Monetização

Quanto vale seu site? Veja como atribuir preço a um site se você pretende vendê-lo!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Mostramos como descobrir quanto vale seu site e que métricas devem ser observadas.

vender site

Quem tem um site ou blog, na correria do cotidiano, pode se ver obrigado a ter de vender o mesmo em algum momento.Seja por que existem outros assuntos que requeiram sua atenção, seja por falta de tempo, ou simplesmente por que você descobriu que não quer mais emxer com o mesmo.Porém, muitas vezes o site em questão já gera algum lucro mensal, e você não quer simplesmente “jogar ele fora”, você quer negociar ele por algum valor.Mas como descobrir quanto pedir, para que valha a pena essa venda, ou para que você também não fique anunciando a um preço fora da realidade que ninguém pagará.

Pensando nisso, resolvi mostrar em que prestar atenção na hora de dar um valor ao seu site.Obviamente, não há como medir algumas coisas, como o tempo que você trabalhou nele ou um possível valor sentimanetal que envolveu a criação desse site.Mas espero que essas dicas pelo menos lhe apontem algum norte,ok? Vamos lá.

Crie um midia kit de venda

anunciar site

Um bom jeito de saber quanto seu site vale e também de mostrar ao possível comprador que ele é um bom negócio, é montar um midia kit(se já não existe) para venda dele.Coloque a visitação, tempo do usuário no site, número de assinantes do feed, número de seguidores e fãs nas páginas do site nas redes sociais, público alvo do site, etc. As redes sociais estão em alta, e se seu site tem boa participação nelas, seu valor pode subir consideravelmente. Deixe isso claro. Enfim, destaque tudo que seja importante para mostrar a um possível interessado, que a compra do seu site é um bom negócio.Já mostramos como criar um midia kit de anuncios aqui nesse post.

Ferramentas para descobrir o valor do site

Existem alguns sites que irão lhe mostrar quanto vale seu site, alguns com valores meio exagerados para cima, outros exagerando para baixo. Sugiro que teste vários, e depois faça uma média, ou pelo menos pegue os pontos que cada ferramenta julga importante, e veja como seu site se posiciona nesses pontos.Ferramentas recomendadas:

http://www.siteworthchecker.com/
http://www.findwebsitesworth.com/
http://realwebworth.com/
http://www.cwire.org/website-value-calculator/

Técnicas de mercado

Uma técnica de mercado que é bastante utilizada para medir o valor de um site é pegar o faturamento médio mensal e multiplicar por 24.(2 anos).Obviamente é preciso muito cuidado, pois se seu site vive por exemplo de assuntos que tem interesse dos visitantes apenas em certas épocas, pode ser que o investimento não compense para um comprador, fazendo com que seu preço esteja fora do mercado e não desperte o interesse de um possível comprador.
Conclusão

Espero que as idéias do artigo lhe tenham sido úteis para descobrir quanto realmente vale seu site.Lembre-se sempre de que não daianta supervalorizar o mesmo, caso contrário não aparecerão compradores, mas também vender a preço muito barato, pode lhe causar arrependimento ao ver no futuro alguém lucrando bastante com o site.Por isso, tenham sempre em mente se a venda faz sentido e se de repente contratando alguem para atualizar o site e manter a renda do mesmo, não pode ser algo interessante.

Dúvidas e sugestões, os comentários estão a disposição.

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Qual o Melhor site de Loteria do Brasil? Analisamos aqui!
alternativas ao google adsense
Alternativas ao Google Adsense: conheça programas diferentes pra lucrar com seu Site!
publicidade
Por que agências de publicidade procuram blogs cada vez mais?

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage