Produtividade e Organização

Tipos de empreendedor: descubra qual é o seu

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Empreender é algo que está no sangue de quem o faz. Habilidade que pode ser desenvolvida, em sua maioria, se manifesta por meio de um desejo de fazer algo diferente. Inovação é o guia e o alvo de todo empreendedor. Fazer algo novo e totalmente diferente é o sonho de cada um deles.

Nos últimos anos tem crescido o número de empreendedores focados no desenvolvimento de franquias e microfranquias. Com a crise financeira esses modelos de negócio ganharam força e ficaram populares. Investir pouco e ter grandes lucros, é o pensamento do empreendedor que investe nesse tipo de negócio.

tipos de empreendedor

Por mais que pareça que todo empreendedor é igual, há uma enorme diferença entre cada um deles. Existem pelo menos cinco tipos diferentes de empreendedor e cada um deles tem particularidades que os torna únicos. Seja no desenvolvimento de franquias, microfranquias ou multinacionais, a personalidade e intenção do gestor fazem toda a diferença.

Tipos de empreendedor

Há um tipo de empreendedor para cada modelo ou seguimento de negócio. Pois, a forma como ele age acaba refletindo na gestão e, consequentemente, faz com que obtenha sucesso em um nicho específico. Pensando nisso, separamos os tipos de empreendedor para que você descubra qual é o seu. Confira:

1. Empreendedor Cético

O empreendedor cético é o tipo que vive de análises e acaba estagnado. Viver de questionamento, tanto do èxito quanto dos fracassos é o seu lema. Examinar minuciosamente os negócios dos outros para localizar os “golpes de sorte”, ou mesmo uma boa herança que o empreendedor de sucesso possa ter recebido, é uma de suas estratégias.

Por não acreditar que é possível ser bem-sucedido, esse tipo de empreendedor fica preso e encontra todas as desculpas possíveis para justificar a sua inércia.

empreendedor cetico

2. Empreendedor imitador

Este tipo de empreendedor é daqueles que vê o sucesso dos outros e tenta copiá-lo. A cópia vai na contra-mão do empreendedorismo, mas eles não se preocupam com isso. Fazer um Benchmarking é importantíssimo para os negócios, mas é importante se atentar, pois inspiração não é o mesmo que cópia.

Para que as informações colhidas no Benchmarking sejam aproveitadas da melhor forma é indicado fazer um Brainstorming, alinhando as ideias e propondo as melhores modificações e adaptações para o desenvolvimento de um negócio único.

 

3. Empreendedor estudioso

Adquirir novos conhecimentos e desenvolver ações de melhoria para os negócios é o objetivo desse tipo de empreendedor. Para ele estudar e aprender coisas novas são tão prazerosos quanto criar novos negócios.

Para esse tipo de empreendedor antes de adotar qualquer estratégia e iniciar ou crescer um negócio, é preciso observar os exemplos de outros empreendedores e pesquisar todos os cenários e resultados possíveis. Cautelosos e precisos, eles estão sempre a frente, tendo conhecimento geral não apenas do próprio ramo de negócio, mas de diversos nichos.

empreendedor estudioso

4. Empreendedor determinado

O empreendedor determinado não tem medo de desafios. Inovar é o objetivo principal desse tipo de empreendedor. Por acreditar no sucesso e em novas ideais, eles acabam se destacando em meio aos demais. Buscando sempre criar e desenvolver algo seu, totalmente diferente do que já existe, esse tipo de empreendedor se destaca e faz com que seu negócio cresça juntamente com ele.

 

5. Empreendedor realizador

O empreendedor realizador aprende com os próprios erros e acertos. Por ter passado por todas as etapas da construção de uma empresa, ele já sentiu o agradável sabor do sucesso e o seu foco passa a ser escalar seus negócios e deixar um legado.

 

Descobriu qual tipo de empreendedor você é? Agora é hora de desenvolver ações corretivas, ou investir no seu modo de empreendedor e correr atrás do sucesso!

 

Clique aqui para conferir mais artigos como esse 😉


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
ideia
Produtividade: acabou o assunto para o seu site? Veja o que fazer!
redatores
5 DICAS PARA MELHORAR O CONTEÚDO DO SEU BLOG
sedentarismo
Atenção blogueiros! O sedentarismo pode matar vocês!
1 Comment
  • 2019-01-24T14:37:02-03:000000000231201901 at 14:37
    Resposta

    Artigo muito interessante! Pois passei também por alguns destes estágios, desde o cético e agora empreendedora estudiosa rs

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage