Otimização de Sites

Otimização de sites: novas dicas para medir e melhorar a velocidade do seu site!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Conheça novas ferramentas para medir a velocidade de carregamento e deixar seu site mais rápido

site rapido

Tanto o Google quanto seus visitantes valorizam um site leve e rápido. Já abordei o assunto tempos atrás no post Otimização de sites: aprenda como deixar seu site mais rápido!

Mas como nem sempre é fácil descobrir o que pode estar deixando seu site lento, resolvi voltar ao tema e trazer algumas ferramentas que podem lhe dizer o que há de errado com seu site ou blog e mostrar caminhos para resolver os problemas. Infelizmente, todas estão em inglês. Mesmo se você não for nenhum “expert” , costuma ser bem fácil entender como funcionam.Vamos às ferramentas:

Webwait

Se você está desconfiado que seu site está lento e apenas quer ter certeza bem rápido, recomendo usar o Webwait que informa a velocidade de carregamento em algumas tentativas, fornecendo a média entre a mais lenta e a mais rápida. O Webwait porém não faz nenhuma análise mais profunda, que poderá fazer com a ferramenta abaixo.

GTmetrix

O GTmetrix utiliza ferramentas como o Google Page Speed e o Yslow Yahoo para juntar num só site os problemas e recomendações relativas ao seu site. Assim, você terá um relatório mais do que completo, que indicará em que você pode melhorar.

Para acessar, basta ir ao endereço http://gtmetrix.com/ e digitar o endereço do seu site na barra de pesquisa.

gtmetrix

Ele mostra dois índices que correspondem ao Google Page Speed e ao Yslow do Yahoo. Os dois possuem métricas diferentes, mas ambos ajudarão a melhorar seu desempenho. Ele mostra as notas para cada quesito e como seu site está classificado neles, como carregamento do css, redirecionamentos de url, etc.

Na guia <timeline>, ele mostra o histórico do carregamento dos objetos na sua página. Assim, é possível verificar exatamente o que está deixando seu site lento, como uma imagem hospedada em outro local, ou algum código externo (como uma caixa Curtir do Facebook ou o código de algum afiliado).

Teste de velocidade Mestre SEO

Esse teste mostra a velocidade, tamanho da página e o tempo de resposta de sites para múltiplos domínios. É bacana para comparar vários sites entre si. Apesar de simples, é bastante útil e pode ser acessado clicando aqui.

Conclusão

Lembre-se que deixar um site mais rápido não só agrada aos seus visitantes, como aos buscadores, o que a longo prazo irá melhorar suas visitas e também seus ganhos. Se você conhece mais alguma ferramenta, que tal compartilhar conosco nos comentários?


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
wordpress plugins consumindo
WordPress: conheça plugins prejudiciais ao seu site!
escrever artigos
10 dicas para escrever artigos melhores no seu site!
proteger site
Como proteger seu site: mostramos dicas simples e super úteis!
4 Comments
  • 2014-08-28T03:14:31-03:000000003131201408 at 03:14
    Resposta

    […] Otimização de sites: novas dicas para medir e melhorar a velocidade do seu site! […]

  • Fernanda
    2014-08-24T01:58:48-03:000000004831201408 at 01:58
    Resposta

    Cadê o Bruno? AHAISAHISAAHOSHA

    • 2014-08-24T14:46:01-03:000000000131201408 at 14:46
      Resposta

      Também fiquei curioso pra saber quem eh esse bruno AHUAHAUAHU

  • 2012-02-05T00:04:40-02:000000004029201202 at 00:04
    Resposta

    Não sei se é pelo fato de ser facinado pelos Metas Blogs,se gosto de está sempre aprendendo,se esse “tal” de Bruno que é demaaaais ou se é todas a questões,mais esse blog me prendeu e não consigo sair mais dele,socorro Bruno,porque você é tão exelente nos posts?!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage