Design e Templates

Blog Amador? Veja dicas para deixar seu Blog Profissional!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Mude seu Blog amador hoje mesmo! Veja os detalhes que você deve se ligar para que ele fique muito mais profissional e com uma imagem melhor!

Quando se pretende ganhar dinheiro na internet com um site ou blog, deve-se procurar ao máximo uma imagem de profissionalismo, de que você realmente está a sério nesse negócio. Porém, muitos blogueiros acabam passando uma imagem totalmente contrária muitas vezes sem perceber. Vou falar de algumas dessas coisas, e por que não são recomendadas que se use em seu site.

Coisas que deixam seu Blog Amador e como resolver isso

blog amador

Os detalhes parecem simples, mas é bom se atentar a eles:

1. Player de música automática no site

Imagine, você navegando na Internet, ouvindo sua música favorita no seu player e de repente a música vira uma bagunça só, parecendo que se misturou com outra. Pois é, misturou mesmo. O dono do site teve a brilhante ideia de colocar música pra tocar no site quando ele abre. Isso não só irrita quem visita o site, como deixa o carregamento mais lento e passa uma imagem de extremo amadorismo, não preciso nem comentar que na maioria das vezes, a qualidade da transmissão ainda é tão ruim que parece um rádio de pilha mal sintonizado.

2. Contador de visitas

Embora o blogueiro goste de satisfazer o seu ego exibindo suas visitas, a grande verdade é que a maioria dos blogueiros que usam contadores não costumam ter visitas. Fica parecendo aqueles sites de 2002, extremamente amadores. Além de deixar o site mais pesado por ser mais uma imagem e script para serem carregados, anunciantes de peso pedirão seu midia kit e não olharão isso na barra. Muita gente usa scripts para mostrar quantos usuários estão online e recomendo usá-los apenas se você realmente tem muitas visitas, já que pode despertar a curiosidade de eventuais anunciantes. Mesmo assim, o comum é que peçam seu midia kit com visitas e público detalhados. Ou seja, usar cotnador é coisa de blog amador.

3. Selo de PageRank

Há muito tempo o PageRank não é valorizado pelo Google. Essa métrica ficou totalmente no passado.Nem mesmo as agências de publicidade levam ele em consideração, elas tem meios próprios de checar seu PageRank. Então usar o selo acaba sendo um desperdício de espaço e deixando seu site com cara de blog amador.

4. Excesso de banners de parceiros

É importante estabelecer parcerias com outros blogueiros e muitas pessoas ainda usam a troca de banners para conseguir tráfego. Porém, alguns deles erram a mão e colocam 30 ou mais banners na sidebar, o que polui o site, deixa ele lento e passa uma imagem de que o blogueiro está tão desesperado por ter visitas que aceita poluir o site todo em nome disso. Não preciso nem lembrar que essa prática pode fazer seu site ser punido por algoritmos do Google como o Pinguim.

5-Não prestar atençao aos textos e fontes

Veja algumas dicas:

  • Jamais use caixa-alta (maiúsculo) em todo texto, principalmente em grandes blocos.
  • Só use mais de 1 tipo de fonte por design se tiver certeza do que está fazendo.
  • Em textos longos, principalmente nos impressos, é melhor usar fontes com serifas.

6. Layout

Muitos blogs não se atentam em ter um bom layout, que seja leve e agradável aos olhos dos leitores. Mesmo alguns templates gratuitos podem ser utilizados, com resultados quase profissionais. Layouts mal organizados, lento e todo carregado, com certeza passa uma péssima impressão aos leitores. Além disso, abrem de forma horrenda em dispositivos mobile e tablets. Hoje se você não tem um layout responsivo, está literalmente perdendo leitores.

blog amador dicas

7. Feed do Twitter ou Fanpage no blog

Se o leitor quisesse ler seu Twitter, ele o seguiria. A fanpage do Facebook idem.Para que ocupar espaço no site mostrando a timeline do Twitter do site? Isso só passa a imagem de que você está “enchendo linguiça”.

Quando começamos um blog é comum que vários desses erros sejam cometidos por nós, mas muitas dessas características estão presentes em vários blogs que visito diariamente, e muitas vezes nem mesmo o próprio blogueiro se dá conta desses detalhes.

8- Não deixar a navegação agradável

De fato, quanto mais fácil for para as pessoas navegarem pelo seu site, maior é a chance do usuário conseguir o que procura antes de ir embora.

  • Deixe tudo balanceado. Quanto mais itens de menu, menor a profundidade, e quanto menos, mais níveis da hierarquia exibidos. Equilibre a navegação.
  • Use padrões de navegação convencionais. Seu visitante não vai estudar um manual para aprender a usar seu site.O menu principal de um site fica no header; o logo principal geralmente é um link para a home; e por aí vai.
  • Mantenha um padrão para o peso e posição dos links. O usuário espera encontrar uma experiência coerente. Também precisa saber em que nível da hierarquia uma página se encontra (quanto mais profunda, mais específica) e ter sempre a opção de retornar.
  • Dê feedback. Diga para o usuário em que parte do site ele está navegando nesse momento. Breadcrumbs são o bloco de layout mais indicado para isso – posicione-os de forma discreta em uma posição visível sem que seja realizado o scroll (above the fold).
  • Crie soluções interativas com javascript e css – sticky headers, que se mantêm na tela conforma o usuário realiza a rolagem da página, são uma solução simples para manter a navegação sempre em fácil acesso.

Espero ter ajudado. Se você tem mais dicas para mudar seu blog amador, deixe nos comentários!

Referências: homem maquina


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
testar resolução
Como testar a resolução de seu novo template em vários monitores!
Construtor de Sites Wix inova cada vez mais!
direitos autorais imagem
Direitos autorais de imagens: como proceder em seu site?
6 Comments
  • 2012-11-21T23:12:43-03:000000004330201211 at 23:12
    Resposta

    Estas coisas servem também como porta de entrada pra vírus. Valeu as dicas e fiquei feliz de não ter nada disso

  • 2012-11-16T12:26:34-03:000000003430201211 at 12:26
    Resposta

    Excelentes dicas. Ainda bem que não incorri em nenhum destes erros.

  • antonio oliveira
    2012-11-14T17:37:57-03:000000005730201211 at 17:37
    Resposta

    Mestre dos site de fato morri de ri do erro cometido em meu blog acabei retirando os excessos e deixando cada vez mais o visual mais limpo arrumando o que esta é so lendo varios artigos e fazendo dentro do possivel para melhorar grato pela sua informação de extrema importancia!

  • MoHBrasil. net
    2012-11-08T23:39:15-03:000000001530201211 at 23:39
    Resposta

    O meu layout é comum e time line- não sei se é um erro- mas uso. Mas curti as dicas. Obrigado.

  • 2012-11-07T16:27:00-03:000000000030201211 at 16:27
    Resposta

    Almy,

    Concordo com suas dicas. Eu odeio entrar num blog que tem musica, normalmente tomo um SUSTO e saio correndo. Já tem algum tempo que retirei os banners, achava meio poluente visual, poderia ser denunciada ao Ministerio do Meio Ambiente… rsss… Meus blogs são como a sala de estar de minha casa: aconchegantes. Melhor, são a cozinha: um lugar que todo mundo gosta de espiar o que tem de bom, conversar e beliscar. Sendo assim, o contador de visitas é a minha roleta pessoal e o meu mundinho é o tabuleiro War. rsss… pode rir! Não faz idéia como pulei de alegria ao ver que fui atingindo os continentes!

    Obs.: o seu blog sempre quer saber se eu sei resolver continhas de matemáticas! rsss

    Beijos

  • 2012-11-05T12:49:51-03:000000005130201211 at 12:49
    Resposta

    Olá Almy, ótimo artigo. Fico feliz de ver que destes erros aí não cometo nenhum.

    Abraços

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage