Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Os plugins WordPress são uma excelente ferramenta, mas alguns podem ser perigosos para seu site. Explicamos como e por quê. Confira!

Uma das grandes vantagens da plataforma WordPress é a utilização de plugins, códigos já prontos que adicionam funcionalidades ao seu site sem a necessidade de entender programação ou sobre banco de dados. Em um clique tudo funciona. Porém, o uso desmedido de muitos plugins pode ocasionar alguns problemas no seu WordPress como consumo excessivo de recursos do servidor, lentidão do site, entre outros problemas. Já abordamos o tema no artigo Dicas: como deixar seu blog WordPress mais leve!

wordpress plugins consumindo
Calma, ainda há solução pro seu WordPress!

Mesmo com poucos plugins instalados sua hospedagem pode começar a reclamar que você está usando muitos recursos do servidor. Pode até receber uma mensagem expulsando seu site dos servidores deles! Isso acontece, pois alguns plugins existentes tem problemas em seus códigos e são conhecidos “devoradores de recursos”. Para não correr o risco de passar por esse problemas, vou falar sobre algum desses plugins, explicando para o que servem e por que são prejudiciais.

Plugins WordPress prejudiciais para o seu site

Separamos os mais conhecidos na comunidade WordPress.

Yet Another Related Posts Plugin (YARPP)

O que ele faz: o YarPP mostra, ao final dos posts ou na sidebar, outros posts relacionados. Isso ajuda a manter o usuário na página, oferecendo mais conteúdo.

Qual o problema: O grande problema é que ele faz requisições demais ao servidor para montar os posts relacionados, pesando o servidor. Mesmo com poucas visitas, alguns webmasters receberam aviso de consumo de recursos por usarem esse plugin. Uma boa alternativa a ele é o plugin Nrelate content, recomendado por muita gente do ramo e é o que uso aqui no Mestre dos Sites.

Broken Link Checker

O que ele faz: testa os links do seu site para ver se há links ou referências quebrados. Isso ajuda não só na SEO como otimiza a navegação do seu visitante.

Qual o problema: como faz esse teste a todo instante, gera um número elevado de requisições no servidor, elevando o processamento. Uma dica é usar esse plugin com parcimônia. Não é preciso verificar links quebrados a todo instante. É possível checar os links e então removê-lo. O Webmaster Tools da Google já aponta vários links quebrados a serem corrigidos e não pesa seu servidor.

SEO Auto Linker

O que ele faz: O SEO Auto Linker é um plugin que ajuda a promover a linkagem interna dos seus posts, para ajudar na SEO e interligar seu conteúdo, também ajudando seu usuário a ficar mais tempo em seu site.

Qual o problema: o problema é que pra fazer essa linkagem, ele acaba se tornando um devorador de recursos no servidor, pois faz muitas requisições no banco de dados o tempo inteiro, prejudicando bastante a performance do site como um todo.

Tweet Blender

O que ele faz: O Tweet Blender é um plugin que carrega um widget com os tweets do seu profile, ou as mentions, coisas relacionadas ao artigo publicado.

Qual o problema dele: o problema é que ele faz requisições demais. Mesmo com o uso de plugins de cache, ele precisa ficar conectando ao Twitter para atualizar, o que acaba exigindo demais do servidor.

NextGen Gallery

O que ele faz: É um plugin de galeria de imagens, pode ser usado em categorias, ou até mesmo para posts relacionados, muito usado em sites de fotografia e afins.

Qual o problema dele: o problema é que pra fazer essas galerias funcionarem , ele acaba requisitando essas imagens a todo instante, gerando uma carga excessiva de consultas no WordPress, e sobrecarregando o servidor.A maioria dos plugins de galeria acarretam esse problema.

Conclusão

É preciso cuidado na hora de sair instalando plugins em seu WordPress. Como dicas finais eu colocaria:

– Procure opiniões de amigos que já usam o plugin que você quer instalar

– Procure informações em fóruns antes de instalar um plugin novo

– Via de regra, plugins de estatísticas consomem muitos recursos. Tem certeza de que o Google Analytics  já não fornece as informações que você precisa?

Se você tem mais dicas pra gente, pode deixar nos comentários, beleza? Quem sabe não faremos uma versão 2 desse artigo?

 

 


Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

By Almy

Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites

9 thoughts on “WordPress: conheça plugins prejudiciais ao seu site!”
  1. Olá Almy!

    Gostei do seu artigo de hoje! De fato todos esses plugins tem algo que pode lhe prejudicar no blog, principalmente o Broken Link Checker, onde que no meu caso ele até travou totalmente o blog!

    Até!

    1. Olá Eduardo,

      Eu utilizo ele aqui no blog e gosto bastante, mas ele requer um trabalho extra pra configurar, pois tem muitas opções, realmente se for configurado errado pode prejudicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *