Redes Sociais

Social Media: O que esse profissional faz e como se tornar um?

Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!

Se você tem interesse na área de marketing digital e tem vontade de atuar como social media, vale a pena conhecer um pouco mais da área de atuação desse profissional antes de se aventurar em entrevistas.

É muito comum que algumas pessoas tenham a visão errada do social media, acreditando que esse profissional apenas faz postagens no Facebook e Instagram, mas as tarefas vão bem além disso.

Quer saber mais sobre? Confira abaixo as atividades que o social media é responsável e o que praticar para se tornar um!

O que faz o social media?

Resumidamente, o social media é a pessoa responsável por compreender qual é o público consumidor de um serviço/produto e se comunicar com ele. Assim, esse profissional deve analisar informações relevantes da vida dos consumidores que vão muito além de faixa etária e gênero.

social media

É necessário entender os desejos do consumidor, seus hábitos, medos e necessidades mais profundas, de forma a facilitar a comunicação com essas pessoas.

É o social media também que precisa identificar quais são os melhores canais, horários, dias,formatos e conteúdos de postagens para se comunicar com os consumidores – já que isso varia de acordo com cada empresa.

Por isso, não necessariamente o social media irá atuar somente no Instagram ou no Facebook, ele irá atuar na rede social mais adequada para o cliente de cada empresa.

Em quais plataformas um social media pode atuar?

Como o social media tem diversas possibilidades de canais, ele irá escolher onde fazer suas postagens de acordo o perfil do cliente.

Algumas redes sociais possíveis são:

  • LinkedIn
  • Facebook, Instagram e WhatsApp
  • Pinterest
  • Tik Tok e Snapchat
  • Twitter
  • Youtube, entre outros

Ou seja, qualquer rede social é válida e isso pode incluir até mesmo outras menos populares, como o Skype.

Esses portais são apenas plataformas, portanto, o importante é que o social media saiba produzir um conteúdo assertivo, afinal, as redes sociais não fazem nada sozinhas.

Quais habilidades um social media precisa ter?

Se você está interessado na área de social media, confira algumas habilidades que esse profissional precisa ter:

Criativo e flexível

A última coisa que um social media deve ser é intransigente. As redes sociais mudam o tempo todo e o comportamento dos usuários também.

O que hoje pode ser relevante para uma rede social mostrar o conteúdo para o usuário, amanhã pode não ser válido mais.

Portanto, o social media deve ter a capacidade de se adaptar a novas situações o tempo todo, principalmente por respostas inesperadas do consumidor.

É preciso ser flexível, criativo e curioso para sempre descobrir novos métodos para se comunicar com o usuário e não ser pego de surpresa.

Perspicaz e atento às mudanças da sociedade

Um social media também deve ser perspicaz para ficar atento as mudanças e novidades da sociedade, como o surgimento de novos memes, piadas, acontecimentos e notícias.

Isso porque uma empresa não sobrevive somente de vendas e é necessário conectar referências com o mundo atual para se comunicar com o usuário, além de definir um posicionamento. Isso também é essencial para tomar decisões no timing correto e até ter a possibilidade de viralizar.

Visão estratégica e analítica

Além disso, um social media precisa ter uma visão estratégica e analítica, pois ele deve entender as métricas das plataformas – qual conteúdo está performando melhor, pior e porquê, qual está tendo mais engajamento e qual é necessário reformular, etc.

Também é necessário analisar e registrar o funcionamento dos algoritmos para ter uma previsão maior de como os conteúdos serão mostrados para o usuário.

Isso porque todas as redes sociais possuem seu próprio algoritmo, um tipo de código de programação que seleciona qual conteúdo é mais relevante para o usuário, como é o caso do EdgeRank, o algoritmo do Facebook.

Acima de tudo, um social media deve ser um excêntrico comunicador e amante das redes sociais, um verdadeiro heavy user para explorar todas as possibilidades das plataformas e descobrir suas funcionalidades mais avançadas.

Desenvolvendo algumas dessas habilidades, você já pode se aventurar no cargo de social media, pois a maior parte dos outros conhecimentos serão práticos e contanto que você esteja disposto a aprender cada vez mais, com certeza terá sucesso!

Vale lembrar que o salário de um social media é entre R$ 1 mil para iniciantes e até R$ 2500.

Ainda tem alguma dúvida sobre o cargo de social media? Então deixe seu comentário!

 


Seja um leitor Premium, receba os artigos direto no email:



Gostou? Faça mais pessoas felizes, compartilhe!
Almy
Almy Fróes é Analista de SEO, Empresário e Problogger. Compartilha no Mestre dos Sites o que aprendeu sobre Marketing de Afiliados, SEO,WordPress, blogs, e otimização de sites
Mais alguns posts interessantes:
redes sociais erros
Redes Sociais: entenda por que é importante estar conectado!
Facebook restringe ainda mais o alcance das Fanpages!
Pinterest: Guia para conseguir tráfego “quase de graça” dessa rede social

Deixe seu comentário

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage