Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Alguns templates gratuitos trazem problemas junto com eles e devem ser usados com cuidado

templates gratis

Quem pretende criar um blog ou site nem sempre tem dinheiro para investir em um template customizado ou premium de alguma loja online. Por isso, vez por outra temos de apelar para os templates grátis, já que muitos possuem o capricho e o visual de um bom template pago. Mas existem alguns problemas com esses temas, principalmente as versões “crackeadas” de temas vendidos em alguma loja. Resumindo, um tema pirateado. Os problemas abaixo podem ocorrer no uso de templates gratuitos ou crackeados, por isso é bom ficarmos atentos.

Links em quantidade absurda

Alguns templates vêm com uma grande quantidade de links embutidos, muitas vezes escondidos, tentando com isso duas coisas:

1. aumentar artificialmente o PageRank desses sites dos links

2. conseguir visitas de pessoas que vierem dos sites das pessoas que instalarem esses temas e não os removerem.

Isso pode te trazer problemas, pois com uma quantidade excessiva de links em sua página, o Google pode vir a te punir por fazer link farm, assunto do qual já fale nesse post.

É importante deixar o link do desenvolvedor como forma de reconhecimento de um trabalho que você está usufruindo de graça, mas esse excesso de links embutidos pode ser removido.

Excesso de imagens

Nem sempre vale a pena manter todas as imagens que vem com esses temas gratuitos. Elas podem deixar seu site lento e prejudicar seu desempenho, além de consumir tráfego de sua hospedagem. Isso deve ser levado em conta, principalmente se seu plano não permite muito tráfego de dados.

Malware e vírus

É super importante prestar atenção nisso, pois um vírus ou malware em seu site podem manchar sua reputação em com o Google. Antes de sair instalando o template grátis em seu servidor, procure passar um antivírus, e peça àquele amigo programador para dar uma avaliada para evitar códigos suspeitos. Isso pode ser um problema, principalmente em temas baixados em torrents por aí, dos quais não sabemos a procedência.

Conclusão

A idéia do artigo não é assustar ninguém quanto ao uso de templates grátis, mas sim mostrar que eles requerem um certo cuidado antes de serem instalados em nossos blogs, seja no Blogger, seja no WordPress.

E você leitor? qual sua experiência com templates gratuitos?


Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

By Almy

Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites

4 thoughts on “Templates gratuitos: entenda porque é preciso tomar cuidado com eles!”
  1. Olá Mestre!

    Eu gosto muito de frisar a respeito desse tema. Apesar de que nem todas as pessoas investirão em um tema mais profissional, é bacana pensar que o custo deles é quase que irrisório perto dos benefícios, sem contar que fugimos desses problemas levantados 😛

    Abraços

  2. Ótimo artigo Almy, Para mim os maiores problemas seriam os vírus mas não tinha tanta conciência do Link Farming em templates. As imagens sempre corto algumas, O nosso template mesmo tinha uma imagem enorme bem acima do título, coisa muito esquisita. Tiramos a imagem e ficou bem melhor.

  3. Muito esse artigo, eu particularmente sempre opto por temas do oferecidos pelo próprio wordpress, por isso gostaria de saber se é seguro os temas de lá. Outra coisa poderia indicar um site de confiança onde poderia comprar templates caso optasse em comprar um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *