Eventos e Networking

Search Masters Brasil 2019: veja tudo que rolou nesse evento!

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Edição 2019 do evento de Search que aconteceu em São paulo foi incrível! Saiba tudo sobre o evento e como foi minha palestra por lá.

Não é novidade nenhuma para quem me acompanha por aqui, que uma das coisas que mais curto fazer na área de marketing digital é estar presente em eventos. Sejam de SEO, marketing de afiliados ou tecnologias em geral. E algumas semanas atrás tive o prazer e a honra de estar não só participando, mas também palestrando em um evento muito legal na cidade de São paulo-SP, o Search Masters Brasil 2019. No artigo abaixo deixo meu relato, vamos conferir?

Search Masters Brasil 2019 – o que é esse evento?

No mercado há muitos anos, o evento Search Masters Brasil é um evento que traz profissionais com resultados para apresentar o que há de mais novo e o que está realmente funcionando atualmente no mundo do Search Marketing.antes organizado pelo Flávio Raimundo e Leo Cabral, hoje capitaneado pelo Rafael Souza , Alejandro Salinas e Vicente Sampaio. Foram 2 dias de estratégias e planos de ação que funcionam e puro conteúdo. (Sem contar o dia de curso e o encontro “show me the money”).

Desde já deixo o meu agradecimento ao Alejandro, Rafael,Vicente e toda equipe pelo convite para palestrar! Agradecimentos tambem ao Gustavo Freitas.

P.s: Aos amigos e pessoas que encontrei por lá, não tenho como citar todo mundo, sempre esqueço alguém e a pessoa fica chateada, por isso vou me ater ao evento somente, ok?

Diário de bordo Search masters Brasil 2019

Como sempre faço, deixo claro que esse artigo não será um relato super profissional ou jornalístico e sim minha impressão pessoal acerca do evento e acontecimentos, ok?

Dia 1 (16/08)

Parti de madrugada daqui de Vitória/Es com minha esposa rumo ao aeroporto e após uma breve viagem, desci em Guarulhos, direto pro evento.Graças ao maravilhoso trânsito do evento, acabei perdendo a abertura e a palestra do Rafael Rez, que me disseram ter sido muito boa.(Quem conhece o trabalho dele, sabe que isso já é esperado).

Palestra Rafael Rez – Foto: Divulgação Equipe Searchmasters – Direitos reservados ao autor

Fernando Paulo Ramalho – Opice Blum Advogados – levantou várias questões pertinentes ao trabalho de SEo e o direito de marca. Muita coisa que as pessoas não se ligam ao fazer este tipo de trabalho e que pode dar uma grande dor de cabeça. Muita gente teve que repensar seu modo de trabalho em relação ao uso de imagens e marcas em artigos.

Elcio ferreira – vise – falou bastante sobre a questão de otimização, que ao contrário do que se pensa, vai muito além de só “deixar verdinho” o pagespeed.

Painel de discussão – ao final da terceira palestra, os 3 voltam ao palco para um painel de debate, com perguntas da platéia e todos participando e respondendo. Achei o formato bem interessante, pois abre novas possibildiades de diálogo e deixa o evento mais dinâmico do que o velho modelo palestra-pergunta. Obviamente a maioria das questões se concentrou em aspectos legais do nosso trabalho, como direito de marca, imagem e derivados. Quem hoje trabalha com seo e sai pegando imagens por aí de qualquer forma é bom tomar cuidado. Recomendo fortemente que passe a usar bancos gratuitos de imagem para evitar futuros problemas.

Almoço

Partimos pra o almoço nas proximidades do evento e retornamos para mais palestras legais durante a tarde.

Tiago Flores Dias mostrou cases bem bacanas de seo local e a importancia que o search local tem em seu negócio. Foi bem esclarecedor. Já era seguidor no instagram e curti o conteúdo.

Palestra Tiago Dias – Foto: Divulgação Equipe Searchmasters – Direitos reservados ao autor

 Ma Nagamini –  Devido a um imprevisto, o Camillo foi substituído pela Ma Nagamini, da sua equipe DoublePlay e que trouxe um conteúdo bem legal também sobre vídeos e atuação nas redes.

Painel de discussão – mais uma vez tivemos o painel de discussão, em um formato que realmente deixa o evento mais divertido e menos “engessado” , achei que foi uam escolha excelente dos organizadores fazer dessa forma.

Coffee Break – O coffee Break estava uma delicia, bem gostosa a comida. Gosto bastante de comer, então é algo que sempre observo, mandaram bem nisso. Haviam também estandes da UOL Afiliados, Monetizze e Goobec marcando presença por lá.após o café voltamos

Em seguida voltamos as palestras

Pedro cavalcanti – Comidinhas do Cheff pedro mostrou o case do seu projeto e falou bastante sobre o que fez no seo dele e coisas do tipo. Foi bem esclarecedor e corajoso ao abrir números no palco, mostrando a força do seu projeto.

Almy Fróes – em seguida subi ao palco e falei sobre algumas dicas de como converter mais seu tráfego, uma vez que está cada vez mais difícil e concorrido ter tráfego do google. Assim, temos que tentar aproveitá-lo ao máximo. Acredito que a plateia tenha curtido pois vi pessoas tirando fotos de várias ferramentas que citei.

almy froes palestra

Painel de perguntas e debates – Foto: Divulgação Equipe Searchmasters – Direitos reservados ao autor

Painel de discussão – No painel , também tivemos a presença do Flávio José de carvalho, referência em SEO, amigo e concorrente de longa data nas serps hehehe. Foi um papao bem descontraído como se vê na foto:

painel flavio

Painel de perguntas e debates – Foto: Divulgação Equipe Searchmasters – Direitos reservados ao autor

Renato fernandes – mostrou cases bem legais relacionados a como adquirir mais receita pagando menos por aquisição.

Acabei tendo que sair e não assisti a última palestra e o último painel neste dia. Foi mal pessoal! :o(

Dia 2 (17/08)

Graças ao maravilhoso trânsito do evento, acabei perdendo a abertura e cheguei praticamente na hora da palestra do Gary.

Gary Illes – Google – Uma das palestras mais esperadas do evento, o Gary compartilhou conteúdo sobre ranqueamento de imagens, sobre mcirodados e marcações, dando dicas de como fazer seu conteúdo ser encontrado. Embora seja algo já conhecido por alguns,muita gente curtiu.

Palestra Gary Illes – Foto: Divulgação Equipe Searchmasters – Direitos reservados ao autor

Keynote – a seguir, com o auxilio do Pedro Dias na tradução, o Gary foi “metralhado” com as perguntas da galera. Mais liso que um bagre ensaboado, ele deu uma escapada da maioria delas. Algumas perguntas vinham com ódio no coração de quem foi afetado pelos últimos updates, mas a resposta padrão era a de que era preciso fazer conteúdo de qualidade se o site foi afetado hehehe.

Almoço – mais uma vez fomos almoçar e trocar umas idéias sobre o que vimos nas palestras e sobre o mercado em geral.

Vicente Sampaio – Marketing Boss – O Vicente falou bastante de copy e persuassão, com bons exemplos e cases. Autoridade na área, mandou bem e a platéia curtiu.

Marcelo Braggion – MR Lançamentos – autoridade em copy e referência por atender grandes empresas como a Empiricus, o Braggion mostrou cases e exemplos envolventes de copy, cada slide era uma aula e todo mundo tratou de fotografar e guardar. Foi realmente impactante. Opinião pessoal minha, foi a que mais gostei no evento.

Painel – nas perguntas, tanto Vicente quanto Marcelo foram bastante acionados. Foram muitas dúvidas sobre copy, sobre limites na copy e modod e agir. Gostei bastante. Acho realmente um acerto grande da organização ter esse modelo de painel após 2 ou 3 palestras, envolve mais a platéia e deixa tudo mais dinâmico e divertido.

Coffe Break – em seguida, mais um coffee que estava tão bom quanto o do primeiro dia.mais networking, mais conversas e risadas no intervalo.

Pedro Dias – Apis 3 – Pedro, que no passado já trabalhou no Google, mostrou alguns erros que nós profissionais acabamos cometendo e deu dicas de coisas que não se deve fazer. Achei divertido e esclarecedor.

Foto: Divulgação Equipe Searchmasters – Direitos reservados ao autor

Mauricio castro – RBS – GauchaZH.com – mostrou um case muito show de como seu portal consegue tráfego, monetiza e gerencia tudo. Foi interessante ver que os grandes portais fazem algo que sempre achei importante, que é diversificar  o tráfego, atuando em várias frentes e não depender só de google. Email, notificação, rede social, vale tudo!

Painel – nas perguntas, obviamente todos queriam valores, e obviamente por questões de sigilo do negócio o Mauricio não podia revelar. Mas só pelo tráfego disponível e tamanho da equipe era possível ter uma ideia. Pedro também respondeu bastante coisa, tanto de novos quanto velhos players no mercado.

Encerramento

Os organizadores subiram ao palco e deram o recado final, agradecendo a presença e falando sobre o evento do ano que vem.

Conclusão

Eu curti bastante não so ter palestrado, como ter participado do evento. Pena não ter conseguido ficar para o curso e encontro show me the money. Quem não foi esse ano, recomendo fortemente que não perca ano que vem! O evento é uma excelente oportunidade de reciclar conhecimentos, entender para onde o mercado está caminhando e ficar por dentro das novidades do Google.O evento Search masters Brasil está de parabéns e espero que continue por muito anos!

Foi no evento? Conta aí nos comentários o que você achou!

P.s: Tenho postado muito conteúdo original e inédito sobre Marketing, SEO e marketing de afiliados no meu Instagram profissional, me segue lá: @almyfroes


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Digi&Tal Conference: Evento Incrível dia 10 de agosto em Campos-RJ
digietal conference 2019
Digi&Tal Conference: tudo o que rolou no evento!
hangar monetizze 2019
Hangar 2019 Monetizze- Diário de bordo e tudo que rolou por lá!

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage