Design e Templates

Quer mais visitas em seu site? Simplifique ele para seus usuários!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Simplificar o site para seu visitante é a melhor forma de fazer com que ele volte e traga mais visitas.

modelo de site

Uma das muitas perguntas que sempre recebo por email, é sobre como um site pode conseguir mais visitas. Ok, já até falei sobre isso nos posts abaixo, que recomendo a leitura inclusive:

Como conseguir mais visitas para meu blog?

Consiga visitas para seu blog sem gastar dinheiro

Mas algo que hoje em dia os webmasters e blogueiros parecem estar esquecendo, é de que o usuário entra em seu site em busca de uma informação, é que quanto menos obstáculos estiverem no caminho, melhor. Veja por exemplo, os produtos da Apple, ok, muita gente compra por status, mas se você observar, eles são totalmente simples, conheço pelo menos 3 crianças de menos de 7 anos, que mexem nele com desenvoltura, conheço pessoas idosas que apanham de celulares comuns, mexendo no Iphone sem o menor problema? Por que? Simplicidade! Uma interface intuitiva, que faça com que o usuário pense: acho que esse botão faz tal coisa, e ele realmente faz! O
usuário vem sempre em primeiro plano. Mas por que em seus sites, webmasters e blogueiros insistem em fazer diferente?

Bom, é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Não enrole! O visitante quer informação rápida, mas de qualidade!

Muita gente escreve longos textos, em que enrolam enrolam e só vão falar o que o usuário quer saber, lá no último parágrafo.Ok, você quer que seu usuário leia o texto todo e não apenas fique 5 segundos no site.Mas se você enrola demais, o usuário pode se cansar e sair do mesmo jeito. Além disso, não faça textos superficiais, aprofunde o conteúdo, dê informações que outros sites não estão dando, isso motiva o usuário a retornar em seu site. O que fará com que ele não só tenha seu blog/site como referência, como recomendará os mesmos a outros amigos, aumentando suas visitas. Se houverem botões de redes sociais no texto, gostando do texto ele até ajudará na divulgação ao clicar neles.

Mantenha o Layout simples

Por via de regra, usuários não gostam de milhares de anúncios piscando, telinhas que giram , widgets que seguem pela tela.Tudo isso distrai seu foco e deixa a leitura cansativa.Além de tornar difícil encontrar o que usuário foi buscar. Muitos webmasters usam uma técnica péssima de ficar dando “refresh” na página após alguns segundos, ou seja, quando o usuário está quase achando o que queria encontrar, a página recarrega e deixa ele perdido de novo. O dono do site se acha muito esperto fazendo isso para aumentar seu pageview, mas está é espantando os visitantes que se irritam com isso e perdendo a chance de aumentar sua visitação.Isso por que nem mencionei ainda o uso dos famosos “popups” que escurecem a terra e não deixam você mexer em nada.

Um layout simples e intuitivo, onde o visitante acha tudo de forma fácil e sem esforço é com certeza um grande diferencial para seu site.

Popups ? Não estamos em 1998!

Muitos amigos blogueiros, ainda exibem uma popup na tela inicial do site, normalmente pedindo que o assinante assine os feeds do blog, em troca de um ebook , ou mesmo a troco de nada. Veja bem, eu sou um usuário que nunca entrou no seu site, não conheço seu conteúdo e você já quer que eu assine seus feeds? Me deixe primeiro saber se seu conteúdo presta, para que so então eu assine, não é verdade? Ou pior, você está me oferecendo um ebook em troca da minha assinatura? Quer dizer que seu conteúdo por si só não é de qualidade e eu preciso ser “comprado” com um ebook? Muitas vezes é o curtir do Facebook que já vem no Popup. Como assim? Você quer que eu já curta algo que nem vi ainda se vale a pena ser curtido? Me deixe ver seu site primeiro ora essa!

E ainda temos o fato de que para alguns nichos, essa estratégia de conseguir assinantes/fãs “desesperadamente” é até meio furada, pois já vendi mais de 10 posts patrocinados onde o anunciante nem perguntou sobre fans no facebook ou assinantes de feeds, não fazia a menor diferença para eles, só queriam exibir seu anúncio para o volume de visitantes e público alvo do site. Tenho vários amigos blogueiros que afirmam a mesma coisa, o anunciante nunca pergunta o número de feeds, e eles nem ficam exibindo isso no site.

Você pode achar que estou exagerando, mas uma pesquisa simples que fiz perguntando sobre isso a 10 amigos do Facebook, de 10, 4 falaram que já fecham o site sem ler, quando vem esses popups, e mesmo os que continuam no site acham eles apelativos.O usuário quer facilidade, não coloque obstáculos entre ele e o seu conteúdo, 4 entre 10 parece pouco pra você? Para mim não, eu ficaria bem triste se 40% dos meus visitantes fechassem meu site em 2 segundos assim que viram o popup.Sem falar na taxa de rejeição que aumenta consideravelmente.

Conclusão

Bom pessoal, espero ter mostrado com esse artigo, que em se tratando de Internet e sites, muitas vezes “menos é mais”, e simplficiar a vida do usuário pode lhe render excelentes frutos. O próprio google, declara como um dos objetivos da sua busca, colocar em primeiro os sites que melhor contribuem para a experiência do usuário(ok, raramente ele consegue), então, pautar seu site sobre esse objetivo com certeza é um excelente caminho a se seguir.


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
flashvortex
Flash Vortex – conheça essa ferramenta para criar banners em flash de forma super fácil!
blog amador
Blog Amador? Veja dicas para deixar seu Blog Profissional!
Acessos Mobile continuam a crescer. Seu site está preparado?
3 Comments
  • 2012-10-07T00:32:12-03:000000001231201210 at 00:32
    Resposta

    Olá Almy!
    Concordo com o que disse, além disso é absurdo quando entramos num site pela primeira vez e o pop-up já pede pra você inscrever-se naquele site com nosso e-mail, nem sabemos sobre a qualidade do site, o assunto, e o autor acredita que só porque colocamos nosso e-mail inscrito lá, seremos um usuário fidelizado, pode ser que sim. Mas nem sempre, e acaba que ele perde a credibilidade indo para o SPAM! Abraços!

  • 2012-09-21T20:13:57-03:000000005730201209 at 20:13
    Resposta

    Fantástico o seu ponto de vista Almy.
    Com relação aos popups, eu acho isso uma verdadeira chateação. Recentemente, eu pesquisei por um termo no Google e fui para um determinado site mas quando cheguei lá não tive nem como saber o que ele tinha escrito, porque apareceu logo de cara um popup que escureceu tudo e para complicar ainda mais não tinha nem o botão para fechar.
    Eu simplesmente sai e não voltei mais e da mesma forma que eu sai, muitos outros leitores acabam saindo.

    Parabéns pelo artigo

  • 2012-09-21T08:58:37-03:000000003730201209 at 08:58
    Resposta

    Muito boas as dicas Almy!
    Vou começar a aplicá-las em meu site para que eu ganhe mais visitas de qualidade.

    Obrigado por compartilhar!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage