SEO

SEO:por que o conteúdo de qualidade já é metade do caminho para rankear bem?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Mostramos e provamos: conteúdo de qualidade já faz metade do trabalho de SEO e exige menos esforço para rankear bem seus artigos…

Já falei várias vezes no Mestre dos Sites por que é importante ter conteúdo de qualidade e que vá ao encontro do que o usuário está procurando. Sabemos que o conteúdo de qualidade por si só não é garantia de ficar bem posicionado no Google e em outros buscadores como falei no artigo Seu conteúdo é de qualidade ? Ótimo, mas e o resto?

Por outro lado, oferecer conteúdo de qualidade torna seu trabalho muito, mas muito mais fácil. Muita gente pode dizer que isso é lorota ou “conversa de ‘guru do SEO'”. Sinceramente, já vivi isso na prática em sites diferentes. Em alguns casos é possível ultrapassar o concorrente somente fazendo um texto melhor que o dele. Isso torna o trabalho de linkbuilding e divulgação bem menos difícil e você terá de se preocupar bem menos em conseguir links para seus artigos.

Como avaliar se meu conteúdo é de qualidade?

Uma das pessoas mais influentes nesse meio, Flávio Raimundo, postou outro dia no Facebook um checklist sobre conteúdo de qualidade. Confiram comigo:

checklist de conteudo seo

Checklist de conteúdo e SEO - salve no seu PC!

É o tipo de imagem para pendurar ao lado do monitor e fazer a checagem quando achar que terminou de escrever seu artigo. Nem sempre conteúdo de qualidade precisa ser grande, já que o usuário pode achar cansativo e até sair do site. Por outro lado, dependendo do nicho, é impossível desenvolver uma ideia decentemente em 300 palavras apenas. Se ainda não ficou claro o motivo do conteúdo de qualidade ser tão importante, vou tentar ser mais direito. Vamos lá.

Por que o conteúdo de qualidade já é meio caminho andado na SEO?

Vou citar um exemplo bem prático. Além do mestre dos sites, possuo outros sites, e um deles é um site pega paraquedista, onde embora realmente a intenção seja apenas conseguir visitas do Google e lucrar com o AdSense, sem pretensão de fidelizar o leitor. Não ofereço conteúdo ruim, nem engano o leitor. Se ele chegou até o site buscando uma receita de frango assado, lá está a receita toda explicada. Se ele quer saber como trocar o óleo do carro, lá está a explicação correta. Usando o google keyword tool descobri uma palavra-chave com muitas buscas e concorrência média. Vi os textos ridículos de meus concorrentes, de 300 palavras ou menos, que nada explicavam ao leitor, oferecendo apenas um link para o que o usuário queria. O que fiz? Escrevi conteúdo de qualidade, explicando tudo certinho, com exemplos, vídeo e um bom texto de 700 palavras.

O que ocorreu?

surpresa pc

Hoje estou em terceiro no Google, recebendo media de 150-200 visitas por dia dessa keyword, só perdendo para um site do Google e a Wikipedia. E isso sem comprar links em nenhum lugar, pra não dizer que não fiz nada, fiz 1 único guest post em um site PR2. Hoje o post tem 10 links apontando pra ele onde somente 1 fui eu que consegui, todos os outros foram sites me linkando. Conteúdo de qualidade atrai links e não é só isso.

Conteúdo de qualidade atrai:

– Sinais sociais, como tweets, likes e G+ , que hoje são um sinal importante para o Google rankear seu site.

Links, uma vez que os usuários gostam do que estão lendo e colocam no seu blog, no Facebook ou fórum.(Aqui mesmo várias vezes aparecem visitas de posts meus vindo de fóruns onde fui linkado)

– Anunciantes, sim, muitas agências de publicidade e até anunciantes diretos, passam a confiar mais em um site que apresenta conteúdo de qualidade.

– Visitantes fiéis e regulares, que sabem que uma visita a seu site é garantia de informação ou entretenimento de qualidade e passam a  aumentar sua audiência, o que é excelente para despertar interesses dos anunciantes.

– Assinantes de feeds  que são também um excelente termômetro de como seu conteúdo é útil e está conquistando leitores.Além de público garantido quando publicar publieditoriais, deixará os anunciantes satisfeitos

– Seguidores e fãs em redes sociais, uma forma excelente de divulgar mais ainda seu site e conseguir cada vez mais visitas, indicações e links.

Muita gente, mas muita gente mesmo vai comentar discordando e dizendo que o que importa mesmo são os links, a esses posso dar um outro exemplo prático.Eu mesmo, já fiz posts de qualidade duvidosa e consegui mais de 20 links para alguns deles, muitos deles dofollow. Sabem o que aconteceu em várias dessas vezes? Fiquei atrás de textos com 2 links para eles apenas, onde o site era PageRank 1 e o meu 3. Sabem por que? O conteúdo do concorrente era infinitamente melhor que o meu!

Pois é caros leitores, a ideia desse artigo, era tentar mostrar que não é lorota de “guru de SEO” , nem mentira de blogueiro para conseguir visita, conteúdo de qualidade é cada vez mais o diferencial na concorrência por boas posições nos buscadores, e quem insiste na prática do Black hat e de escrever qualquer coisa e apontar 200 links pro artigo, está fadado ao fracasso.Pode ser que no curtíssimo prazo até existam resultados, mas a dúvida não é SE o Google vai te punir, e sim QUANDO isso vai ocorrer, ok?

Dúvidas ou sugestões, deixem nos comentários!

 

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
escrever para o google
Atenção Blogueiros e webmasters:vocês escrevem para os seus usuários ou para o Google?
sem e seo
SEM: entenda o que é, e por que ele é confundido com SEO…
Search Masters 2019 – tudo sobre esse evento incrível!
7 Comments
  • 2019-02-25T22:23:20-03:000000002028201902 at 22:23
    Resposta

    muito bom gostei das informacoes ne ajudou bastante

  • 2014-07-16T12:41:49-03:000000004931201407 at 12:41
    Resposta

    Comecei estudar a fundo SEO este ano e podemos dizer que rankear um site é quase uma arte, não é mesmo?

    Estou adorando trabalhar com isso e cada site meu que aparece na primeira página do Google me dá mais gás para continuar.

    Obrigada pelo site maravilhoso que o Mestre dos Sites é. Aqui obtive muita informação de qualidade.

    Abraços

  • 2013-03-15T20:42:18-03:000000001831201303 at 20:42
    Resposta

    Olá Almy!

    Infelizmente as pessoas têm cada vez mais procurado por trabalho na internet, ganhar dinheiro na internet e não procuram isso pensando em trabalhar duro, em longo prazo. Estão contaminadas com o imediatismo.

    Querem ter tudo para agora, já.

    Criam blogs onde são tão “objetivos” que o conteúdo que deveria ser a principal fonte pra informação se torna apenas mais um adereço do blog.

    Espero que as coisas comecem a mudar logo.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraços!

    • admin
      2013-03-16T22:36:42-03:000000004231201303 at 22:36
      Resposta

      Pois é, concordo plenamente! :o)

  • 2013-03-12T14:27:57-03:000000005731201303 at 14:27
    Resposta

    Cara isso é verdade tenho uma dieta no meu site…descobri sem querer no facebook que já existe até comunidade para a dieta que publiquei no meu site e tem quase 200 membros coisa de doido meu…

    conteúdo de qualidade gera divulgação espontânea sem o menor esforço.

  • 2013-03-12T05:04:55-03:000000005531201303 at 05:04
    Resposta

    Olá Almyr, disse tudo e sabe porque é tão difícil encontrar conteúdo de qualidade?

    Pelo mesmo motivo que eu informo em meu blog que o tão falado “Trabalho na Internet” é possível, mas para quem quer trabalhar de verdade.

    A maioria busca técnicas mágicas, ou seja alguma coisa que gere resultado, mas com pouco ou de preferência nenhum trabalho,

    Parabéns pelo artigo.

    • admin
      2013-03-12T08:24:01-03:000000000131201303 at 08:24
      Resposta

      Penso exatamente como voce Ricardo!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage