Produtividade e Organização

Google Meu Negócio: Tenha presença online e interação com os clientes!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Se você tem uma empresa ou é gerenciador de mídias de uma e ainda não sabe o que é o Google Meu Negócio, então está perdendo tempo. Afinal, hoje em dia muitas pessoas recorrem ao Google para saber a avaliação de empresas em que estão cogitando ter alguma relação, seja contratar um serviço, visitar o espaço, etc.

Mas nunca é tarde para aprender, e para ajudar neste artigo vamos falar tudo sobre o Google Meu Negócio, como funciona e toda a sua importância para o marketing da empresa.

Continue lendo e confira!

Google Meu Negócio

O que é?

O Google Meu Negócio é relativamente novo, afinal, tem mais ou menos 5 anos que ele foi criado. E ainda assim, nem todas as empresas entendem a importância de sua empresa nessa ferramenta.

Ele é totalmente gratuito e tem como finalidade possibilitar que as empresas e organizações consigam gerenciar a sua presença online no Google. Com essa ferramenta configurada é possível gerenciar sua presença na pesquisa do Google e no Google Maps, por exemplo.

Uma grande vantagem é que você mesmo, ou sua equipe, que vão colocar as informações corretas sobre o seu negócio na ferramenta. Assim, evita que seus clientes encontrem informações incorretas na rede.

Como funciona o Google Meu Negócio

Como o próprio nome já mostra, essa ferramenta pertence ao diretório do Google. Sendo assim, facilita para quem a utiliza ter seu negócio encontrado nas outras ferramentas da empresa, como o buscador do Google ou os serviços de geolocalização.

O principal foco do Google Meu Negócio são as pequenas e médias empresas locais. Para que assim, quando os clientes procurarem por serviços relacionados ao seu negócio vão encontrar sua empresa mais facilmente.

Por exemplo, se a sua empresa é um bar, ao procurar por ele no Google, seja pelo nome ou pela localização, o cliente terá informações como o nome correto, endereço, telefone, site, entre outras informações.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio

O cadastro na ferramenta é muito simples, basta acessar o Google Business e preencher as principais informações sobre a sua empresa, como:

  • Nome comercial da empresa
  • Endereço da sua empresa
  • Número de telefone
  • Site oficial
  • Horário de funcionamento
  • Formas de pagamento
  • Outras informações relevantes para o negócio

Lembre-se de preencher todas essas informações, pois quanto mais completo for, mais relevante seu negócio será no Google.

Durante o cadastro vários formulários podem ser requisitados para serem preenchidos. Reserve um tempo para preenchê-los e isso terá bons resultados.

vantagens google meu negocio

A importância do Google Meu Negócio

Estar online é algo que todas as empresas precisam hoje em dia. Pois, os se os seus clientes estão online, você tem a obrigação de também estar. Ou do contrário pode perder clientes e ficar atrás de seus concorrentes.

Algumas da principais vantagens que podemos destacar são:

Gerenciamento do seu negócio

Se estar nas primeiras posições do Google é importante, quando se está em uma posição de destaque na página é ainda melhor. Principalmente quando é de graça, afinal o cadastro e o gerenciamento do Google Meu Negócio é totalmente gratuito.

Além de que, como já falamos acima, você tem o controle total sobre as informações do seu negócio que aparecem nos buscadores.

Desse modo, minimiza informações desencontradas e erradas sobre a sua empresa. O que aumenta também a satisfação do cliente com o seu negócio. Outro ponto é que, se um cliente está indeciso sobre o seu negócio, com as informações do Google Business, ele pode ficar esclarecer qualquer receio.

Sem contar que as informações aparecem no buscador em forma de uma ficha, mais fácil para que o usuário já encontre tudo o que precisa em apenas um lugar.

Ajuda a atrair cliente

Estar na primeira página e com informações corretas não é vantajoso apenas para quem já é cliente da sua empresa. Mas também é uma ferramenta que ajuda a atrair novos clientes, afinal, ao buscar por algo relacionado ao seu negócio e te encontrarem, quanto mais informações tiverem, maiores as chances de fechar um negócio com você.

Mas não é apenas a questão de preencher o Google Meu Negócio e pronto. Você precisa aproveitar tudo o que a ferramenta oferece. Por exemplo, é possível ver insights sobre como a sua empresa foi procurada e de onde os usuários estão. Além disso é possível ver gráficos de quantas vezes ligaram para o número fornecido, acessaram o site, etc.

Com essas informações e utilizando todos os recursos oferecidos pela ferramenta, você consegue oferecer sempre o conteúdo mais completo ao seu cliente.

Existe ainda mais um ponto que ajuda a atrair mais clientes, é possível cadastrar seus produtos a venda ou os serviços oferecidos. Assim, você consegue praticamente ter uma loja online simplificada e bem posicionada no Google.

Interação com os clientes

O feedback dos clientes é muito importante para a sua loja, pois com base nisso, outras pessoas podem querer fechar um trabalho com você ou comprar algo que você venda.

E uma grande vantagem com o Google Meu Negócio é a possibilidade de pedir aos seus clientes para deixar reviews sobre o seu negócio. Em muitos casos os clientes também deixam a sua opinião espontaneamente sobre o seu negócio, isso varia de acordo com o seu nicho.

Além disso, possíveis futuros clientes também podem interagir, fazendo perguntas e tirando dúvidas. Desse modo, é importante que você ou sua equipe dediquem a ver essas perguntas e principalmente a respondê-las.

Essa interação é uma grande vantagem, mas se for utilizada da maneira errada pode pegar mal ao seu negócio. A dica é sempre estar observando quais são as mensagens que o seu negócio está recebendo por meio dessa ferramenta. Com isso, você pode também observar quais são as principais dúvidas dos clientes e suas sugestões para implementar no seu negócio.

app google meu negocio

Enfim, se a sua empresa ainda não está no Google Meu Negócio, acesse o link e faça o cadastro o quanto antes. Melhore a sua presença online e veja os bons resultados que pode ter!

Ah! E para poder acompanhar de qualquer lugar, existe um aplicativo para você instale no celular e controle tudo de qualquer lugar. Não tem desculpa para não estar no Google Meu Negócio!

Já falei aqui também sobre a importância do SEO local , sugiro a leitura!

Você já usa o Google Meu Negócio? Conte sua experiência nos comentários!


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
contratar redator
Como realizar um processo seletivo para novos redatores
site fora do ar
Acabou o assunto para os posts em seu blog? Veja o que fazer!
site fora
Qual foi a última vez que você fez o backup do seu site?
1 Comment
  • Cláudio Marques
    2019-12-02T11:37:23-02:000000002331201912 at 11:37
    Resposta

    Achei bem legais os benefícios da ferramenta.

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage