Quem anunciar no seu site vai gostar do resultado? Veja como fazer com que essa resposta seja positiva para seus anunciantes!
Nos últimos dias, uma noticia interessante sobre o Google apareceu na mídia:
“Levantamento realizado por uma empresa chamada Statista divulgado na segunda-feira (12) afirma que, no primeiro semestre de 2012, o Google lucrou mais com a veiculação de anúncios do que todos os jornais e revistas dos Estados Unidos somados.
De acordo com os números, o gigante da web faturou US$ 20,8 bilhões com publicidade nos primeiros seis meses do ano, enquanto toda a mídia impressa das terras do Tio Sam teve que repartir um bolo de “apenas” US$ 19,2 bilhões.”
Isso mostra como a publicidade online tem se desenvolvido e como o momento é bom para que façamos parte disso com nossos blogs e sites, não só em programas como adsense do Google, mas vendendo publicidade diretamente ao anunciante.
Recentemente, anunciei em um site que é referência no meu nicho, o Escola Dinheiro. Foi uma iniciativa bastante positiva e fiquei satisfeito com os resultados. Mas quando o assunto é vender publicidade em nossos sites e blogs, será que conseguimos sempre deixar o cliente satisfeito? Vender publicidade em um site não é só criar um midia kit, melhorar o layout e pronto. Fazer seu anunciante sentir que valeu a pena o dinheiro investido pode ser determinante para o futuro do seu projeto. Vamos conversar hoje sobre como é importante tomar algumas medidas para que o anunciante não apenas retorne, como fique satisfeito a ponto de recomendar seu site aos amigos.
O que você tem a oferecer?
O que um possível anunciante tem a ganhar quando anunciar em seu site? Seu site já tem credibilidade no seu nicho e vai ajudá-lo a vender mais? Seu site tem muitas visitas e será uma boa vitrine para quem anuncia? É importante deixar bem claras as vantagens oferecidas quando se elabora um midia kit e mostrar ao anunciante todas as oportunidades que seu site/blog oferece, sendo bem realista quanto a isso. Não adianta mentir para conquistar o cliente, já que o resultado esperado acaba não vindo e o cliente, além de não retornar, ainda falará mal do seu site.
Resultados
Não faça promessas no midia kit ou em conversas quando o anunciante solicitar um orçamento. Seja sempre honesto quanto aos resultados. É óbvio que muitos fatores estarão envolvidos, como relevância do anunciante com seu público, sazonalidade das visitas, tipo da campanha entre outros.Se você usa hoje programas de afiliados como a brava cursos , pode usar os resultados desses programas como prova de desempenho para os anunciantes.
Um bom exercício é usar o site de um amigo que seja do mesmo nicho dos anunciantes como “cobaia” para que você tenha certeza dos resultados antes de oferecer publicidade em seu site. Isso ajuda a adequar o preço dos anúncios, fator sobre o qual falaremos agora.
Preços
Seja realista. Sempre. Não adianta cobrar um preço super alto e deixar o cliente insatisfeito. Mas também não adianta cobrar mixaria e ver seu cliente super satisfeito enquanto você ganha migalhas. Já falei sobre o assunto no artigo Quanto cobrar por um post patrocinado? Respondemos a essa dúvida frequente dos blogueiros!
Coloque-se sempre no lugar do seu anunciante e pense em quanto seria justo cobrar tendo em vista os resultados que podem ser alcançados com o anúncio em seu site.
Conclusão
O momento para a publicidade online anda propício, mas é preciso focar para obtermos o melhor para nossos anunciantes. Nunca se esqueça: um cliente satisfeito pode lhe recomendar para novos clientes!
Qual sua experiência com anúncios em seu site? Seus clientes voltam satisfeitos? Compartilhe conosco!
Referências: Tecnoblog.net
Ola,Realmente publicitar num site com bastante audiencia é uma alternativa ao cpp,gostaria da sua opinião se é compensador anunciar num site em comparação com o cpp?
Aguardo
Luis
Olha, no meu caso , foi compensador sim, mas depende do que voce está buscando com o anuncio.Eu buscava branding, divulgar minha marca no meu nicho.Isso, acredito ter atingido.Se seu objetivo é um zilhao de visitas vindas dele, ou milhares de vendas, talvez nao…..tudo depende do objetivo.