhas de anunciantes diretos ou agências de publicidade. E é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje.

O que as agências de publicidade buscam nos blogs?

Basicamente, as agências têm 3 objetivos básicos e interligados ao comprar artigos patrocinados ou banners em um blog:

Posicionamento e divulgação da marca – a ideia aqui é fazer com que a marca se torne conhecida do público. Partindo do princípio de conquistar primeiro e vender depois, as agências publicam artigos patrocinados e ações em redes sociais, com o intuito de agregar valor à marca e torná-la conhecida. Com os blogs, o público já está definido. Basta escolher o blog que tem o público que a marca anunciante precisa. Ao contrário de um anúncio em rádio ou outdoor, em que não se faz ideia de quem está vendo ou ouvindo o anúncio.

Melhorar as vendas – Algumas empresas utilizam banners e artigos convidando o usuário ao site, principalmente com alguma promoção, desconto, ou campanha direcionada às vendas de determinado produto da marca. Novamente, o blog já entra com o público disponível e interessado, desde que a agência escolha corretamente o nicho. Costuma ser uma alternativa muito mais barata e rentável do que anunciar em um outdoor ou veículos como rádio ou televisão, e é um dos fatores que fazem com que a procura por blogs para divulgação venha se tornando cada vez mais frequente. Muitas vezes o blog é autoridade no assunto da campanha, e a opinião do blogueiro não só influencia as vendas como agrega valor à marca da empresa.

SEO – Muitas vezes, a agência tem um cliente atuante na internet, e que precisa ficar bem posicionado nas buscas para ultrapassar seus concorrentes. As agências compram posts patrocinados com o intuito de fazer o site rankear bem nas pesquisas, incluindo links dofollow nesse artigo patrocinado tentando fazer parecer que a empresa vem ganhando links naturais. Embora condenada pelo Google, essa é uma prática das mais comuns entre agências e blogueiros. Normalmente o blog já possui um bom PageRank e acaba passando autoridade ao domínio do site do anunciante.

Interessante, não? Mas essa procura só se torna possível quando o blog em questão já fez o “dever de casa”:

– Já possui público definido e seguidor do blog, seja pela visita frequente, newsletters ou  assinatura dos feeds.

– Tem bom público e alcance nas redes sociais.

– Já possui alguma relevância em seu nicho, no assunto que aborda.

– Já divulgou outras campanhas que possam ser citadas como cases de sucesso e qual foi o retorno obtido para o anunciante

– Pratica preços condizentes com o mercado e possui um midia kit detalhado dos seus espaços disponíveis, seu público, alcance, etc.

Como deixar seu blog mais atrativo para as agências de publicidade?

Antes de tentar contato com agências de publicidade para mostrar a disponibilidade do seu blog para anúncios e campanhas é preciso preencher os pré-requisitos acima. Veja como:

Público – Não adianta procurar anunciantes se você não tem publico. Nenhuma agência de publicidade séria vai querer anunciar em um blog com 200 visitas diárias e sem assinantes ou público nas redes sociais, por melhor que seja o conteúdo, ou por menor que seja o nicho do mercado dele. Cative seu público, seja útil para seus visitantes, ofereça conteúdo de qualidade e construa sua audiência. Além disso, quando esse público chegar, conheça-o e meça-o. Você precisa saber quem está entrando no seu site para poder oferecer essa audiência às agências.

anunciar site

Midia Kit – Após conseguir público, é importante criar um midia kit com os dados sobre seu blog que podem ser úteis aos anunciantes: faixa etária do público, visitantes, pageviews, origem dos visitantes, etc.

Layout – Por mais que você seja referência em seu nicho de mercado, um layout profissional conta e muito na hora que uma agência avalia se seu site é interessante para a campanha dela. Tenho um outro website com um bom layout profissional que comprei, elogiado por anunciantes e determinante para conseguir vários artigos patrocinados.

Formas de contato – pode parecer estranho, mas alguns sites escondem tanto as formas de contato ou formulários, que algumas agências até desistem de tentar entrar em contato e partem para outro blog.Por isso, deixe sempre à vista as forma de contato em seu site, e tenha sempre um formulário de contato disponível.

Redes sociais – em alguns casos a agência quer apenas seu público nas redes sociais. Por isso, tenha em mente que é preciso estar atuante e presente pelo menos nas principais: Facebook, Twitter e Google+.

Para finalizar, mantenha sempre o site atualizado e não deixe a qualidade do seu conteúdo cair. É melhor postar menos, mas posts de melhor qualidade. Costuma ser mais difícil ser contactado por agências do que trabalhar com programas de afiliados, mas digo, por experiência própria, que compensa e bastante. Portanto, é um trabalho a mais que vale bastante a pena! Só não caia no golpe de algumas agências que ganham uma boa grana de anunciantes e depois querem que blogueiros façam propaganda de graça. Sim, tem agência que pede isso e alguns ainda fazem, como descrevi nesse post. Valorize seu site, para que o mercado o valorize também!

E você caro leitor(a)? Qual sua experiência com agências de publicidade?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
banido adsense
Dúvida dos leitores: Por que alguém é banido no Google AdSense?
Como eu escolho um Infoproduto pra divulgar?
casal empreendedor
Casal Empreendedor cria empresa de Turismo e viaja o mundo enquanto trabalha!
2 Comments
  • 2014-07-14T17:57:28-03:000000002831201407 at 17:57
    Resposta

    Adorei o texto, otimas dicas. Bjs

  • 2013-01-19T07:26:55-03:000000005531201301 at 07:26
    Resposta

    Olá Almy,
    Muito obrigado pelo excelente artigo.
    Os blogs realmente estão figurando entre as grandes opções para publicidade atualmente, pois normalmente têm um público fiel que representa algum nicho de mercado.
    Um grande abraço.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage