SEO

SEO: Google aperta o cerco contra sites que vendem links!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Google está adotando medidas cada vez mais agressivas contra sites que vendem links, chegando até a lançar um vídeo gravado por Matt Cutts!

O Google sempre foi contra a venda de links que visam melhorar o PageRank de determinados sites. Talvez por isso as medidas mais recentes da equipe de buscas do Google tem se tornado cada vez mais agressivas. Para quem não é muito familiarizado com o assunto, vamos explicar por que as pessoas vendem links e como funcionam as novas medidas adotadas pelo Google contra os sites que vendem links indiscriminadamente.

sites  que vendem links

Por que alguém compra link?

Para entender por que comprar um link é preciso entender o conceito do Google PageRank como falei no artigo Google PageRank: o que é e para que serve?

Sugiro a leitura, para um entendimento completo. Resumindo: quanto mais links apontando para seu site, maior o PageRank. Somado a outros fatores, quanto maior o PageRank, maiores as chances do site ficar bem posicionado nas buscas do Google. Não é difícil imaginar que muitos sites comprem links para tentar subir nas pesquisas de forma artificial e com isso ganhar mais dinheiro. Afinal, se você vai comprar um tênis e procura no Google  as chances de comprar de um site que está na primeira página são muito maiores. Por isso, para empresas da internet estar bem posicionado é importante. E fazem de tudo, inclusive comprar links, para que isso ocorra.

Por que alguém vende link?

Por dinheiro! O que ocorre é que muitos blogueiros e webmasters não conseguem gerar uma boa renda somente com programas de afiliados e não têm anunciantes direitos. Assim, a única opção é venderem links, ainda que possam existir punições se o Google descobrir. Essa é uma das maneiras mais simples de ganhar dinheiro com sites.

Como o Google tem combatido a venda de links

O recente update, Google Penguin, foi criado justamente para ajudar a coibir a venda de links, uma vez que pune sites que tem links em excesso, principalmente se usando o mesmo texto âncora, tentando manipular as buscas. Essa prática é claramente reconhecida como Black hat SEO. Mas além disso, Matt Cutts, chefe do time de combate ao spam nos buscadores, gravou um vídeo recente, onde pergunta: Comprar links dói, não?

B vídeo explica, em um tom debochado, o que acontece com sites que praticam a venda de links. Todos nós sabemos que quando o Google pega alguém comprando links esse site é punido. Agora acontecem punições também para quem vende.

O que acontece com os sites que vendem links se forem pegos pelo Google?

De acordo com Matt Cutts, 3 coisas básicas acontecem:

– O site que está vendendo o link tem seu PageRank reduzido de 30 a 50%

– O site que está vendendo o link perde a habilidade de passar autoridade de PageRank adiante.

– O link que aponta para o site do comprador perde relevância e deixa de ser contado.

Conclusão

Já falei o que penso sobre o Google no artigo O que é spam para o Google? Qualquer coisa sobre a qual não pode lucrar! mas a grande verdade é que hoje muitos sites tem 50 a 60% de suas visitas atreladas ao Google. Portanto, se você não quer ver suas visitas caírem pela metade, o jeito é seguir as regras, independentemente de concordar com elas ou não.

E você? O que acha dessas atitudes do Google?

Referências: Seroundtable & Semrush


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
guest post
SEO: entenda por que guest posts são importantes
sem e seo
SEM: entenda o que é, e por que ele é confundido com SEO…
seo morreu
SEO não morreu! Participe do ConSEO e veja por quê!
6 Comments
  • 2013-04-16T20:56:25-03:000000002530201304 at 20:56
    Resposta

    Eu acredito que esta atitude só vem para atender interesses particulares, “óóó que grande novidade”, mas esta claro que o Google perdeu o controle total e agora esta tentando se ajustar as estratégias espertalhonas de alguns sites, eu acredito que as mudanças vem pra melhorar já que quem produz conteúdo integro será favorecido, entretanto espero que o Google tenha ferramentas eficientes para realizar as analises e distribuir as devidas punições, pois acredito que muitos serão punidos indevidamente. Afinal de contas é impossível fazer omelete sem quebrar alguns ovos…

  • 2013-04-07T09:58:51-03:000000005130201304 at 09:58
    Resposta

    Excelente artigo, google dando valor a quem realmente se esforça!

  • 2013-04-07T02:07:52-03:000000005230201304 at 02:07
    Resposta

    Olá Almy!

    Esta semana até recebi uma pergunta de um leitor sobre estas questões depunições no Google.

    Nessa questão eu concordo plenamente com o Google, só espero que as punições sejam justas e somente aqueles que realmente estão vendendo e/ou comprando links seja punidos.

    Obrigado pela dica!

    Abraços e muito sucesso!

    • admin
      2013-04-08T01:33:53-03:000000005330201304 at 01:33
      Resposta

      Pois é John, eu tambem espero! hehehe

  • 2013-04-06T01:28:20-03:000000002030201304 at 01:28
    Resposta

    Olá, Almy, excelente sacada publicar esta informação.
    Eu acredito ser correto o que o Google está fazendo punindo estes sites porque em primeiro lugar ele, por enquanto e sabe-se Deus até quando, tem poderes para atuar desta forma e em segundo lugar a intenção é dar valor a quem trabalha sério e fica o dia e a noite escrevendo artigos no Blog ou Site pessoal e também artigos em outros Blogs para levantar um capital.
    É tudo muda, inclusive os “Cambalachos” que a internet proporciona.

    • admin
      2013-04-06T10:14:02-03:000000000230201304 at 10:14
      Resposta

      Pois é Ricardo, penso da mesma forma!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage