Google está adotando medidas cada vez mais agressivas contra sites que vendem links, chegando até a lançar um vídeo gravado por Matt Cutts!
O Google sempre foi contra a venda de links que visam melhorar o PageRank de determinados sites. Talvez por isso as medidas mais recentes da equipe de buscas do Google tem se tornado cada vez mais agressivas. Para quem não é muito familiarizado com o assunto, vamos explicar por que as pessoas vendem links e como funcionam as novas medidas adotadas pelo Google contra os sites que vendem links indiscriminadamente.
Por que alguém compra link?
Para entender por que comprar um link é preciso entender o conceito do Google PageRank como falei no artigo Google PageRank: o que é e para que serve?
Sugiro a leitura, para um entendimento completo. Resumindo: quanto mais links apontando para seu site, maior o PageRank. Somado a outros fatores, quanto maior o PageRank, maiores as chances do site ficar bem posicionado nas buscas do Google. Não é difícil imaginar que muitos sites comprem links para tentar subir nas pesquisas de forma artificial e com isso ganhar mais dinheiro. Afinal, se você vai comprar um tênis e procura no Google as chances de comprar de um site que está na primeira página são muito maiores. Por isso, para empresas da internet estar bem posicionado é importante. E fazem de tudo, inclusive comprar links, para que isso ocorra.
Por que alguém vende link?
Por dinheiro! O que ocorre é que muitos blogueiros e webmasters não conseguem gerar uma boa renda somente com programas de afiliados e não têm anunciantes direitos. Assim, a única opção é venderem links, ainda que possam existir punições se o Google descobrir. Essa é uma das maneiras mais simples de ganhar dinheiro com sites.
Como o Google tem combatido a venda de links
O recente update, Google Penguin, foi criado justamente para ajudar a coibir a venda de links, uma vez que pune sites que tem links em excesso, principalmente se usando o mesmo texto âncora, tentando manipular as buscas. Essa prática é claramente reconhecida como Black hat SEO. Mas além disso, Matt Cutts, chefe do time de combate ao spam nos buscadores, gravou um vídeo recente, onde pergunta: Comprar links dói, não?
B vídeo explica, em um tom debochado, o que acontece com sites que praticam a venda de links. Todos nós sabemos que quando o Google pega alguém comprando links esse site é punido. Agora acontecem punições também para quem vende.
O que acontece com os sites que vendem links se forem pegos pelo Google?
De acordo com Matt Cutts, 3 coisas básicas acontecem:
– O site que está vendendo o link tem seu PageRank reduzido de 30 a 50%
– O site que está vendendo o link perde a habilidade de passar autoridade de PageRank adiante.
– O link que aponta para o site do comprador perde relevância e deixa de ser contado.
Conclusão
Já falei o que penso sobre o Google no artigo O que é spam para o Google? Qualquer coisa sobre a qual não pode lucrar! mas a grande verdade é que hoje muitos sites tem 50 a 60% de suas visitas atreladas ao Google. Portanto, se você não quer ver suas visitas caírem pela metade, o jeito é seguir as regras, independentemente de concordar com elas ou não.
E você? O que acha dessas atitudes do Google?
Referências: Seroundtable & Semrush
Olá, Almy, excelente sacada publicar esta informação.
Eu acredito ser correto o que o Google está fazendo punindo estes sites porque em primeiro lugar ele, por enquanto e sabe-se Deus até quando, tem poderes para atuar desta forma e em segundo lugar a intenção é dar valor a quem trabalha sério e fica o dia e a noite escrevendo artigos no Blog ou Site pessoal e também artigos em outros Blogs para levantar um capital.
É tudo muda, inclusive os “Cambalachos” que a internet proporciona.
Pois é Ricardo, penso da mesma forma!
Olá Almy!
Esta semana até recebi uma pergunta de um leitor sobre estas questões depunições no Google.
Nessa questão eu concordo plenamente com o Google, só espero que as punições sejam justas e somente aqueles que realmente estão vendendo e/ou comprando links seja punidos.
Obrigado pela dica!
Abraços e muito sucesso!
Pois é John, eu tambem espero! hehehe
Excelente artigo, google dando valor a quem realmente se esforça!
Eu acredito que esta atitude só vem para atender interesses particulares, “óóó que grande novidade”, mas esta claro que o Google perdeu o controle total e agora esta tentando se ajustar as estratégias espertalhonas de alguns sites, eu acredito que as mudanças vem pra melhorar já que quem produz conteúdo integro será favorecido, entretanto espero que o Google tenha ferramentas eficientes para realizar as analises e distribuir as devidas punições, pois acredito que muitos serão punidos indevidamente. Afinal de contas é impossível fazer omelete sem quebrar alguns ovos…