Temas Variados

Como manter a Saude trabalhando pela Internet?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Muita gente romantiza trabalhar 12 horas por dia, e esquece dos exercicios e da qualidade de vida. Mas até onde isso faz bem? Deixo algumas dicas de como manter a saúde trabalhando pela internet

Quem nunca viu sua saúde piorar quando teve de trabalhar mais, ficar mais horas no trabalho e negligenciar exercícios e dieta? Bom, não sei quanto a você, mas eu já passei por isso algumas vezes e não foi nada legal. Obviamente não sou médico e não posso aconselhar nada de saúde, mas como alguém que já trabalhou 12 horas por dia por vários meses, acho que posso falar sobre minha experiência pessoal do que funciona ou não. Se você já esta com problemas de saúde por causa de stress no trabalho, o recomendado é ir direto ao médico e fazer um checkup logo completo. Eu mesmo fiz um recentemente, assim que o atendimento presencial voltou. É bom ao menos uma vez por ano fazer todos os exames e ter certeza de que não há nada de errado. Mas se você só quer mudar sua rotina, talvez eu possa ajudar com algumas dicas.

Dicas para manter a Saúde trabalhando pela Internet

Como manter a Saude trabalhando pela Internet

Algumas dicas podem soar simples, mas ajudem bastante, confira:

Cuidado com o Sedentarismo

De acordo com a definição dada pela Wikipedia,  o sedentarismo é caracterizado como a falta ou acentuada diminuição das atividades físicas.Ela é um dos principais males do século 20 e 21. Algumas pessoas associam o sedentarismo ao “excesso de conforto” proporcionado pela vida moderna. As pessoas se empolgam trabalhando, jogando e outras atividades e ficam horas sentadas em uma cadeira de frente ao computador ou tv. Mas um dos remédios é juustamente a prática constante de exercícios. Eu por exemplo ando cerca de uma hora caminhando e correndo um pouco todos os dias, é bom que pego sol também e ajuda meu corpo a produzir vitamina D, o que auxilia no combate a várias doenças.

Cuidado com seus olhos

É possível encontrar na internet vários lugares que vendem óculos de grau masculino dos mais variados preços.

Atenção a saude emocional

Para manter a saúde emocional no home office (e até fora dele), tenha um horário certo para começar e terminar o trabalho. Além de ter uma pausa para almoço bem definida e se permitir a pequenos intervalos ao longo do dia para tomar um chá, comer uma fruta, se alongar e bater um papo. Manter contato com as pessoas, jogar uma leve partida de videogame ou somente conversar ali uns 20 minutinhos com o pessoal do whatsapp, pode te ajudar a lidar com o stress do trabalho pela internet. Outro fator interessante e que pode ajudar, é fazer terapia. Existem inclusive vários psicologos que atendem pela internet, ainda mais em tempos de pandemia.

Faça intervalos

Fazer intervalos para ficar em pé, se alongar, alongar os pulsos e braços é uma excelente medida. Isso evita tromboses, problemas circulatórios e até problemas cardíacos e LER(lesão por esforço repetitivo). Tente levantar pra tomar uma agua e se alongar, pelo menos de 1 em 1 hora.

Não economize na ergonomia do ambiente de trabalho

Uma cadeira barata ou uma mesa ruim, são economias que não valem a pena, pelo desconforto e problemas que podem causar. É preciso ter em mente que se você vai trabalhar sentado 8 horas por dia, tem que investir na sua saúde sim.Por isso, uma cadeira confortável, protetores de pulso, descanso no teclado e outros itens de conforto não devem ser vistos como gastos e sim investimentos em um trabalho saudável e produtivo.

Muitos partem direito para cadeiras estilo ” cadeira do chefe” ou “cadeira gamer”, mas alguns pontos precisam ser considerados:

  • tamanho certo do corpo — os pés têm que tocar o chão, e as pernas devem ficar retas;
  • proteção de áreas da coluna, como a lombar, com o apoio adaptado para o corpo;
  • assento reto e sem formato, com a borda da frente redonda.

Embora existam facilidades na compra pela Internet, minha opinião pessoal é de que so indo ate o local e sentando, girando e testando a cadeira podemos ter certeza do que é melhor para nosso corpo!

Alimentação correta ajuda bastante

Em uma alimentação saudável, determinados nutrientes, como o ômega 3, ajudam a constituir a chamada bainha de mielina, membrana que envolve os neurônios e otimiza o funcionamento cerebral. Assim, há uma melhora do raciocínio, da memória e da concentração.

Claro que comer hambúrguer é gostoso, mas comer só isso, pedindo ifood 5..6 vezes na semana pode acabar levando nossa saúde para o espaço. Comer em casa coisas mais saudáveis, fugir um pouco do pão, refrigerante e fast food pode deixar nosso corpo muito mai disposto. Falo isso por experiência própria, nos últimos 2 meses, só cortando essas “porcarias”  e caminhando já perdi quase 6kg. Além da disposição ao trabalho ter melhorado bastante.

Menos é mais

Trabalhar em excesso, pode causar complicações nos dedos das mãos e no pulso, como a tendinite. E ficar na mesma postura, ainda que seja confortável, pode gerar problemas na coluna também. A ansiedade e a depressão são outras consequências disso.

Ao contrário do que as pessoas pensam, trabalhar mais não aumenta a produtividade (é justamente o contrário); enquanto que muitas horas de trabalho induz a se cometer mais erros. E essa situação se agrava quando vemos que há outros desgastes emocionais relacionados ao isolamento social. Vários estudos ao redor do mundo corroboram que a partir de 6, 7 horas diárias de trabalho, o cérebro já não é mais produtivo como no início do trabalho e o cansaço gerado não gera um ganho efetivo no trabalho. Eu mesmo ja cheguei a trabalhar 12 horas por dia por vários meses, mas chegou um ponto que não valia a pena e terceirizei várias coisas, como a redação por exemplo.Ter equilíbrio é importante, será que não existem tarefas mais simples em seu trabalho que  não podem ser terceirizadas ou até automatizadas.

 

Bom, espero que tenham gostado das dicas e sugestões pessoal.Conta pra mim como vocês lidam com essa questão do exercício e da saúde trabalhando pela internet em casa, usem os comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Afiliados Brasil 2016: veja tudo que rolou por lá!
identidade autor
Identidade: por que é importante que os leitores saibam quem é você!
Afiliados Brasil 2014: diário de bordo, impressões e mais. Veja como foi!
2 Comments
  • Renan Kuwana
    2020-10-13T13:43:10-03:000000001031202010 at 13:43
    Resposta

    Artigo fantástico, estou começando a trabalhar pela internet e este artigo vai me ajudar muito. Obrigado.

  • Felipe Cardoso
    2020-09-28T09:23:24-03:000000002430202009 at 09:23
    Resposta

    Algo que me ajudou muito é comprar uma bola de pilates e substituir aquela cadeira padrão. A sua lombar agradece por “força-lo” a sentar corretamente, o que permite você sentar por um pouco mais de tempo.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage