Monetização

Seu site é uma mídia poderosa! Não faça propaganda de graça!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Veja por que você não deve cair no golpe da “sugestão de pauta” de agências de publicidade e de SEO.

publicidade

Pelo menos uma vez por semana recebo em algum dos meus sites, emails com propostas de “sugestões de pautas”, de emails de agências de SEO ou de publicidade, querendo “me dar” um texto de qualidade (segundo padrões deles) com links para algum cliente deles. Minha política é de sempre dizer não, mas antes que me taxem de arrogante ou prepotente, explicarei o por quê disso.

Essas “sugestões de pauta” ou mesmo guest posts são uma famosa prática de linkbuilding. Nos textos há um link para outro site, a fim de melhorar o PageRank e consequentemente o posicionamento nas buscas do Google. Sempre incentivei e também faço meus guest posts em sites de blogueiros e amigos. Já publiquei aqui vários guest posts, como esse artigo do  Bruno Simomura por exemplo. Não há nada de errado em fazer isso entre amigos e é uma prática saudável. O problema é que, no caso dessas agências, elas recebem muito bem dos seus clientes para executar esse trabalho.

Imagine por exemplo que existe uma loja de notebooks que está em sexto lugar na busca do Google para notebooks. Ela venderá infinitamente mais se estiver em primeiro lugar, concorda? E a agência receberá uma boa verba para fazer com que isso se torne realidade. Agora, você acha justo seu site ajudar nisso com a publicação do link no post e não receber nem um “agrado”, enquanto a agência enche o bolso de dinheiro?

Seu site tem custos para ficar no ar!

Eu não sei se esse é o seu caso, mas eu pago a hospedagem do site, os registros de domínio e até redatores para meus sites, entre outros custos que um site normalmente possui. Imagino que seu site também gere custos como esses. Como arcar com essas despesas senão com o dinheiro proveniente dos anúncios veiculados? Se você sempre veicula anúncios de graça em seu site e seus perfis sociais, vai acabar por usar dinheiro do bolso para sustentar seu site, a menos que seja um hobby com o qual você não se importa em gastar. Mas se seu objetivo é ter retorno financeiro, publicando anúncios de graça isso jamais ocorrerá.

Seu site só gasta seu tempo? Tempo é dinheiro!

ganhar dinheiro na internet

Mesmo que você tenha parcerias e não tenha custos com seu blog ou site, ele com certeza requer seu tempo e como dizem os economistas: tempo é dinheiro. Clichê? Talvez. Mas tenha certeza de que seu tempo é valioso e publicar anúncios de graça gratuita é um total desperdício.

Fazer propaganda de graça desvaloriza o mercado!

Pense comigo: se todas as agências de publicidade conseguirem anunciar de graça em blogs e sites, o mercado estará fadado ao fracasso para você blogueiro ou webmaster. Deixar que alguém publique em suas redes sociais também contribuirá para isso. Quantas vezes não recebemos emaisl do tipo: “conheça nossa açao nas redes socias, com a marca x, divulgue!” sem ao menos enviarem um produto para review que seja,ou algum tipo de compensação pelo uso do espaço.

Talvez meu texto soe um tanto quanto prepotente ou “mercenário” demais, mas saiba que já vi agências divulgando em seus portifólios que conseguiam blogueiros de graça para postar campanhas de clientes, com retorno excelente e sucesso de vendas. Ou seja, praticamente dizendo aos seus clientes que eles tem uma legião de “trouxas” que fazem propaganda de graça, o que eu faria apenas para ajudar um amigo, ou uma instituição filantrópica, como já fiz em outros sites meus.

Seu site é uma mídia poderosa! Valorize isso!

Veja hoje, quantas pessoas são atingidas pelo seu site, seus perfis nas redes sociais, através do que você publica. É óbvio e justo que esse impacto seja valorizado.Minha mensagem é de que você deva cobrar uma fortuna nos anúncios em seu site, cada um tem seu valor que acha justo em sua mente, e o mercado dirá se esse valor condiz com a realidade.Mas não desvalorize seu produto, sua vitrine, seu trabalho e seu esforço.se você ainda não enxerga isso e mesmo assim pretende ganhar dinheiro com seu site, sua caminhada será bem mais difícil.

Conte pra gente, como você age nesses casos? Publica o post pra “não se queimar”com a agência, ou manda logo o link pro midia kit?

 

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
brava cursos
Ganhe dinheiro com seu blog! Conheça o programa de afiliados da Brava Cursos!
Google AdSense: por que seu CPC tem caído? Conheça melhores alternativas!
google adsense
Google adsense:5 mitos sobre ele em que você não deve acreditar!
8 Comments
  • 2012-12-28T23:47:17-02:000000001731201212 at 23:47
    Resposta

    Ola!
    criei recentemente um blog no blogspot, atualmente estou testando um host para possuir dominio proprio e utilizar o wordpress.org….acho que escrevi certo!

    o que eu queria saber é onde encontro programa de afiliados voltado para público de artigos militares, armas e equipamentos taticos,
    GRato

  • 2012-10-01T13:38:24-03:000000002431201210 at 13:38
    Resposta

    Nunca concordei com isso e após tornar publica a minha indignação em um grupo de blogueiros, nunca mais recebi publieditoriais de uma agência.

    Eles tentavam ou tentam persuadir os “parceiros” a aceitar artigos não remunerados em troca de uma futura recompensa, algo que nunca acontece.

    Recebo diariamente, no mínimo 1 email pedindo link em troca de um “mega-ultra-super” artigo. Obviamente não aceito e por experiência não mais respondo, pois sei que será perda de tempo.

    Bom texto.

    Alexandre

  • 2012-08-23T23:02:43-03:000000004331201208 at 23:02
    Resposta

    Recebo regularmente “sugestões de pauta” de agências e assessorias de imprensa e não veiculo de graça, sendo divulgação de empresa, produto ou serviço. Para estes casos, minha resposta padrão é sempre o midia-kit.

    Agora, se é uma ONG ou alguma entidade filantrópica, a história é outra. Faço uma pesquisa e, se for séria, divulgo.

    Perguntem se algum portal, jornal, rádio ou TV, faz de graça. Veiculação é dinheiro!

    Saudações

    Marcus

  • 2012-08-23T16:49:04-03:000000000431201208 at 16:49
    Resposta

    Concordo completamente com você!
    Fazer propaganda de graça não está com nada, não é certo e não dá lucro.
    Exija uma quantia correta ou algo que compense.
    Parabéns pelo ótimo artigo e pelo blog.
    Continue assim.

  • 2012-08-23T13:51:47-03:000000004731201208 at 13:51
    Resposta

    Normalmente nem pedem esse tipo de divulgação, porque já deixo claro na página sobre anunciantes que qualquer projeto não-pessoal não será aceito em guest posts. Mesmo assim alguns insistem e o que faça é enviar o Mídia Kit – que nem é respondido. E como disse o colega acima, links sempre levam nofollow, pagando ou não.

    Mas acho que sendo bem seletivo, dá pra aproveitar alguma coisa dessas ofertas de post. Basta negociar com o anunciante e tentar chegar a um ponto comum quanto ao conteúdo (ter algo realmente útil e interessante para seus leitores) e os links.

  • 2012-08-23T10:56:59-03:000000005931201208 at 10:56
    Resposta

    Almy, primeiramente, Parabéns pelo artigo!

    A mesma situação já aconteceu comigo algumas vezes. Procuro responder educadamente, mas segue cópia do Mídia Kit. E normalmente, a mensagem não é respondida.

    Atualmente, nem pagando, coloco links “dofollow”, levando em consideração informações do próprio Google sobre links pagos http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=66736 .

    Perdi algum dinheiro com isso, mas mantive minha seriedade. Inclusive uma empresa, apesar da informação que passei, ela insistiu em querer que eu publicasse um artigo aleatório, com seus links. Minha resposta foi mais uma vez não. Pois, não quero nem correr o risco do Google identificar como link pago e resolver penalizar o meu blog.

    Entendo que somente iremos melhorar o mercado com esse tipo de ação que estamos fazendo. Espero que cada vez mais, os blogueiros se concientizem disso e sigam o mesmo exemplo.

    Parabéns, mais uma vez, pelo artigo!

    Abraços!

  • admin
    2012-08-23T08:52:54-03:000000005431201208 at 08:52
    Resposta

    Fabio,

    sendo bem sincero, mesmo que você consiga 10mil visitas na primeira semana( se essas 10mil sao de agragadores, ou de alguma forma foram compradas de programas de autosurf nem podem ser consideradas), normalmente não são as empresas que procuram, normalmente, emrpesas contratam agencias de publicidade e sao as agencias que costumam fazer essa ponta, e dentre os vários fatores que elas analisam antes de te contactar é a idade do dominio e o pagerank(que so atualiza meses depois que seu site é criado).Então sendo bem sincero, acho praticamente impossivel uma empresa ja querer anunciar no site com apenas 1 seman de vida, independente do numero de visitas.

    Obrigado pela visita!

  • Fábio Castro
    2012-08-23T03:04:12-03:000000001231201208 at 03:04
    Resposta

    Sou eu novamente Almy !!!! Tudo bom ??

    Se por exemplo, eu conseguir criar um site que na primeira semana de exibição receba 10 000 visitantes, o que eu posso esperar a nível de contatos de empresas ???? E se eu ignorar os contatos … eu valorizo ou deixo de gerar valor para o site ?

    Mais uma vez, grato !

    * Fábio Castro *

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage