Temas Variados

Como sobreviver no Mercado de Afiliados durante a crise do corona?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Dicas práticas e boas idéias do que fazer. Veja como estou fazendo para sobreviver no mercado de afiliados durante a crise do corona, quem sabe você não aproveita essas idéias para seu negócio?

Nos últimos dias, ninguém aguenta mais ouvir falar sobre a Covid19, Quarentena e corona vírus. Além da perda irreparável de vidas e de pessoas doentes e sofrendo, isso tudo também tem significado uma crise para quase todos os mercados. E no mercado do marketing de afiliados, a coisa não tem sido diferente. No artigo de hoje, vou falar um pouco sobre o que tenho tentado fazer para superar isso, espero que consiga te ajudar.

A queda é inevitável, a sua reação a ela é que vai definir seu futuro

sobreviver no mercado de afiliados

Por mais que seja importante reagir, o primeiro passo para superar uma crise é não negar sua existência, mas sim abraçar esse caos momentâneo e fazer dele seu momento de recriação. (filosofei agora né? :p). Mas a verdade é que sabendo e admitindo a crise, principalmente para quem trabalha com tráfego orgânico, podemos traçar planos de ação eficientes. Veja esse gráfico da equipe do Neil Patel, mostrando quais nichos tiveram mais perda de tráfego dos buscadores:

queda trafego

Além da perda do tráfego orgânico em vários nichos, é fato notório, que as taxas de conversão dos sites e campanhas, sofreram quedas na maioria dos mercados. Mesmo o setor financeiro, que teve grandes aumentos no tráfego, teve quedas nas conversões. Não inventei esses dados: Exame , Neil patel, Infomoney, forbes, dentre vários outros veículos afirmam o mesmo.

O mercado de afiliados durante a crise – dicas do que fazer

Tendo em mente o cenário acima, um plano de ação deve ser feito. Várias das idéias abaixo podem soar simples ou óbvias demais, mas podem ser bem úteis:

Projete receitas e despesas dos próximos meses

Tente separar as despesas por tipo de gasto(fixo e variável). Priorize os gastos fixos e reduza ao máximo os variáveis. Assim, fica mais fácil saber quanto de dinheiro irá precisar para manter seu negócio nos próximos meses.

Corte custos

Parece algo óbvio, mas muita gente não se atenta que tão importante quanto ganhar dinheiro na crise é não gastar sem necessidade. Aqui por exemplo, vi que alguns domínios que registrei há mais de 2 anos e nunca coloquei o projeto no ar iriam expirar e pensei comigo: se em 2 anos não fiz nada com eles, não é agora na crise que vou fazer. Como trabalho com SEO, acabo pagando algumas ferramentas de análise gringas, que infelizmente são em dólar. Com dólar em mais de 5 reais não faz muito sentido manter tudo. Cortei Ahrefs já há algum tempo e hoje uso apenas Semrush que realmente é imprescindível. Além disso, descobri que meu plano de celular na claro já havia vencido o contrato, renegociei e consegui um plano melhor do que o que tenho hoje, com mais internet e pagando menos.(Claro, fico preso lá por 12 meses pelo contrato, mas não tenho planos de mudar de operadora mesmo). Também percebi que estava pagando uma hospedagem na hostgator US (em dólar) sem necessidade para sites que poderia mover para hospedagens que ja tenho. Enfim, nada de mirabolante, mas quando somamos tudo, já rola uma economia que ajuda bastante na época de crise.

Diversificando

Uma coisa que aprendi desde quando comecei a trabalhar com marketing de afiliados é não colocar todos os ovos em uma só cesta. Tenho sites de vários nichos diferentes, de educaçào a tecnologia, passando por culinária e saúde.Além disso, de 2 anos pra cá também passei a investir em tráfego pago, para fazer vendas com facebook ads e outras redes. Diversificar abre possibilidades e dá capacidade de “manobrar” em uma crise. Claro, se você não diversificava antes, isso se torna mais difícil em uma época de crise. Mas é nessa hora que temos de nos reinventar. Deixo o artigo abaixo como sugestão:

25 maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet Honestamente em 2020

Se você já trabalha há algum tempo como afiliado, pode achar interessante também essas redes de afiliados:

Alternativas ao Google Adsense: conheça programas diferentes pra lucrar com seu Site!

 

O Google Trends é seu amigo

Sempre falo sobre como gosto dessa ferramenta, falei disso até em uma recente live no meu instagram profissional. Quer saber o que as pessoas estão buscando nessa crise? O google trends te dá o termômetro disso e te entrega dados consistentes do que está sendo buscado no google nas ultimas 24 horas, dias, semanas e até meses. Veja o exemplo abaixo:

google trends corona

Olha por exemplo algumas idéias de conteúdos que você pode fazer artigos em seus sites:

Trabalha no Nicho de Saúde? – As consultas por corona virus, como se proteger , como lidar com a quarentena aumentaram

Trabalha no Nicho de Culinária? – As consultas por como cozinhar em casa, como fazer comida e até receitas para microondas, aumentaram bastante

Trabalha no Nicho de Tecnologia? – As consultas sobre como usar aplicativos de videoconferencia, como melhorar a internet e como montar seu home office dispararam.

Trabalha no Nicho de benefícios sociais? – Muitas pessoas foram ou serão demitidas e irão precisar de auxilios do governo, bolsa família, fgts, seguro desemprego.

Entendeu a idéia? Serve para vários nichos, esses são só exemplos.

Sem Tráfego de SEO? Olho no Search console!

O search console tem informações excelentes de forma gratuita, para melhorar seu site no google. entre no search console, escolha um site e no menu a esquerda, escolha a guia “desempenho”. Obviamente eu tirei as keywords por que não quero ninguém copiando minhas pautas, mas percebam por exemplo na primeira setinha, embora meu artigo que está no google para aquela keyword tenha aparecido 55.772  vezes no resultado, teve apenas 255 cliques. Ou seja , nao teve nem 1% de cliques( nem chegou perto disso).

google search console mais trafego

Como podem observar acima, isso aconteceu em outras keywords tambem. O que isso quer dizer? Pode indicar várias coisas:

1- Meu site está mal posicionado nessas keywords

2- Ele pode estar bem posicionado, mas o título do artigo está ruim

3- Ele pode estar medianamente posicionado, mas o título do artigo está ruim

Bom, a primeira alternativa dá mais trabalho corrigir, mas as 2 de baixo é facil de se resolver, basta deixar o titulo mais chamativo e mais a ver com o que o usuário está buscando no google. O que costumo fazer:

1- Analiso o título dos concorrentes e vejo como posso deixar mais chamativo ou mais a ver

2- Corrijo o titulo , aproveito para editor o artigo e envio novamente no google search console

Recentemente, consegui subir 15% do tráfego de um site e 30% de outro apenas mudando títulos das postagens. Claro, dá trabalho é chato fazer isso, mas o que importa é que funciona, você vai ter mais tráfego, sem investir nada além do seu tempo e esforço.Para quem está sem grana pode ser a única saída.

Não pare de atualizar seus sites e projetos!

Sim, talvez você agora não tenha grana para manter todas as redatoras escrevendo nos seus projetos, para ter artigos novos, mas não paralise totalmente nenhum projeto. Se você atualizava 4 vezes por semana, continue atualizando os artigos, nem que seja 2 vezes por semana. Nas redes sociais a mesma coisa, não paralise os esforços do que você vem construindo ao longo dos anos junto aos seus seguidores. Se você á autoridade em seu nicho ou estava caminhando para isso, continue! Mire principalmente em conteúdo “evergreen” , que ainda terá interesse daqui a algum tempo, pois quando a crise acabar, esses sites estarão a frente de quem parou.

estratégias de inbound

Olhe para o passado, mas não se prenda a ele

Se você trabalha com sites ou campanhas, que tal parar um pouco e pensar onde você estava 3 anos atrás, que produtos divulgava? Que artigos davam mais visitas? Bom, você tem 2 ótimas ferramentas para responder isso: o google analytics e o gerenciador de anúncios do Facebook. Pegue o no analytics de 3 anos atrás nesse mesmo 16 de abril e veja como estavam seus projetos. Muito provavelmente, seu artigo que mais mandava tráfego não é o mesmo de hoje não é verdade? Minha sugestão:

  • Pegue os 10 top artigos do site
  • Edite, linke internamente, melhore as imagens
  • Jogue nas redes sociais

Já no caso do facebook ads é bom olhar suas campanhas antigas, e ver se o produto ainda existe para ser vendido. Muitos produtos que lá atrás tiveram seu boom acabam retornando, o consumo é cíclico, basta observar as modas por exemplo. O que era velho ontem, se torna o novo do amanhã.

Anunciar pode ser interessante

como conseguir anunciantes

Bom, eu particularmente cancelei a maioria das minhas campanhas por que as conversões despencaram e acabaram levando o roi embora. Porém, ao mesmo tempo, comecei alguns testes em outros nichos e também como trabalho com adsense em alguns projetos, posso dizer: anunciar ficou bem mais barato em alguns nichos. O cpc (custo por clique) despencou no Adsense por exemplo, desde o fim de março. E embora em março ainda estivesse bem caro anunciar pois muita gente estava torrando a verba de lançamentos no facebook ads, agora em abril a coisa mudou de figura. Além do neil patel, amigos dessa área de afiliados tem relatado isso e eu mesmo já verifiquei que sim, determinados nichos, mesmo com queda de conversão, a queda no preço dos anúncios acaba equilibrando as coisas e dando roi. Mas não preciso que você acredite em mim não, pode me ignorar inclusive, leve com você apenas a frase: tudo é teste!

Que tal fazer cursos?

Que tal usar o tempo agora pra fazer aquele curso que você sempre adiou? Facebook ads? Google Ads? Seo? Design? Um novo idioma? Programação? Marketing de conteúdo? tem muita empresa dando descontos de 50% ou até dando cursos de graça. A hora é agora! Uma hora a crise vai acabar, você vai esperar isso acontecer para aprender algo novo e se qualificar?

Até quando vai essa crise?

Essa é a pergunta que só pode ser respondida com uma bola de cristal. Há quem diga que vai até setembro, outros dizem outubro, outros 2022. O momento é de aguardar.

Uma única certeza que todos temos nessa crise é que ela vai alterar os hábitos de consumo do mundo todo para sempre, e que o mundo que existia em dezembro/2019 não vai voltar.prova disso é a total mudança observada por órgãos financeiros em suas pesquisas:

“Nas primeiras semanas, o grande boom de vendas foi nos produtos básicos, como alimentos, remédios e produtos de higiene. Esse impacto foi causado pelo receio e pelo medo já que, em maio de 2018, a greve dos caminhoneiros paralisou o país, sendo responsável pela falta de combustível e suprimentos básicos. No entanto, ao longo das semanas, o desabastecimento de supermercados e estabelecimentos que comercializam esses produtos não aconteceu.

Em contrapartida, também no início da pandemia, o consumo de bens duráveis e semiduráveis (eletroeletrônicos, roupas e móveis) sofreu o impacto contrário, tendo quedas nas compras. Um dos fatores para isso é, justamente, a sensação de ter que poupar por não saber como se daria o andamento da situação.” 

-via Taxgrupo.com.br

Pois é pessoal, a crise que estamos passando pode decidir o futuro de muita gente no mercado de afiliados, mas espero que com essas dicas eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma. Se esse foi o seu caso, peço que por favor compartilhe o artigo, quem sabe não ajudamos mais gente?

E se não correspondi a suas expectativas, que tal deixar nos comentários o que você esperava encontrar nesse artigo?

Ah, e se você tem outras sugestões do que fazer nessa crise, pode deixar nos comentários!

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
analytics logo
Google Analytics: aprenda a interpretar e fazer bom uso das suas informações! – Parte 1
Afiliados Brasil 2014: diário de bordo, impressões e mais. Veja como foi!
ataque ddos
Ataque de DDoS: novas dicas para proteger seu site!
1 Comment
  • 2020-04-16T22:10:06-03:000000000630202004 at 22:10
    Resposta

    Agora a galera precisa se reinventar e mais do que nunca buscar conhecimento! Ótimo conteúdo Almy

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage