Seu site ou projeto ainda não tem visitas? Confira dicas para conseguir tráfego em 2024 e decole na internet!
Chegou a hora de atualizar esse artigo, como faço sempre em janeiro…
Conseguir visitas para o site é um dos maiores desafios de quem tem um site na Internet. Recebo vários pedidos de consultoria e ajuda em meu email ou mesmo no inbox do facebook. Mas a verdade é que não existe milagre, existe trabalho e mais trabalho. Tentativa e erro, durante testes e mais testes que vamos fazendo. E para ajudar quem está perdido nessa atividade é que resolvi escrever esse artigo de hoje, com dicas bem legais de coisas que se pode fazer para conseguir visitas, sem ter de gastar dinheiro. Mas antes vamos esclarecer um pouco para quem não está familiarizado(a) com a questão dos tipos de tráfego quem um website pode obter.
Quais os Tipos de tráfego existentes
Embora a maioria dos leitores que frequenta nosso site já saiba, sempre temos novos leitores que podem estar começando na internet, então não custa lembrar os tipos de tráfego que podem chegar em nossos sites
Orgânico – É o tráfego proveniente de buscadores como Google, bing, ask, yahoo, etc. Costuma ser o tráfego mais desejado por webmasters pois são pessoas que nunca viram seu site, mas que tem interesse no assunto dele já que pesquisavam isso nos buscadores. Eles normalmente compram mais, clicam mais e podem acabar gostando e mostrando o site aos amigos.
Direto – É o tráfego originado quando a pessoa digita seu link diretamente no navegador.A pessoa já conhece seu site de nome, apenas digita e entra.
Referência- É o tráfego referenciado recebido de outras fontes, tais como: sites externos, blogroll de sites amigos, links em noticias, etc.
Social – Quando sua visita vem de redes sociais como Facebook, Twitter e Pinterest. Alguns autores e ferramentas também tratam o tráfego social como se fosse de referência, mas isso tem mudado nos 2 últimos anos.
Pago (campanhas) – É o tráfego proveniente de anúncios, banners, Adwords, Facebook Ads, entre outras formas de se anunciar na Internet.Recentemente eu falei em um artigo algumas dicas de como comprar tráfego.
Como a intenção é falar sobre formas de tráfego em que não se precise investir dinheiro, vamos evitar falar deste último nesse artigo.
Dicas para conseguir Tráfego em 2024
Um grande erro que as pessoas cometem, até mesmo por preguiça, é de achar que existe uma fonte milagrosa de tráfego, que sozinha vai fazer o site bombar. Não, não vai. Mas várias fontes pequenas, 30 visitas daqui, 100 dali, 40 de lá, 70 de cá, podem produzir um resultado bacana no fim das contas. Além de diminuir o risco de queda se alguma delas de repente não for mais eficaz para mandar visitas.Vou evitar falar em SEO(Search Engine Optimization- técnicas para posicionar o site em buscadores como Google e Bing) diretamente no artigo, mas para quem quer se informar mais sobre o tema, deixo 2 artigos bem legais:
SEO: as técnicas mudaram mas seu visitante é o mesmo!
SEO: derrubamos 7 mitos sobre otimização!
Muitas dicas podem soar simples, mas sempre haverá algum detalhe que faz a diferença aprendi isso na prática assistindo palestras sobre assuntos que achei que dominava e que no fim das contas, vi que nada sabia. Seguem as dicas:
Atenção aos títulos dos seus artigos
O título é o que vai fisgar seu visitante para seu site, seja vendo ele na busca do Google seja vendo na Timeline do facebook. Os editores experientes de jornal, sabem que uma boa manchete é o que faz o leitor comprar:
Ok, você não precisa apelar tanto, mas deu pra entender o “espírito da coisa” não?
Um bom título faz toda a diferença entre usuário clicar e visitar seu site ou não. Como bem costuma citar o Henrique do Viver de blog, existem 4 elementos necessários que um título precisa ter para atrair a atenção do usuário:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Ação
Chamar a atenção do leitor é algo simples mas que tem de ser bem pensado. Você deve usar uma palavra ou um termo que capture a atenção imediatamente do leitor. (ao final desse artigo, compartilharei algumas palavras poderosas para essa função) Você deve despertar o interesse mencionando o principal benefício que o leitor irá tirar do seu artigo. (No caso desse artigo, como gerar tráfego para o site dele)
O desejo de ler o artigo precisa ser despertado através da combinação entre benefícios e um senso de urgência, veja um exemplo meu:
A keyword do que ele procura logo no início já chama a atenção.Dou urgência falando que ele vai fazer agora. Desperto desejo dele dizendo que ele vai impressionar se usar o que conto no texto. E ainda chamo pra aprender agora mesmo. Algumas vezes também coloco “clique aqui agora mesmo”ou coisas do tipo.
Não só para a busca do Google, é importante que você faça a sua chamada para ação quando estiver compartilhando seu artigo nas redes sociais, com o uso de “clique aqui para ler o artigo”, “clique e confira”e chamadas do tipo.
Outras dicas importantes sobre seus títulos:
Listas – Tudo na internet é muito rápido, objetivo e prático. Por isso, um texto enumerado e que segue estrutura de tópicos é perfeito. Para conquistar a atenção do leitor em fase inicial de relacionamento com a empresa, utilize títulos como “5 ideias criativas para…” ou “10 sinais de que…”
Criatividade – Ninguém gosta de ver sempre as mesmas coisas na internet. Aquela chamada “5 ideias legais(a 4 é a melhor)”, ninguém aguenta mais ler. Procure escrever títulos criativos, que chamem a atenção do leitor para o texto. Ser diferente é o seu próprio diferencial.
Objetividade – Simplicidade e objetividade são a dupla ideal para um bom título. Ao escrever, certifique-se de que seja simples, de fácil entendimento e direto ao ponto. Ele deve dar uma ideia do que vem a seguir, instigar.
Google News e Google discovery
O Google Discover é um recurso do Google para celulares com o objetivo de trazer sugestões de leitura de acordo em formato de feed com as preferências do próprio usuário. Em dispositivos móveis, o recurso pode ser acessado pelo app do Google (Android | iOS) ou na página inicial do Chrome (Android | iOS).
Google Discover guarda boas oportunidades para quem quer mais resultados com o Google.
E quando falamos sobre mais resultados, queremos dizer que sem grandes otimizações, nosso blog conquistou mais de 35 mil cliques em apenas um mês, além de mais de 1 milhão de novas impressõesao longo de 3 meses.
Se você quer que seu site apareça nele, veja abaixo uma lista dos aspectos de otimização mais importantes para isso:
- Títulos que resumam o tema central do conteúdo;
- Se seu site esta corretamente cadastrado no search console do google(antigo webmaster tools), a chance de aparecer no discover aumenta bastante.
- Cuidado com manipulação no conteúdo de visualização do card que leve a uma interpretação equivocada ou exagerada do assunto do conteúdo, ou que omita informações relevantes sobre o assunto;
- A relevância do conteúdo associado aos temas, a exclusividade, a atualidade e o valor histórico do conteúdo, são importantes;
- Dados de transparência quanto à origem do conteúdo, como data de publicação, autor, editor, empresa e tudo que permita identificar a procedência, é recomendado constar no conteúdo;
- Imagens grandes e de qualidade, que ajudem a descrever e/ou ilustrar o conteúdo são outro fator que favorecem sua exibição;
- Site com https e sem problemas no search console
Notificações Push(One SIGNAL, webpush, Ai web push))
As notificações do Onesignal ou concorrentes, podem ser uma excelente forma de conseguir tráfego para seu website. Quem nunca entrou em um site e recebeu aquele aviso perguntando se você quer receber as novidades por notificação? As versões mais recenter dos navegadores mais populares da internet e também dos dispositivos móveis podem receber essas notifcação de forma natural. Essas notificações push, como são chamadas, podem ser um grande recurso para você manter a frequência com que os seus visitantes acessam seus artigos, você poder notificar cada um deles assim que um artigo é publicado o deixa a um clique da leitura, o que aumenta mais as suas chances de conseguir manter essa frequência com o passar do tempo e com ele gostando cada vez mais do seu conteúdo. Essas notificações são exibidas tanto em desktops quanto em dispositivos móveis, ter esse recurso à sua disposição é sem dúvidas uma mina de ouro. Um exemplo de um projeto meu que já tem mais de 6 meses utilizando:
Obviamente nem todos os inscritos recebem todas as vezes que você envia, mas dependendo do projeto aqui, consigo subir de 40 a 130 pessoas online no site ao enviar notificação.Obviamente o recurso deve ser usado com educação. Um dos pre requisitos para que funcione bem é que seu site seja https, mas também dá pra usar com http. Procuro não enviar mais do que 2 vezes ao dia, mas alguns projetos envio apenas 1, para não chatear o assinante ele acabar se descadastrando. O pessoal do canal Wp tem um excelente tutorial aqui:
Tutorial de como configurar o Onesignal
UPDATE – o serviço passou a ser pago em 19 de fevereiro de 2019, para quem tem mais de 30k users ativos para envio. Se você tem menos do que isso pode continuar usando o plano free sem problemas.
Recompensa Digital
Essa é uma das dicas para conseguir tráfego que mais funcionam e muitas autoridades do mercado recomendam.
Recompensa digital é quando você dá algo a seu usuário em troca de um “presente”, como por exemplo um ebook, uma planilha ou coisa do tipo. Normalmente você pede em troca que ele divulgue seu site com um like, um Tweet, ou pede que ele deixe o email. Essa é uma técnica legal e que já usei bastante. Explico ela detalhadamente e ainda mostro meus cases que funcionaram, no artigo:
Recompensa Digital: faça seu leitor trabalhar divulgando seu site!
Conserte Links quebrados
Algo que pode atrapalhar bastante seu visitante, tanto na questão da usabilidade (o site ser de fácil acesso ao visitante), quanto em questões de SEO, é não ter links quebrados, sejam externos ou internos. Isso prejudica a navegação interna do site, e o Google por exemplo não vê com bons olhos seu site linkando para artigos inexistentes ou sites que já saíram do ar há tempos. Manter isso em ordem, a longo prazo pode ajudar bastante seu site, e com isso claro, mais visitas virão. Uma ferramenta interessante para procurar links quebrados é o Free Broken Link checher , recomendo que teste.
Agregadores de Links/Notícias
Você deve estar pensando: falando de agregadores em pleno 2019? Esse cara está de zuera ?
Sim, é verdade que os agregadores são conhecidos por enviar visitas “lixo”: muito tráfego, mas que fica pouco no site, não interage nem lê o conteúdo. Mas a verdade é que dependendo do assunto, essas visitas podem sim ser de qualidade. E querendo ou não é um tráfego gratuito. Existem hoje além dos já famosos Ocioso, Ueba, colmeia , alguns mais específicos como o Viver Mulher, focado em artigos femininos. Para quem tem site dessa área por exemplo, pode conseguir visitas de qualidade. Cadastre seu site, envie seus links, teste, teste e teste.Links de alguns deles:
Ocioso Átoa na Net GeraLinks Uêba Colmeia Viver Mulher
Dê atenção ao Google Search Console(Antigo webmaster Tools)
A maioria dos webmasters cadastra seus sites no Google Search Console, manda seu sitemap e nunca mais volta, a não ser que receba um email com algum erro. E eles acabam perdendo uma excelente ferramenta para aumentar o tráfego do site. Veja o exemplo abaixo:
Clique na Imagem para ampliar. Exemplo da Tela do webmaster com 2 keys sendo analisadas.
No Exemplo acima, vemos que a Keyword como ligar restrito aparece na 5 posição e ganha apenas 10% dos cliques. Será que o título dela está legal? Está chamativo? Será que não há como deixar esse título mais chamativo? O mesmo para a keyword numero 2, que apesar de aparecer em 3 tem apenas 18% de cliques. Analisando e fazendo pequenas alterações nos títulos, em pouco tempo você já poderá observar melhoras nas visitas desses artigos. Isso é algo que vivo fazendo e testando. Claro, você pode errar a mão e pode cair, mas faz parte. A maioria dos meus testes tem sido positivos.
Curtiu? Não sabe ver isso aí no seu painel? Siga os passos:
1. logar no google Google Search Console
2. Escolher o seu site que quer analisar
3. Clique no menu da esquerda na opção Tráfego de pesquisa
4. Escolher Search Analytics. Dá pra escolher as opções ali em cima, CTR (% de cliques a cada x impressões) e a posição média do seu site na busca por aquele termo (Keyword)
O instagram era mais explorado por blogueiras de moda, mas é uma excelente mídia para trazer tráfego e nos últimos meses tornou-se bem utilizado por pessoas de todas as áreas. Infelizmente, para colocar o link do seu site, somente a partir de 15000 seguidores, mas dependendo do tráfego do seu site, pode não ser díficil conseguir. Uma boa dica é sempre utilizar as hashtagas para que o conteudo apareça sempre relacionado a quem procura por elas na busca do aplicativo/rede social. Se você ainda não deu uma chance ao instagram, pelo bem do seu site, talvez seja a hora de começar e não deixe de colocar o link do seu site no perfil!
Meu perfil lá anda bem ativo, faço lives ensinando coisas e dando boas dicas. Clique e me siga!.
Os stories do Instagram se tornado uma boa ideia para chegar até o público. Mesmo que ainda não tenha seguidores o suficiente para colocar link, é importante criar uma comunidade dos seus leitores ao redor dele para tornar a sua presença, seja de marca ou projeto, mais abrangente e com maior alcance. Se você ainda não fez nada do tipo, sugiro que comece já!
Uma boa leitura é o artigo do pessoal do postgrain sobre como trazer visitas do instagram para seu site.
O Facebook não morreu (ainda)
Muita gente diz que o Facebook está morto, mas segue fazendo campanha para ele, o que pra mim é um paradoxo. Sim, o alcance orgânico despencou, está um lixo se compararmos há 2..3 anos atrás. Mas os grupos de nicho continuem fortes e o facebook ainda tem uma entrega muito alta para eles, fazendo com que valha a pena. A maior prova de que muita gente ainda está por lá, é que ainda tenho muito retorno ao anunciar no facebook, então sim, as pessoas estão por lá, o que voce deve fazer é esquecer a ideia de so jogar link em fanpage e isso vai te dar visitas. Não, agora é preciso encontrar grupos que tenham a ver com seu site/empresa e tentar aparecer neles. Sem fazer spam, claro. Tem site de saúde? Existem vários grupos de receita para emagrecer. Concursos? Vários grupos ativos e cheios de pessoas trocando dicas. Use sua criatividade!
Guest Blogging ainda funciona!
Um guest post é um post convidado, ou seja, um post escrito por outra pessoa que não é o dono do blog.
Geralmente, guest posts são escritos pelos próprios leitores de um blog que tenha um bom número de visitantes, e isso é bom para ambas as partes. Quem escreve o guest fica conhecido pelos leitores do blog, e o blogueiro que permite guest posts ganha um artigo de qualidade sem esforço algum
Muita gente foca em fazer Guest posts, apenas pensando em Links, em apenas fazer linkbuilding para seu site. Mas a verdade que se você falar para a audiência certa, pode ter um excelente resultado. Em 2012 eu escrevi o artigo abaixo para o site do Gustavo Freitas:
http://querocriarumblog.com.br/dica-como-aumentar-suas-fontes-de-trafego-e-depender-menos-do-google/
Sabiam que até hoje recebo visitas de lá? E que muita gente que assinou o feed do site ou seguiu nossa Fanpage, primeiro me conheceu esse artigo? Claro que é algo difícil de medir, mas eu falei para uma audiência que tem interesses bem parecidos com os dos leitores dos meu site e isso se reverteu em visitas e um retorno bem legal. E funciona até hoje.Algumas dicas:
-Crie um conteúdo original e que seja do mesmo nível dos artigos do seu site, ou melhor. Nada de reciclar conteúdo do seu próprio site, você vai achar que está enganando o blogueiro e a audiência dele, mas no fim estará enganando a você mesmo(a). Além do que um artigo de qualidade pode trazer seguidores e visitas que passarão a te acompanhar sempre.
– Revise ao máximo o texto, erro de português em guest post é um mico sem tamanho. (Aliás, se acharam algum aqui no texto me avisem por favor!)
-Tente entender o que a audiência do site para o qual vai escrever gosta de ler, mesmo que o assunto seja parecido com o do seu site, muitas vezes eles já estão acostumados a determinado enfoque, ou tipo de texto.
O Pinterest, pode não servir para qualquer nicho de site, mas é uma boa fonte de tráfego e o que é melhor:gratuita. Sites de fotografia, moda, saúde, podem ter um grande benefício ao permitir que suas imagens possam ser compartilhadas nessa plataforma. criar um perfil e publicar fotos dos seus artigos também ajuda bastante. Uma boa dica é cadastrar seu site na plataforma. Com isso você tem acesso as métricas de quais artigos foram mais compartilhados no Pinterest e quantas visitas foram enviadas por eles.
Abaixo as visitas que consegui dessa rede em um outro projeto meu no último mês:
Update 2021: continuo tendo boas visitas de lá, em alguns casos, mais do que os números acima. Siga meu perfil no Pinterest, dou dicas bem legais por lá também.
Crie Artigos que possam Viralizar
Um artigo ou conteúdo viral são aqueles que têm sucesso instantâneo e se espalham rapidamente pela Internet, provocando o chamado efeito viral. Você com certeza se lembra de “Luiza no canadá”, “Sanduíche iche” ou “para nossa alegria”. Vídeos ou conteúdos que rapidamente se tornaram sucesso na rede. A idéia de artigo viral é mais ou menos essa, fazer um conteúdo que rapidamente se espalhe, o que gera (muitas) visitas, linces, seguidores e muitos outros benefícios.
Sim, eu sei que falar é fácil e nem sempre aquele artigo que criamos com toda a intenção de se tornar viral irá realmente fazer sucesso. Mas pode-se tentar e fazer vários testes.Idéias que podem fazer seu artigo ser viral:
– Entreviste os melhores do seu nicho de mercado.
– Seja a primeira pessoa a escrever sobre algo que ninguém ainda quis escrever.
– Escreva um artigo discordando com a opinião de um texto de alguém famoso da sua área.
– Escreva um artigo concordando com a opinião de seus usuários sobre um determinado assunto.
– Faça um artigo sobre os Top 10 profissionais da sua área
– Peça a seus leitores uma dica sobre um assunto e depois compile tudo num artigo.
– Crie um ranking dos melhores livros em seu nicho de mercado.
Já citei 2 cases meus no artigo:
Como fazer um artigo viralizar? Veja meus 2 casos reais de exemplo!
O linkedin é uma rede profissional que as pessoas usam para estar em contato com outros profissionais e arrumar emprego. Mas isso não quer dizer que você não possa colocar o link do seu site no seu perfil, ou mesmo sugerir a leitura de algum artigo para seus amigos. Novamente digo:não faça spam. Mas uma sugestão de leitura, principalmente se seu site tiver o assunto correlato a sua área de atuação ou de seus amigos, pode ter um resultado bem interessante. Você pode se cadastrar aqui.
Slideshare
O SlideShare é uma rede social gratuita que permite que voê publique conteúdo (PDFs, apresentações do PowerPoint, vídeos, documentos e mais) em forma de apresentação.
As suas apresentações são públicas, e podem ser buscadas, visualizadas e até mesmo compartilhadas por qualquer usuário. Elas podem aumentar a atuação online da sua marca, expandir o alcance de mercado e consequentemente gerar tráfego para o seu blog e website.
Atenção as mudanças do google em 2021
Protocolo seguro HTTPS, sites mobile, velocidade de carregamento… estes são alguns dos fatores que foram incluídos no sistema de ranqueamento do algoritmo ao longo dos anos e mudaram a web.
Com o update previsto para 2021, o Google anunciou também que páginas AMP não serão mais um fator determinante para o ranqueamento nas “top stories”.
Comente de forma Estratégica em blogs do Mercado
Jamais seja o comentárista chato spammer dos grandes blogs, nem aquele puxa saco de plantão que so sabe falar: “nossa fulano, que artigo top!”em todas as postagens. Ao invés disso, comente em blogs do mesmo mercado que o seu mas com opiniões contundentes, opinando com propriedade sobre o assunto. Claro, sempre preencha os campos de assinatura com o link para seu site. Isso faz com que as pessoas passem a ter a curiosidade de visitar seu site. Não tenho nenhuma vergonha em dizer que já fiz muito isso no EscolaDinheiro (hoje PauloFaustino.com) ou no Criar Sites quando estava começando e realmente sempre acabam vindo umas visitinhas.
E mais um detalhe: no seu próprio site, passe a responder todos os comentários. O usuário se sente valorizado e incentivado a sempre comentar, se rolar briga entre eles, melhor ainda! Aliás, se puder, incentive o “porradeiro” ! Artigos com comentários que fazem as pessoas pararem para ler, aumentam o tempo dos visitantes na página, algo que o Google gosta muito.
Conclusão
E então? Curtiram as dicas para conseguir tráfego? Agora é mãos a obra!
Se voce acha que esqueci de algo, pode usar os comentãrios.
Referências: Agencia Mestre, Seroundtable, Viver de Blog, Escoladinheiro, SitePX, Content Tools, Wp Total
Já andei analisando muitos sites, sobre algumas dicas para SEO, muitas do que você disse eu já sabia, e algumas outras eu não sabia, seu post acrescentou ainda mais meu conhecimento sobre o assunto.
Parabéns pelo artigo!
Perfeito: “Aquela chamada “5 ideias legais(a 4 é a melhor)”, ninguém aguenta mais ler”. Já deixei de ler posts porque o autor usou essa técnica fajuta. Pensei: ” Se a pessoa não sabe que esses títulos são irritantes, o texto que ela escreveu deve ser totalmente banal…
Sobre as listas, tenho cá minhas dúvidas. Americanos certamente adoram listas, e essas dicas devem vir daquelas pessoas que traduzem posts gringos, já que nenhum texto reconhecido como muito bom, que eu me lembre, usa essa estrutura.
Achei interessante a idéia de ‘incentivar o ‘porradeiro”.
Parabéns pelo belo post.
Eu tenho um blog d filmes e séries no primeiro ano ganhava muito dinheiro com ele tipo eu tinha 50 mil vizu diárias aí com as novas regras do google as visitas caíram pra 700 diárias até abandonei o blog tinha até domio etc fiquei bolado e até vendi o meu PC , então eu gostaria d saber si teria como eu recuperar as visitas d novo , fazer meu site voltar ao topo das pesquisas no google , desde d já muito obg pelas dicas ,espero sua resposta , pós tenho saudades d voltar a mexer com isso
teste
Ótimas dicas. Em um blog que tenho antigamente não tinha dominio, era blogspot, nem lista de e-mail tinha, depois comecei usar o Feedburner nele.
Quando eu postava artigos o pessoal recebia e-mail e visita o site, e as vezes gerava venda de algum info produto. Visitas que retornam dos leitores é mais importante ainda.
Obrigado por dividir conosco as dicas, que foram muito bem vindas pra mim. Ainda estou no inicio da caminhada e aprendendo muito. Por favor escreva pra gente sobre os backlinks dofollow. Ficarei muito grato. Abraços
Olá!
Já usava o Google Webmasters Tool para verificar a posição do meu site, mas não estava prestando atenção no CTR. Agora vou começar!!
Muito bom o artigo! Obrigada!
Dicas Perfeitas! Algumas dessas eu já conhecia e aplicava em meu site, mas aqui você expões de forma clara e objetiva.
parabéns!
[…] online fazendo, deixando seus projetos a mercê dos updates e humores do buscador. Variar as fontes de tráfego é não só uma necessidade de diminuir o risco inerente ao seu negócio, como uma questão de […]
Existem varias maneiras de buscar tráfego para blogs e sites.
Seu artigo traz estas varias maneiras de buscar tráfego orgânico para seu blog, loja e produtos.
Acho que seu artigo colocar algumas pistas de SEO e que acrescenta conhecimento para quem não é entendido no assunto.
Fala Almy, show de bola esse conteúdo e vários outros desse seu site. Me ajuda demais a melhorar o SEO dos meu blogs. Valeu 😉
[…] Pra quem quiser mais dicas úteis sobre o assunto, recomendo esse artigo do Almy Fróes. […]
[…] fim, já falei em outro artigo sobre como conseguir visitas para seu site, leia e […]