Monetização

Análise: Hypes são lucrativos?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Entenda o que é um site de hype e se realmente vale a pena investir nisso.

hype
No último sábado tivemos infelizmente a morte da comunicadora,apresentadora, cantora, Hebe Camargo. Mal surgia a notícia, e uma infinidade de sites já a retransmitiam, alguns copiando, e outros sites de outros nichos tentando “pegar carona”, já que sabiam que as visitas (ao menos na teoria) aumentariam devido ao hype. Mas o que é um site de hype? Esse tipo de site é lucrativo? Falaremos sobre isso a seguir.

O que é hype?

Hype significa o assunto “quente” do momento, as coisas mais buscadas pelos os internautas pára-quedistas. Coisas como fotos bizarras, mortes, vídeos comprometedores de celebridades, fofocas e curiosidades. Enfim, coisas inúteis que servem para provocar instantaneamente enxurradas de acessos a blogs e sites, devido à procura do assunto.

Problemas que ocorrem em sites de hype

Embora pareça muito legal ter um site assim, sites como esses enfrentam alguns problemas como:

Hospedagem

Nem todo mundo possui um plano de hospedagem de sites que suporta muitos acessos. Por isso não é raro que alguns sites saiam do ar por causa do excesso de acessos. Por outro lado, alguns webmasters e blogueiros migram de hospedagem para planos mais caros, mas quando o hype passa (e ele sempre passa) percebem que não tem aquele tráfego todo dia e estão pagando caro, as vezes até diminuindo o lucro. Se você quer hospedagem boa e barata, eu recomendaria a Hostgator. Clique aqui e conheça.

Monitorar as notícias

Para se dar bem com um hype é preciso estar constantemente monitorando as notícias. Você pode terminar estressado ao ter que olhar o Twitter a todo instante, para ser o primeiro a publicar que alguém morreu, foi preso ou flagrado em uma situação comprometedora. Você acaba fazendo um trabalho de jornalista investigativo, paranoico por “cobrir” o próximo acontecimento.

Anunciantes

Como os hypes passam, o tráfego do seu site vira uma verdadeira montanha-russa. Em um dia, 500 visitas, no outro 12 mil. Fica difícil vender espaços publicitários para anunciantes diretos, pois você não pode garantir uma audiência. Se o anunciante gasta dinheiro e não obtém retorno, não volta a anunciar com você. Assim seu site acaba escravo de programas de afiliados como Submarino e AdSense, entre outros.

Sites de hype são lucrativos?

Depende. Meu diz mais lucrativo no AdSense até hoje foi por causa de um hype. Porém, para sites que produzem conteúdo de qualidade, não vejo vantagem em ficar escravo do próximo assunto que vai “bombar”, além dos problemas com hospedagem. Dependendo do site, você pode acabar se desviando do nicho, e os leitores costumam não gostar disso. Mas, se você trabalha em casa e tem 24 horas pra monitorar notícias, pode ser que eles sejam lucrativos, mas esteja preparado para uma montanha russa de ganhos e de visitas, para os altos e baixos que ocorrerão.

E você? Tem algum site de hype? Já pegou carona em algum sem querer em seu site?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
google adsense
Google Adsense: aprenda como evitar erros que os blogueiros cometem usando ele!
roubo afiliados
O que há de errado com programas de afiliados do Brasil?
adsense fail
Google Adsense – por que os rendimentos tem caído tanto para os editores?
4 Comments
  • admin
    2012-12-19T22:16:32-02:000000003231201212 at 22:16
    Resposta

    Felipe, pelo que ouço falar, o blogger aguenta e muito esse trafego intenso, tenho amigos que tem blogs la com 30mil visitas diarias sem problemas.

  • 2012-12-19T22:12:59-02:000000005931201212 at 22:12
    Resposta

    Olá Almy, parabéns pelo site!

    Não sei se minha pergunta foge do escopo do texto, mas tive uma dúvida com relação a hospedagem e talvez você possa me ajudar. Tenho experiência com o blogger e o wordpress.org. Migrei recentemente do primeiro para o segundo.

    Entretanto, surgiu a dúvida, se o site tiver muitos acessos em um período pequeno de tempo ele pode cair, certo? No blogger, na qual a hospedagem é pelo google, o mesmo poderia ocorrer? Digamos, se um blogger com endereço .com ou .com.br tiver milhões de acessos em um período curto, ele também teoricamente poderia ficar fora por problemas na hospedagem?

    Atenciosamente,

    Felipe de Souza

  • 2012-11-26T22:47:47-02:000000004730201211 at 22:47
    Resposta

    O meu Blog é sobre Musica e ele é muito parecido com site Hype porque temos picos de trafego no dia em que uma banda internacional esta fazendo Show no Brasil e dois ou três dias depois que a banda deixa o Brasil o trafego vindo do Google cai bastante

  • 2012-10-03T02:57:44-03:000000004431201210 at 02:57
    Resposta

    Já tive site Hype e realmente a hospedagem é uma grande dor de cabeça, como o grande número de cliques inválidos também é…

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage