Redes Sociais

Vale a pena usar o TikTok para divulgar sua marca?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

A princípio, sempre que surge uma nova plataforma, as empresas enxergam como um novo canal de vendas.

Foi assim com Twitter, Facebook, Instagram e até Snapchat, com o TikTok não é diferente.

O que é o tiktok?

tik tok

TikTok é um aplicativo chinês de vídeos curtos que é febre entre adolescentes (com maior massa de público entre os 14 e os 21 anos), hoje o App mais baixado no mundo, com mais 1 bilhão de usuários.Ora, mais de 1 bilhão de pessoas para impactar é um número muito expressivo, chama muito a atenção! Mais até do que o Facebook e o Instagram. Incrível! Mas a pergunta que não quer se calar é: Como as marcas podem se utilizar corretamente desta plataforma?

E a resposta é: Depende do seu público e da sua estratégia de marketing! Análises têm que ser feitas.

Grande parte deste público não possui o perfil de consumo de alguns segmentos da economia, são, basicamente, crianças e adolescentes, alguns ingressando na fase adulta.

O desafio, então, passa a ser alinhar as marcas e seus produtos a este público, em busca de pontos em comum.

Para as marcas que possuem este público-alvo, a relação de valores é fácil e rapidamente percebida.

Há marcas que pensam no momento futuro de mercado, 5, 10, 15, 30 anos para frente, de olho no seu público e nas suas tendências de comunicação e consumo.

Levando em consideração que essas plataformas sofrem constantes e rápidas mudanças (há surgimento de novas plataformas, queda de outras, aperfeiçoamento das ferramentas, etc), a melhor estratégia para se manter atualizado é acompanhando-as, de preferência como usuários, para vivencia-las de fato.

Afinal de contas, há muitas grandes empresas, fortalecendo suas marcas, com mais de 100 anos de existência e que pretendem durar outros 100, 200 ou sei lá quantos anos mais.

Interessante é que o conteúdo no TikTok é gerado através de registros únicos, onde o que mais repercute são os momentos da vida real.Neste caso, é recomendável retratar a realidade da marca, pois esta é uma ferramenta que aproxima o mundo virtual ao mundo real, que expõem a naturalidade cotidiana das pessoas em suas essências verdadeiras.Esta dinâmica não pode ser diferente com as empresas e suas marcas, concorda?

Imagine utilizar o TikTok para mostrar, com total transparência, parte do processo de produção de uma pizzaria, por exemplo. Fazendo uma analogia aquelas cozinhas de vidro transparente, onde ficam bem claras questões importantes como higiene, a “vibe” do pessoal da cozinha, a organização, etc. Um “takezinho” curto, informal, divertido e verdadeiro.

Imaginou?

O fato é que toda campanha publicitária, independente da plataforma e do ambiente, requer criatividade, autenticidade, atitude, estudo, estratégia, testes e pessoas, tanto para criá-la quanto para consumi-la.

Para ter uma boa atuação, é necessário observar e entender como as pessoas usam este aplicativo. Olhar os comentários, os posts mais curtidos e, simplesmente, seguir o mesmo fluxo, com a mesma linguagem, a mesma cabeça e a mesma atitude.

 

Estudos de caso:

 

1- A Nestlé, por exemplo, fez recrutamento dentro utilizando o TikTok como plataforma para selecionar seu público.

Provavelmente pensando em recrutar jovens talentos.

Top, né?!

Mais um exemplo de grandes empresas se espelhando nos novos modelos de negócios que permeiam o marketing digital.

 

2- A rede de restaurantes Chipotle Mexican Food tem sido apontada como um case de sucesso de engajamento, dentro da plataforma.

O case foi o desafio: #GuacDanceChallenge. Os consumidores tinham de dançar uma música que mencionava o abacate, um ingrediente importante na culinária mexicana.

A empresa recebeu mais de 250 mil vídeos com a hashtag em seis dias e vendeu 800 mil porções de guacamole no Dia Nacional do Abacate, durante a campanha.

Diante do sucesso desta campanha, a marca emplacou outra, também vitoriosa, no Super Bowl 2020, quando fez uma parceria com o cantor Justin Bieber para divulgar a música nova dele, Yummy.

O desafio chamado de TikTok Timeout atingiu o incrível público de 95 milhões de pessoas.

 

3- O time de futebol do Barcelona utiliza o Tiktok para divulgar imagens de jogadores, brincadeiras entre eles, bastidores e outros registros cotidianos.

O resultado é magnífico, gera engajamento, empatia, desejo de consumo dos produtos do clube, etc.

 

4- A Guess, marca de roupas americana, fez uma parceria com o TikTok e, juntos, lançaram a campanha #InMYdenim, que desafiava os participantes a postarem vídeos com esta hashtag.

Foi o primeiro desafio de hashtag promovido pelo TikTok e rapidamente se tornou viral, obtendo 37 milhões de visualizações pelo mundo.

A campanha foi voltada para jovens adultos e adolescentes que gostam de compartilhar imagens de seus últimos looks e modas nas redes sociais.

Palavras de Edward Park (vice-presidente sênior de varejo e digital da Guess: “Os gostos e desejos desses nativos digitais governam o futuro da mídia social e da cultura.”.

 TikTok no Brasil:

 O TikTok está animado com a adesão brasileira à ferramenta.

Eles não divulgam números, mas instalaram um dos 12 escritórios globais da empresa em São Paulo. Diversos youtubers e influenciadores digitais estão gradativamente migrando para o Tiktok para aproveitar o grande alcance orgânico da plataforma, como é o caso de Copini, criador da Alphalife Academy.

 

TikTok Ads:

 Esta é a prova real de que esta também é uma plataforma de anúncios.

Assim como no Google Ads, a ferramenta direciona as campanhas de divulgação visando maior eficiência no alcance e, consequentemente, nos seus resultados.

 

Dicas de ouro:

 1- TikTok é para tiktokers: Autenticidade, criatividade e informalidade, através de uma linguagem leve e descontraída, tendendo ao lúdico, é a forma mais eficiente de publicar uma marca dentro do TikTok, dentro do mindset dos tiktokers.

 2- Fazer parcerias com os influenciadores do tiktok: Embora a plataforma já seja considerada um fenômeno, estas parcerias ainda são menos custosas do que as parcerias com influenciadores do Instagram e do YouTube, por exemplo.

3- Atenção com a essência da sua marca: Podemos e devemos utilizar diferentes tipos de plataformas e linguagens para ampliar e fidelizar nosso público, porém mantendo a essência da nossa marca.

Se comunicar de forma lúdica não significa transformar a nossa marca em uma lúdica.

 Conclusão:

O primeiro passo para decidirmos divulgar ou não a nossa marca no TikTok e, caso sim, como fazer isto, é entrar na plataforma e vivenciá-la (criar um perfil e experimentá-la).

No dia a dia da plataforma, vivenciando suas peculiaridades e os exemplos que outras marcas nos darão, isso irá nos proporcionar alguns insights e, então, saberemos como proceder. 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
Pinterest: Guia para conseguir tráfego “quase de graça” dessa rede social
redes sociais erros
Redes Sociais: entenda por que é importante estar conectado!
facebook evil
Estamos trabalhando de graça para o Facebook?

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage