Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Entenda melhor o que significa SEM, o famoso search engine marketing

sem e seo

Quando estamos aprendendo sobre internet, blogs e como fazer o site aparecer nas buscas do Google e demais buscadores, vez por outra nos deparamos com o termo SEM, facilmente confundido com SEO. Vamos explicar melhor do que se trata abaixo.

Afinal, o que é SEM ?
Digamos que você está buscando uma loja de calçados de couro na sua cidade e digita no Google “calçados de couro cidade tal”. Os resultados aparecem e você normalmente clica nos primeiros, certo?. Agora, imagine que você é o dono de uma loja de calçados de couro na sua cidade. Você não gostaria que a sua loja aparece primeiro, aumentando as chances de ser clicada e, por consequência, vender mais?

O SEM ou Search Engine Marketing (traduzido por alguns como MOB: Marketing de Otimização em Buscadores) é o conjunto de estratégias de marketing via ferramenta de busca e é baseado nas palavras-chave. Quando se busca uma loja de calçados de couro como no exemplo, a pessoa procura por “calçados de couro cidade tal” e recebe a lista de links relacionados. Ele poderia procurar também por “calçado de couro”, “couro calçados” ou “calçados cidade tal”. A lista pode ser infinita, por isto a importância da palavra-chave no search engine marketing.

O SEO é uma estratégia de fazer seu site aparecer. O SEM vai além disso. É voltado ao marketing do seu produto ou serviço e pode ser feito de duas formas: natural ou patrocinada.

SEM natural

Através do uso de técnicas de SEO você pode fazer com que seu site apareça mais nos buscadores. Existem várias técnicas que podem ajudar. Para isso recomendo a leitura dos posts:

SEO: 7 erros que voce não deve cometer em seu site!

SEO: conheça 4 livros incríveis para aprender sobre Search Engine Optimization!

A vantagem do SEM natural é que não se gasta nada além do trabalho em deixar o site com boa usabilidade, carregamento rápido e de acordo com os padrões exigidos pelos buscadores. Obviamente não há garantias de posicionamento. Porém, se imaginarmos que não há gastos em investimento inicial, esta pode ser uma excelente estratégia. Muitos sites saem do nada e se tornam lucrativos na venda dos seus produtos apenas investindo em qualidade e bom posicionamento.

SEM patrocinado

Para ficar no topo das buscas do Yahoo e Google existem os programas como o AdWords, no qual você anuncia e seus links aparecem nos sites que usam AdSense e na página do Google, como resultado de buscas que tenham a ver com palavras-chave definidas por você. Existem grandes vantagens neste tipo de anúncio:

– Relevância. A pessoa vê a publicidade quando está procurando pelo assunto;
– Preço baixo. Na busca natural, não é cobrado nada para aparecer em primeiro;
– Paga apenas pelo click. Nos links patrocinados, se a pessoa não está interessada no seu site, ela não clica e você não gasta;
– Visibilidade: As ferramentas de busca estão entre os site mais famosos de internet, sendo a página inicial de navegação de muitas pessoas.

Normalmente, este tipo de anúncio é definido por leilão. Quanto maior o valor pago por clique, mais vezes e melhor posicionado o anúncio aparece.

Conclusão

Espero que o artigo tenha dado uma boa idéia para vocês do que é o SEM, o tão falado search engine otimization. Se houver alguma dúvida ou sugestão, basta enviar nos comentários :o)

Referência: Imasters


Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

By Almy

Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites

One thought on “SEM: entenda o que é, e por que ele é confundido com SEO…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *